Mestrado em Programação e Gestão Cultural
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Item O potencial transformador da street art e o caso das Galerias Gap e Gau(2017) Gariso, Ana Sofia Gameiro; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Herdeira do graffiti, a street art foi durante muito tempo associada a atos de vandalismo e desrespeito, quer pela propriedade privada, quer pelo espaço público. Atualmente a street art é um fenómeno muito popular e vemos o próprio estado a sancionar ou encomendar murais ou outras intervenções a artistas de street art pelo mundo inteiro. Em Portugal as Câmaras Municipais começaram na última década a encomendar trabalhos para promover as cidades, regular a intervenção espontânea em espaço público e, sobretudo na área metropolitana de lisboa, para desenvolver ações de regeneração urbana em bairros de habitação social. Neste trabalho, observamos a Galeria de Arte Pública em Loures, num destes bairros e a Galeria de Arte Urbana em Lisboa, uma plataforma que envolve diferentes projetos. Pensamos nas galerias de street art como oferta cultural pública, para refletir sobre a relação entre a street art e o poder regulador da distribuição do espaço visual da cidade e tentar perceber se o potencial transformador que torna a street art tão atrativa não é posto em causa por esta relação de proximidade com as instâncias de poder.Item O Centro Científico e Cultural de Macau e o seu Museu de Macau : perspetivas presente e futura (um estudo sobre boas práticas museológicas)(2017) Pereira, Joaquim Ng; Filipe, Rafael Gomes, orient.A presente dissertação de Mestrado visa estabelecer o diagnóstico do marketing cultural do Museu de Macau (MM), enquanto estrutura integrada no Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM). O diagnóstico abrange os anos entre 2010 e 2015, que coincidem largamente com o período mais agudo da grave crise financeira e económica que Portugal conheceu naqueles anos. Importava, para tanto, em primeiro lugar, conhecer os públicos do Museu de Macau e do CCCM, bem como as motivações que os levam a deslocar-se ao museu e a participar nas suas atividades, por forma a saber em que grau o instituto vem fidelizando aqueles públicos às suas diferentes ofertas. Aceitando o convite, após uma visita ao Museu de Macau, para frequentar o Curso de Língua e Cultura Chinesa (CLCC) ali ministrado, a experiência pessoal adquirida nesse contexto levou a que nos interessássemos pelo estudo da lógica subjacente à intenção da instituição de manter, aumentar e diversificar os públicos do museu. Focado no Museu de Macau, o estudo realizado centrava ainda a sua análise na articulação que o CCCM e o seu Museu de Macau, unidade integrada na Divisão de Museologia, mantêm e desenvolvem na promoção conjunta das respetivas funções, em termos de Visão, Missão e Valores.Item Paradigmas da Identidade e da Comunicação Visual do Festival Jazz em Agosto(2016) Rodrigues, Carla Sofia Lopes; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.O Jazz é marcado tanto pelo cruzamento entre a cultura erudita e a popular como pela improvisação e mistura de ritmos. A evolução deste estilo musical torna-se importante devido à divulgação mundial e à fusão com outros estilos como o rock, o funk e o pop, permitindo o surgimento de novas tendências musicais. Esta manifestação artístico-musical torna-se preponderante na evolução da música, como no aparecimento de novos músicos e compositores. Surge assim a necessidade de promover e divulgar a música e os artistas envolvidos nesta arte. É através do recurso dos meios de comunicação de massas e das atividades de lazer para o público, que o Jazz consegue estar presente no nosso dia-a-dia. O processo histórico que contextualiza os meios de comunicação de massas descendem de uma sequência de múltiplas e transitórias formas da comunicação visual, que se refletem também na divulgação do Jazz. O estudo da comunicação visual permitirá analisar as várias componentes artísticas e técnicas, tornando-se importantes para a análise da linguagem visual. Assume-se também a importância do papel dos divulgadores do Jazz em promover e difundir esta arte. A Fundação Calouste Gulbenkian torna-se um intermediário importante ao acompanhar e mostrar a evolução do Jazz ao longo de três décadas. O Jazz em Agosto, revela assim uma identidade própria tornando-se alvo para o estudo da comunicação visual. O estudo sobre a comunicação visual será o ponto de partida para esta investigação, tendo como foco principal a identidade visual e a comunicação feita através dos cartazes.Item A música erudita no Centro Cultural de Belém : perspectiva geral de vinte anos de programação (1993 -2013) e análise aprofundada de um mandato (2006 – 2011)(2016) Araújo, Marta Morais; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Pode-se afirmar que o Centro Cultural de Belém, que comemorou 20 anos de actividade em 2013, tem vindo a consolidar-se como um dos principais pólos culturais de Lisboa e do país. A evolução desta instituição veio a revelar-se um importante factor no desenvolvimento, em Portugal, de novas políticas de Gestão Cultural e que, portanto, merece ser constituída como objecto de estudo. Esta dissertação propõe-se investigar a sua Programação, nomeadamente na área da Música Erudita e analisar a interacção entre o enquadramento político-económico deste centro polivalente, por um lado, e programadores/gestores culturais, músicos e público, por outro. Recorrendo a um conjunto alargado de fontes – das quais se destacam entrevistas a 10 dos principais gestores/programadores culturais do CCB e uma base de dados dos espectáculos de música entre 2006 e 2011 - obtém-se uma imagem de uma instituição marcada por determinadas contingências estruturais (arquitectura/localização, financiamento, missão) e políticas mas que, por força das circunstâncias e da acção dos programadores, foi terreno privilegiado do desenvolvimento, na área da Música Erudita, dos músicos nacionais e suas estruturas graças a novas estratégias de apresentação e fruição e, também, de novas formas de interacção entre a instituição e os próprios artistas.Item A comunicação dos festivais de cinema nos meios digitais(2013) Henriques, Maria Serrano Gonçalves; Flores, Victor, orient.Tendo em conta a importância dos meios digitais como instrumentos de comunicação e marketing e do ‘passa palavra’ no meio cultural, esta dissertação pretende saber em que medida os meios digitais promovem a comunicação, a interacção com o público e a partilha de conteúdos dos festivais de cinema. Para isso optou-se por um estudo de caso múltiplo de três festivais de cinema: o Monstra, o FESTin e o IndieLisboa. Nesta tese abordam-se temáticas como o marketing cultural (COSTA, 2004 e DUARTE, 2009) e o marketing digital (CARRERA, 2012; BARRETO, 2011; RIBEIRO, 2011; BOTÃO, 2013a e 2013b, entre outros), nomeadamente, sites, redes sociais, facebook, mobile marketing e QR Codes. Através da análise de múltiplas fontes de dados, conclui-se que, apesar dos festivais de cinema utilizarem a maioria dos meios digitais (site e redes sociais), promovendo a interacção com o público e a partilha de conteúdos nas redes sociais, há determinados aspectos que falham e precisam ser melhorados, como promover a imagem naqueles de forma a garantir um branding consistente; estruturar melhor o site; ter uma versão mobile do site; apostar nos QR Codes; actualizar mais sistematicamente as redes sociais; ter profissionais de marketing digital e medir a satisfação dos públicos.Item MINDELACT: Festival Internacional de Teatro: dimensão, alcance, longevidade e reconhecimento do Festival Internacional de Teatro no Mindelo – 10 anos de programação (2002-2012)(2014) Martins, Sandra Luísa Farromba; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Esta dissertação assenta num estudo da programação do Festival Internacional de Teatro MINDELACT entre 2002 e 2012, procurando entender as estratégias seguidas na programação ao longo desta década. Emerge daqui a pertinência em encontrar factores explicativos da dimensão, sustentabilidade e longevidade deste festival. Impunha-se realizar um trabalho que levasse a entender bem a sociedade cabo-verdiana, em especial a cidade do Mindelo e o seu modo de estar no meio artístico, e nomeadamente nas artes cénicas. Para melhor conhecimento desta realidade foram efectuadas entrevistas em profundidade a pessoas com ligação pertinente ao festival MINDELACT. Na programação deste destacam-se indicadores como a diversidade cultural, a internacionalização, dramaturgias resultantes de obras literárias cabo-verdianas e “apropriações” de obras de dramaturgos universais realizadas pelo encenador e programador do festival. É patente o envolvimento da população mindelense neste evento cultural. A troca de experiências entre as companhias que integram a programação oriundas até à data de 26 países diferentes faz da cidade do Mindelo um ponto de encontro multicultural. O reconhecimento deste evento cultural é manifestado pelas entidades públicas como o Ministério da Cultura e Câmaras Municipais e, pelas entidades privadas, havendo um sentimento profundo do que é Responsabilidade Social.Item Apoios públicos às artes visuais: o centro de artes plásticas do Palácio dos Coruchéus(2013) Figueira, José Miguel Caissotti Rosa Rodrigues; Flores, Victor, orient.A utilização de recursos não financeiros como apoio municipal à criação artística potencia uma estabilidade em períodos de crise que o financiamento a partir dos orçamentos de gestão anuais não garante. As artes plásticas e visuais exigem condições de trabalho que a maior parte dos espaços vulgarmente utilizados nas grandes cidades não dispõe e que a tipologia específica do «atelier» oferece. O Centro de Artes Plásticas do Palácio dos Coruchéus é o primeiro centro de ateliers a nível nacional, construído durante o Estado Novo, com financiamento público e inserido num complexo cultural cujas valências se mantêm inalteradas ao fim de mais de 40 anos de funcionamento. Sendo um equipamento cultural municipal de referência, suscitou polémicas diversas ao longo das últimas décadas, relativamente a uma deficiente utilização, a um deficiente modelo de gestão e a uma degradação relacional entre utentes e CML. A percepção de antigos dirigentes municipais da área cultural sobre o CAPPC permite estabelecer algumas causas para uma dissonância entre funcionamento do equipamento e alterações ao nível das artes visuais e suas necessidades, salientando-se igualmente a importância do atelier como dispositivo de apoio à criação nas artes visuais actuais.Item Filme-concerto: música e cinema(2014) Barros, António Gonçalo Quintas Figueiredo de; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.Passado o tempo da investigação inerente ao conteúdo deste estudo, é importante fazer um pequeno balanço sobre a configuração do objecto Filme-concerto, numa perspectiva de emergência de uma prática artística em Portugal, nomeadamente, nos inícios do século XXI até à actualidade. Para o estudo, o ponto de partida foi o som e a imagem, a partir dos quais estabelecemos diferentes ligações. Para compreender este processo, tal como ele ocorre hoje, foi necessário analisá-lo a partir de diversas dimensões: da evolução e da experiência histórica; das metodologias de trabalho; dos agentes; das práticas; das programações. O tema surgiu na ideia de ordenar o caos na informação disponível sobre o objecto em estudo, na tentativa de unir um conjunto de iniciativas e reflectir a sua programação, nomeadamente, os seus programadores culturais e os músicos, os seus processos de criação e práticas culturais. A nova realidade começa a estruturar-se ainda durante os anos 80, século XX e, especialmente, na década 90 surgem as primeiras designações filme-concerto na Europa. Desenvolvem-se diferentes contributos de estudos nas áreas da música e na área do cinema que podem através do cruzamento das duas áreas fornecer novos caminhos, novas criações musicais e visuais. Analisam-se também as novas abordagens com recurso às novas tecnologias como ferramentas que permitem criar e apresentar novas dimensões onde surgem matérias sonoras e visuais nas quais se constroem narrativas de vanguarda, desenvolvendo ao mesmo tempo novas oralidades. Este é um contributo para fornecer um modo como olhamos para o objecto de estudo, alcançar um outro olhar, uma outra forma de compreender a criação artística através do filme-concerto e alterar a relação do público português com o cinema português e o cinema em geral. Assim reforça-se a ideia de criação de um festival específico para promover e questionar o filme-concerto, no sentido de novos desenvolvimentos para o formato de apresentação. Um espaço de incentivo à criação e promoção de bandas-sonoras originais interpretados ao vivo, um espaço de debate e aberto à ligação às universidades e escolas de ensino artístico, propondo novas leituras sobre o objecto, associado a valores de criatividade, inovação e aprendizagem.Item Medir - Avaliar - Aferir – Apreciar: contributos para um referencial de qualidade de gestão para teatros de serviço público(2013) Branco, Margarida Paula Chamiço Heitor Dias; Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da, orient.; Flores, Victor, orient.Este estudo procura respostas às questões: “o que se espera de um teatro enquanto equipamento cultural de serviço público?” e “como saber se um teatro desenvolve a sua actividade com qualidade?” Quanto à primeira questão, importa definir os requisitos num sistema normativo, ou referencial, que irá servir para avaliar se um certo teatro os está a cumprir, respondendo-se assim à segunda questão. Propõe-se como ponto de partida a norma ISO 9001:2008, concebida a pensar no contexto empresarial, e que terá de ser modificada para se adequar às organizações culturais. Esta adaptação passa por identificar as diferenças que existem entre o sector cultural e as empresas. O capital cultural, em sentido económico, enquanto património identitário de um território, e em sentido sociológico, enquanto capacidade de um indivíduo para apreciar bens culturais e artísticos, é o conceito sobre que se centra esta diferenciação, que tem implicações fundamentais na gestão, incluindo na gestão da qualidade. Estas implicações, somadas às constatações empiricas obtidas no estudo de caso realizado no Teatro Municipal de Faro – Teatro das Figuras, e em entrevistas a responsáveis de outras quatro instituições teatrais, foram as bases para as propostas de requisitos num referencial de gestão de qualidade para os teatros de serviço público.Item 20ª edição da quinzena de dança de Almada uma análise dos públicos dos espetáculos de dança(2013) Lopes, Maria João Gomes; Neves, José Soares da Silva, orient.Na presente dissertação de mestrado procurou-se caracterizar o público da dança contemporânea e analisar as suas práticas culturais. Para tal, foi selecionado como objeto de estudo, a Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada - Contemporary Dance Festival (QDA) realizada entre 22 de Setembro e 7 de Outubro de 2012, com organização da Companhia de Dança de Almada (CDAlmada). Este evento cultural é um espaço de apresentação e promoção da dança, oferecendo ao público um conjunto de rúbricas representativas da dança contemporânea nacional e internacional. Além dos espetáculos, o festival abrange outras atividades relacionadas com a dança, como workshops, exposições, encontros, vídeodança e debates. Incluída na QDA, a criação de uma Plataforma Coreográfica Internacional abriu o evento à participação de companhias e criadores independentes de dança contemporânea de todo o mundo, tornando-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Para este fim, construiu-se e aplicou-se um questionário autoadministrado aos espetadores da Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada entre os dias 4 e 7 de Outubro de 2012 nos locais de realização dos espetáculos, Almada (Teatro Municipal e Auditório Fernando Lopes Graça), Lisboa (Centro Cultural de Belém – Black Box) e Sesimbra (Cineteatro Municipal João Mota). Para além deste inquérito, foi ainda realizada uma entrevista conjunta à coordenadora e à diretora artística do festival, Professora Maria Franco e a Professora Doutora Ana Macara, com vista a compreender as estratégias de programação e a relação com os públicos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que o público da QDA segue em termos gerais as características sociais dos públicos da dança. É maioritariamente feminino, relativamente jovem, solteiro, altamente qualificado (ensino superior e pós-graduação), trabalhador por conta de outrem, com atividade profissional nas profissões intelectuais e científicas e com práticas culturais frequentes. Reside em Almada mas também noutros concelhos, Salienta-se que a ida aos espetáculos da QDA é feita em família e também com amigos, sendo também estes o principal vetor de informação influenciando a sua participação no festival. Destaca-se o gosto por assistir a espetáculos de dança e o fato de ser um espetáculo da QDA, as principais razões apontadas para assistir aos espetáculos de dança. Relativamente à tipologia de relação com a QDA é um público na sua maioria iniciadoItem Políticas culturais nos açores (1976-2008) : os museus da administração regional e o seu papel na democratização do acesso à cultura(2012) Costa, Miguel Duarte Rosa; Neves, José Soares da Silva, orient.O objetivo desta dissertação procurou perceber como as políticas culturais do Governo Regional dos Açores, através do investimento realizado em equipamentos culturais, influenciou a democratização do acesso à cultura na região, no período entre 1976 e 2008. Com vista a esse objetivo, foram analisados os programas de governos aprovados, seguido do levantamento de dados financeiros relativos a despesa e investimento no setor cultural na região. Foram ainda recolhidos os dados existentes sobre os visitantes dos equipamentos escolhidos, mais especificamente, os museus sob a tutela da administração pública regional, o objeto para este estudo de caso. Após a organização de todos esses dados, foram analisados e construídas hipóteses de comparação entre eles, de modo a resumir a evolução e tendência desses valores. Com vista a perceber os desenvolvimentos no período analisado, procedeu-se à recolha mais completa possível de toda a legislação criada para o setor a nível regional, tornando possível analisar essa consolidação. Após a análise de todos os dados recolhidos e trabalhados, verifica-se que a promoção de medidas com vista a uma maior democratização cultural nos Açores passa por vários fatores: um forte investimento financeiro nos equipamentos em questão (como obras e apetrechamento técnico); o desenvolvimento de legislação estruturante; uma postura de descentralização cultural; contratação de pessoal especializado e formação do pessoal existente; e a criação de uma rede regional de museus. Todas essas ações demonstram o trabalho da administração regional, através da implementação de políticas culturais, com vista a uma maior democratização do acesso à cultura por parte das populações.Item Casa-Museu Leal da Câmara: serviço educativo e estratégias de comunicação(2011) Cerejo, Inês Pacheco; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.A presente dissertação de Mestrado teve como objectivo a análise e caracterização das actividades do serviço educativo e das estratégias de comunicação da Casa-Museu de Leal da Câmara (CMLC). Partindo de um estudo de caso, pretendeu-se apresentar perspectivas futuras para o alargamento dos públicos, das actividades e das acções de comunicação na CMLC e em museus do mesmo tipo. Esta investigação incide sobre o período de 2003 a 2011, isto é, desde a criação do serviço educativo até aos dias de hoje. Para melhor conhecer o objecto de estudo torna-se necessário apresentar o artista/patrono e caracterizar o território (Rinchoa) onde se insere a CMLC, bem como a comunidade que habita no Município de Sintra. Esta comunidade, outrora chamada saloia, influenciou a obra do artista assim como as suas actividades. De modo a caracterizar o público-alvo das actividades educativas foram realizados inquéritos sobre o serviço educativo. Pretendeu-se com estes inquéritos, por um lado, conhecer o nível de satisfação do público escolar e não escolar e, por outro, aferir quais as condições que permitiriam o alargamento das actividades educativas ao público em geral. Tendo ainda por objectivo conhecer a visibilidade e os meios através dos quais o público teve conhecimento da CMLC, realizou-se o inquérito sobre comunicação. Para além dos inquéritos sobre o serviço educativo e comunicação foram ainda realizadas seis entrevistas, três das quais aos dirigentes da Câmara Municipal de Sintra directamente ligados aos destinos da CMLC e outras três entrevistas a parceiros e participantes nas actividades do serviço educativo. Após análise de todos os dados recolhidos conclui-se que o público-alvo do serviço educativo é o público escolar e que a CMLC é visitada maioritariamente pela comunidade local escolar. A maioria dos visitantes fica a conhecer a CMLC através de outros meios como a escola ou o trabalho e não através dos meios de comunicação onde a Casa-Museu é frequentemente divulgada.