Cogitur : Journal of Tourism Studies, n.º 5 (2012)

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    Tendências recentes em Turismo : algumas reflexões na perspetiva dos territórios de baixa densidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Ramos, George Manuel de Almeida; Fernandes, João Luís Jesus; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Cada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas.O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores,às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.
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    Gestão de um restaurante em épocas de crise
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Ribeiro, José Antunes; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O presente trabalho tem como principal objetivo,contribuir para melhorar a forma como um Estabelecimento de Restauração e Bebidas(ERB) deve ser gerido em tempos de crise. O termo “Crise”, independentemente do contexto em que é empregue, tem sempre uma conotação negativa e consequências para quem a padece.No mundo empresarial, uma crise, é a soma de circunstâncias que configuram um cenário e um ambiente desfavorável para atingir os objetivos empresariais desejados.Uma crise é, portanto, uma situação que favorece geralmente uma redução tanto das vendas como da rentabilidade do negócio, contrariamente à vontade e ao previsto pelo gestor/empresário.No entanto, seria “inocente “pensar que as épocas de bonança são eternas e que as crises são algo estranho e raro, porque não é assim.A atual conjuntura económica desfavorável, deverá ser combatida através do desenvolvimento e aplicação de estratégias que visem entre outras, a qualidade de serviço e valorização do produto, e não somente mediante reduções nos preços de venda.A atividade da restauração, é extremamente competitiva e muito se tem falado em propiciar experiências, como estratégia de diferenciação que visem a sua dinamização e melhoria dos serviços prestados.Como metodologia para o desenvolvimento deste pertinente tem a, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, que para além da vasta experiência (mais de trinta anos) do investigador,em grupos de restauração de referência, pretendeu-se encontrar outras fontes de suporte ao seu desenvolvimento.No desenvolvimento do tema, serão apresentadas algumas estratégias/sugestões, que a serem levadas a cabo, poderão ajudar a melhorar o progresso desta atividade.
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    Imagem de destino turístico : contributo para uma sistematização da leitura científica
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Neves, Joana Maria de Oliveira; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    A temática da imagem de destino turístico emerge como particularmente relevante enquanto ferramenta de gestão dos destinos turísticos,considerando que a Imagem constitui uma componente crítica na selecção dos mesmos,sobretudo num contexto de grande competitividade.É geralmente aceite que o processo de formação, estruturação e avaliação da Imagem de um destino turístico se reveste de grande dificuldade, em face do alargado e complexo leque de abordagens epistemológicas existentes, do número infinito de factores intrínsecos ao próprio consumidor, da sua experiência ou influências externas, os quais parecem afectar a escolha de um destino turístico.Este trabalho pretende constituir um contributopara a discussão e sistematização da problemáticada Imagem de Destino Turístico publicadana literatura científica recente
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    The definition and scope of tourism : a necessary inquiry
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Cunha, Licínio; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    Throughout the 20th century international bodies recognized the need to define the basic concepts of tourism with a view to obtaining comparable statistics. At the same time, scholars and researchers tried to define tourism, no longer with the concern of compiling statistics,but in the attempt to characterize a complex activity which emerged at the beginning of the century. However, these definitions do not provide a clear understanding of the phenomenon of tourism, nor do they comprehend the whole reality. The present paper aims to identify the insufficiencies of various definitions with the purpose of contributing to finding a definition which may merit acceptance from the scientific community.