Mestrado em Programação e Gestão Cultural
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Programação e Gestão Cultural por autor "Neves, José Soares da Silva, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item 20ª edição da quinzena de dança de Almada uma análise dos públicos dos espetáculos de dança(2013) Lopes, Maria João Gomes; Neves, José Soares da Silva, orient.Na presente dissertação de mestrado procurou-se caracterizar o público da dança contemporânea e analisar as suas práticas culturais. Para tal, foi selecionado como objeto de estudo, a Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada - Contemporary Dance Festival (QDA) realizada entre 22 de Setembro e 7 de Outubro de 2012, com organização da Companhia de Dança de Almada (CDAlmada). Este evento cultural é um espaço de apresentação e promoção da dança, oferecendo ao público um conjunto de rúbricas representativas da dança contemporânea nacional e internacional. Além dos espetáculos, o festival abrange outras atividades relacionadas com a dança, como workshops, exposições, encontros, vídeodança e debates. Incluída na QDA, a criação de uma Plataforma Coreográfica Internacional abriu o evento à participação de companhias e criadores independentes de dança contemporânea de todo o mundo, tornando-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Para este fim, construiu-se e aplicou-se um questionário autoadministrado aos espetadores da Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada entre os dias 4 e 7 de Outubro de 2012 nos locais de realização dos espetáculos, Almada (Teatro Municipal e Auditório Fernando Lopes Graça), Lisboa (Centro Cultural de Belém – Black Box) e Sesimbra (Cineteatro Municipal João Mota). Para além deste inquérito, foi ainda realizada uma entrevista conjunta à coordenadora e à diretora artística do festival, Professora Maria Franco e a Professora Doutora Ana Macara, com vista a compreender as estratégias de programação e a relação com os públicos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que o público da QDA segue em termos gerais as características sociais dos públicos da dança. É maioritariamente feminino, relativamente jovem, solteiro, altamente qualificado (ensino superior e pós-graduação), trabalhador por conta de outrem, com atividade profissional nas profissões intelectuais e científicas e com práticas culturais frequentes. Reside em Almada mas também noutros concelhos, Salienta-se que a ida aos espetáculos da QDA é feita em família e também com amigos, sendo também estes o principal vetor de informação influenciando a sua participação no festival. Destaca-se o gosto por assistir a espetáculos de dança e o fato de ser um espetáculo da QDA, as principais razões apontadas para assistir aos espetáculos de dança. Relativamente à tipologia de relação com a QDA é um público na sua maioria iniciadoItem Políticas culturais nos açores (1976-2008) : os museus da administração regional e o seu papel na democratização do acesso à cultura(2012) Costa, Miguel Duarte Rosa; Neves, José Soares da Silva, orient.O objetivo desta dissertação procurou perceber como as políticas culturais do Governo Regional dos Açores, através do investimento realizado em equipamentos culturais, influenciou a democratização do acesso à cultura na região, no período entre 1976 e 2008. Com vista a esse objetivo, foram analisados os programas de governos aprovados, seguido do levantamento de dados financeiros relativos a despesa e investimento no setor cultural na região. Foram ainda recolhidos os dados existentes sobre os visitantes dos equipamentos escolhidos, mais especificamente, os museus sob a tutela da administração pública regional, o objeto para este estudo de caso. Após a organização de todos esses dados, foram analisados e construídas hipóteses de comparação entre eles, de modo a resumir a evolução e tendência desses valores. Com vista a perceber os desenvolvimentos no período analisado, procedeu-se à recolha mais completa possível de toda a legislação criada para o setor a nível regional, tornando possível analisar essa consolidação. Após a análise de todos os dados recolhidos e trabalhados, verifica-se que a promoção de medidas com vista a uma maior democratização cultural nos Açores passa por vários fatores: um forte investimento financeiro nos equipamentos em questão (como obras e apetrechamento técnico); o desenvolvimento de legislação estruturante; uma postura de descentralização cultural; contratação de pessoal especializado e formação do pessoal existente; e a criação de uma rede regional de museus. Todas essas ações demonstram o trabalho da administração regional, através da implementação de políticas culturais, com vista a uma maior democratização do acesso à cultura por parte das populações.