Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010) por autor "Simões, Ana Raquel"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Linhas orientadoras para avaliação : o exemplo de um exercício avaliativo(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Simões, Ana Raquel; Pombo, LúciaEste artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros Científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o colóquio e sobre o próprio processo de avaliação. O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i) sublinhar a importância da avaliação nos encontros científicos, como sendo promotores de melhoria em futuros eventos e (ii) validar um instrumento avaliativo que poderá servir de exemplo e de orientação para utilização noutros eventos científicos. Salienta-se, de acordo com o estudo de referência, a mais-valia da utilização de duas fases avaliativas, que permitiram não só a validação dos dados em jeito de triangulação, como também a possibilidade de apresentar no próprio evento uma primeira análise impressionista acerca do mesmo, criando entusiasmo junto do público e servindo como factor de motivação, interesse e reflexão sobre o próprio processo avaliativo.