Mestrado em Programação e Gestão Cultural
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Programação e Gestão Cultural por autor "Ribeiro, Luís Cláudio, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Casa-Museu Leal da Câmara: serviço educativo e estratégias de comunicação(2011) Cerejo, Inês Pacheco; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.A presente dissertação de Mestrado teve como objectivo a análise e caracterização das actividades do serviço educativo e das estratégias de comunicação da Casa-Museu de Leal da Câmara (CMLC). Partindo de um estudo de caso, pretendeu-se apresentar perspectivas futuras para o alargamento dos públicos, das actividades e das acções de comunicação na CMLC e em museus do mesmo tipo. Esta investigação incide sobre o período de 2003 a 2011, isto é, desde a criação do serviço educativo até aos dias de hoje. Para melhor conhecer o objecto de estudo torna-se necessário apresentar o artista/patrono e caracterizar o território (Rinchoa) onde se insere a CMLC, bem como a comunidade que habita no Município de Sintra. Esta comunidade, outrora chamada saloia, influenciou a obra do artista assim como as suas actividades. De modo a caracterizar o público-alvo das actividades educativas foram realizados inquéritos sobre o serviço educativo. Pretendeu-se com estes inquéritos, por um lado, conhecer o nível de satisfação do público escolar e não escolar e, por outro, aferir quais as condições que permitiriam o alargamento das actividades educativas ao público em geral. Tendo ainda por objectivo conhecer a visibilidade e os meios através dos quais o público teve conhecimento da CMLC, realizou-se o inquérito sobre comunicação. Para além dos inquéritos sobre o serviço educativo e comunicação foram ainda realizadas seis entrevistas, três das quais aos dirigentes da Câmara Municipal de Sintra directamente ligados aos destinos da CMLC e outras três entrevistas a parceiros e participantes nas actividades do serviço educativo. Após análise de todos os dados recolhidos conclui-se que o público-alvo do serviço educativo é o público escolar e que a CMLC é visitada maioritariamente pela comunidade local escolar. A maioria dos visitantes fica a conhecer a CMLC através de outros meios como a escola ou o trabalho e não através dos meios de comunicação onde a Casa-Museu é frequentemente divulgada.Item Filme-concerto: música e cinema(2014) Barros, António Gonçalo Quintas Figueiredo de; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.Passado o tempo da investigação inerente ao conteúdo deste estudo, é importante fazer um pequeno balanço sobre a configuração do objecto Filme-concerto, numa perspectiva de emergência de uma prática artística em Portugal, nomeadamente, nos inícios do século XXI até à actualidade. Para o estudo, o ponto de partida foi o som e a imagem, a partir dos quais estabelecemos diferentes ligações. Para compreender este processo, tal como ele ocorre hoje, foi necessário analisá-lo a partir de diversas dimensões: da evolução e da experiência histórica; das metodologias de trabalho; dos agentes; das práticas; das programações. O tema surgiu na ideia de ordenar o caos na informação disponível sobre o objecto em estudo, na tentativa de unir um conjunto de iniciativas e reflectir a sua programação, nomeadamente, os seus programadores culturais e os músicos, os seus processos de criação e práticas culturais. A nova realidade começa a estruturar-se ainda durante os anos 80, século XX e, especialmente, na década 90 surgem as primeiras designações filme-concerto na Europa. Desenvolvem-se diferentes contributos de estudos nas áreas da música e na área do cinema que podem através do cruzamento das duas áreas fornecer novos caminhos, novas criações musicais e visuais. Analisam-se também as novas abordagens com recurso às novas tecnologias como ferramentas que permitem criar e apresentar novas dimensões onde surgem matérias sonoras e visuais nas quais se constroem narrativas de vanguarda, desenvolvendo ao mesmo tempo novas oralidades. Este é um contributo para fornecer um modo como olhamos para o objecto de estudo, alcançar um outro olhar, uma outra forma de compreender a criação artística através do filme-concerto e alterar a relação do público português com o cinema português e o cinema em geral. Assim reforça-se a ideia de criação de um festival específico para promover e questionar o filme-concerto, no sentido de novos desenvolvimentos para o formato de apresentação. Um espaço de incentivo à criação e promoção de bandas-sonoras originais interpretados ao vivo, um espaço de debate e aberto à ligação às universidades e escolas de ensino artístico, propondo novas leituras sobre o objecto, associado a valores de criatividade, inovação e aprendizagem.