Cogitur : Journal of Tourism Studies, n.º 5 (2012)
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Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies, n.º 5 (2012) por autor "Escola de Ciências Económicas e das Organizações"
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Item Gestão de um restaurante em épocas de crise(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Ribeiro, José Antunes; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente trabalho tem como principal objetivo,contribuir para melhorar a forma como um Estabelecimento de Restauração e Bebidas(ERB) deve ser gerido em tempos de crise. O termo “Crise”, independentemente do contexto em que é empregue, tem sempre uma conotação negativa e consequências para quem a padece.No mundo empresarial, uma crise, é a soma de circunstâncias que configuram um cenário e um ambiente desfavorável para atingir os objetivos empresariais desejados.Uma crise é, portanto, uma situação que favorece geralmente uma redução tanto das vendas como da rentabilidade do negócio, contrariamente à vontade e ao previsto pelo gestor/empresário.No entanto, seria “inocente “pensar que as épocas de bonança são eternas e que as crises são algo estranho e raro, porque não é assim.A atual conjuntura económica desfavorável, deverá ser combatida através do desenvolvimento e aplicação de estratégias que visem entre outras, a qualidade de serviço e valorização do produto, e não somente mediante reduções nos preços de venda.A atividade da restauração, é extremamente competitiva e muito se tem falado em propiciar experiências, como estratégia de diferenciação que visem a sua dinamização e melhoria dos serviços prestados.Como metodologia para o desenvolvimento deste pertinente tem a, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, que para além da vasta experiência (mais de trinta anos) do investigador,em grupos de restauração de referência, pretendeu-se encontrar outras fontes de suporte ao seu desenvolvimento.No desenvolvimento do tema, serão apresentadas algumas estratégias/sugestões, que a serem levadas a cabo, poderão ajudar a melhorar o progresso desta atividade.Item Imagem de destino turístico : contributo para uma sistematização da leitura científica(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Neves, Joana Maria de Oliveira; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA temática da imagem de destino turístico emerge como particularmente relevante enquanto ferramenta de gestão dos destinos turísticos,considerando que a Imagem constitui uma componente crítica na selecção dos mesmos,sobretudo num contexto de grande competitividade.É geralmente aceite que o processo de formação, estruturação e avaliação da Imagem de um destino turístico se reveste de grande dificuldade, em face do alargado e complexo leque de abordagens epistemológicas existentes, do número infinito de factores intrínsecos ao próprio consumidor, da sua experiência ou influências externas, os quais parecem afectar a escolha de um destino turístico.Este trabalho pretende constituir um contributopara a discussão e sistematização da problemáticada Imagem de Destino Turístico publicadana literatura científica recenteItem Tendências recentes em Turismo : algumas reflexões na perspetiva dos territórios de baixa densidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Ramos, George Manuel de Almeida; Fernandes, João Luís Jesus; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesCada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas.O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores,às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.