Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário por autor "Nunes, Carlos Américo Ramos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os manuais escolares de história e de geografia do secundário face ao desafio das tecnologias na educação(2013) Nunes, Carlos Américo Ramos; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.No modelo educativo atualmente vigente verifica-se o confronto das mais variadas metodologias de ensino e de uma diversidade de recursos didáticos, o que implica diferentes regras e novas condutas pedagógicas nas salas de aulas, bem como mudanças nos espaços físicos e nos equipamentos didáticos das escolas. Professores e alunos estão no mesmo barco, navegando em prol do ensino e da aprendizagem, mas em que os primeiros têm o leme na orientação e condução dos destinos/rotas futuras dos segundos. Contudo, os alunos devem realizar uma aprendizagem significativa de conhecimentos e adquirir competências para a vida, na procura da sua vocação profissional e na preparação para o pleno exercício da cidadania. Nos dias de hoje, os recursos didáticos disponíveis são diversos e com diferentes objetivos pedagógicos. Os manuais escolares continuam a ser o recurso pedagógico por excelência mas na atual aldeia global colocam-se outras possibilidades ao alcance de todos os intervenientes no sistema de ensino. As TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação, proporcionam um maior alcance na pesquisa de informações e na aquisição de conhecimentos, que incidem muito para além do espaço escolar e da sala de aula. Serão essas tecnologias fiáveis e utilizadas significativamente no ensino e na aprendizagem das disciplinas de história e de geografia? Ou são meras ferramentas de busca de «informações na hora»? No presente estudo procurou-se conhecer como os professores e os alunos, do 10º e do 11º anos, das disciplinas de história e de geografia, veem estes recursos, como e quando os utilizam, e em que circunstâncias os podem dispensar. Estas são as grandes questões que vão ser respondidas através da análise e da interpretação de questionários, que sustentam a base empírica para a discussão e para a obtenção de resultados concretos e significativos da presente investigação, sem esquecer o valor para a continuação de futuros estudos dentro desta temática.