FCSEA - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCSEA - Teses de Doutoramento por autor "Benavente, Ana, orient."
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As dimensões e as causas do insucesso escolar no ensino secundário em Moçambique : um estudo no distrito urbano de Kamavota(2022) Sinre, Pedro Laso; Benavente, Ana, orient.O presente estudo tem como objetivo compreender as dimensões e as causas do fenómeno do insucesso escolar na sociedade moçambicana na província do Maputo. O estudo é de âmbito urbano, com destaque para o caso do Distrito Municipal (DM) de KaMavota. Optámos por uma perspetiva de pesquisa qualitativa e utilizando como instrumento de recolha de dados um questionário aplicado aos alunos, e entrevistas aos professores e gestores escolares. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: que factores contribuem para o insucesso escolar dos alunos no ensino secundário no Distrito Urbano de Kamavota? O objeto de estudo consiste na identificação e análise dos motivos do insucesso escolar no Ensino Secundário Geral na perspetiva de adolescentes/jovens que frequentam um conjunto de três escolas na zona urbana da cidade do Maputo e na perspetiva de professores e gestores. A pesquisa foi realizada nas escolas secundárias de Laulane, Força do Povo, e 1 de Novembro, todas localizadas no DM KaMavota. No estudo foi constatado que o insucesso escolar no KaMavota, na perspetiva dos intervenientes, é influenciado por aspetos sociais, culturais e financeiros da família, pelo grau de participação dos pais na vida escolar do aluno, pelas políticas educativas e a organização escolar, pela qualidade dos professores existentes no Sistema Nacional de Educação (SNE) e pelas caraterísticas e empenho do próprio aluno. O insucesso escolar nas escolas secundárias do DM KaMavota está relacionado com a fraca qualidade do ensino. Esta limitação está ligada à deficiência na formação do professor, que apresenta lacunas como educador e também como aluno. E este problema é agravado com um elevado rácio aluno-professor, que advém da necessidade de expansão do ensino que não está sendo acompanhada com o aumento de infraestruturas e de recursos pedagógicos e pretende obedecer a uma política de educação para todos (EPT). Muitos alunos atribuem o seu fraco rendimento à falta de tempo em casa para preparar as lições devido a trabalhos domésticos, e a participação em atividade de rendimento para fazer face às despesas de educação. A participação dos pais na vida escolar é, ainda, muito limitada, fato que também influencia no rendimento escolar dos alunos, em face da rotura da relação escola-família-comunidade.Item A expansão do ensino superior no Brasil através da EAD : um estudo dos diplomados no município de Aporá - BA(2021) Gouveia, Dalmo Dantas; Benavente, Ana, orient.A Instituição Escolar, como revelam investigações de autores, reproduz as desigualdades sociais e foi construída a partir de um modelo escolar de cultura letrada que leva a resultados que justificam novas desigualdades, ou seja, a uma inclusão excludente. Ao longo do tempo, principalmente com a transformação econômica, as escolas tiveram de se abrir para todos. Não havendo alternativa, o acesso à escola foi estimulado pelas políticas públicas, mesmo porque, na contemporaneidade, a própria lei reconhece a democratização do ensino como parte da justiça social. No entanto, o indivíduo ao concluir a formação, na maioria das vezes, não consegue corresponder ao conhecimento para o nível adquirido, assim tipificando a inclusão excludente. A partir dos anos 90, o ensino superior sofre uma forte expansão, tendo na modalidade a distância um dos principais veículos utilizados pelo governo no alongamento das matrículas no ensino superior. Neste sentido, visou-se, nesta tese, analisar a expansão dos cursos superiores, no Brasil, através da EaD, investigando seus efeitos junto aos diplomados de Aporá - BA. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, com desenvolvimento da pesquisa de campo e utilização da entrevista enquanto instrumento para coleta de dados, estes utilizados no confronto do teórico com o empírico. A pesquisa revelou que os diplomados na EaD do polo de Aporá - BA adquiriram conhecimentos frágeis e não os deixaram aptos para o exercício profissional, ou seja, fazem parte do grupo da inclusão excludenteItem A formação profissional na criação de autoemprego nas regiões periféricas: Cabo Verde – Ilha de Santiago (2005 a 2010)(2013) Mendes, Lúcio Cabral; Benavente, Ana, orient.O objetivo deste trabalho de investigação é compreender a importância da formação profissional na criação do autoemprego (self-employment) nos países periféricos, particularmente Cabo Verde, ilha de Santiago. A criação do próprio emprego é cada vez mais urgente e necessária para lutar contra o flagelo do desemprego que assola todos os países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento. O autoemprego é visto como resultado do empreendedorismo, uma arma certeira para destronar as taxas do desemprego que transformam a teoria do pleno emprego numa mera utopia do século XXI. O autoemprego como parceira do emprego assalariado, situado no lado oposto da barricada, caracterizado pela independência e autonomia dos trabalhadores. A formação profissional é determinante para a qualificação das pessoas, necessárias tanto para o emprego como para o autoemprego. A articulação entre os sistemas de educação/formação/emprego foi a base concecional deste trabalho, visando o autoemprego como uma vertente específica de todo esse processo investigativo. Ao abordar o autoemprego ou o emprego assalariado necessariamente a educação e a formação não podem ficar de fora, visto que são factores fundamentais na vida de um individuo. A formação profissional tema muito discutido e acarinhado por todos decisores políticos, constitui a esperança para a retoma da economia e melhoria de bem-estar das pessoas. Não há formação sem a educação e sem estes dois não há emprego e o autoemprego, neste mundo global, tecnológico e competitivo. Trata-se de uma investigação em educação, mais especificamente no domínio da formação profissional e na sua articulação com o autoemprego, área de conhecimento, fronteira ténue que cruza a educação, a formação e mercado de trabalho que, pela sua natureza requer abordagens multidisciplinares. A nossa investigação procura antes de mais compreender a formação profissional como mais-valia para um indivíduo na inserção no mercado de trabalho e o impato da formação profissional nos jovens diplomados na criação de autoemprego, no contexto cabo-verdiano. A questão principal do nosso estudo é avaliar o impato da criação do autoemprego pelos diplomados de formação profissional, no crescimento desta modalidade e na determinação do seu sucesso em Cabo Verde, particularmente na ilha de Santiago entre os anos de 2005 a 2010.Item Políticas públicas, dos direitos às práticas sociais : o autismo na perspectiva dos profissionais(2021) Marchi, William Ricardo de Almeida; Benavente, Ana, orient.As práticas sociais constitucionalmente garantidas ainda não foram efetivadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Essas questões ainda permanecem em campos obscuros e permeados de práticas insuficientes e distantes das garantias legais a estes designadas. A presença desse desfasamento entre a teoria e a prática está apontada em estudos anteriores, havendo, assim, emergente necessidade de procedimentos e novos estudos geradores de condições rumo ao desenvolvimento efetivo de tais processos. Objetivando analisar o que dizem os profissionais que atuam no atendimento/acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA sobre os direitos, as políticas públicas existentes e processos de intervenção adotados para a evolução e inserção social e educacional desses, o presente estudo investigativo buscou identificar o que sabem os profissionais sobre os direitos previstos no arcabouço jurídico relativo às pessoas com Transtorno do Espectro Autista - TEA, bem como conhecer os relatos dos profissionais sobre as práticas que consideram caracterizar as intervenções junto à essas pessoas, para depois comparar as garantias propostas na legislação com a efetivação observada nas falas dos referidos sujeitos. No estado da arte foram direcionados autores conceituados e pertinentes para constituição do estudo investigativo segundo as especificidades encontradas em cada capítulo e utilizadas documentações e legislações específicas para embasar as análises e questões legais apontadas neste. Tratou-se de investigação científica acadêmica de natureza qualitativa, via coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com procedimentos metodológicos de Análise de Conteúdo, pautados em abordagem pragmática cujo objetivo esteve em investigar o possível para transformar. As análises das falas dos sujeitos entrevistados comprovaram o desfasamento existente, restando evidenciado que todos esses profissionais sofrem com as barreiras da inclusão social, não encontrando meios, modos ou oportunidades de desenvolvimento, destacando-se a necessidade quanto ao aprofundamento de políticas públicas adequadas para permear tais obstáculos, num unânime clamor por Educação. Com foco nas necessidades dos próprios profissionais, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e suas famílias identificadas nas falas dos sujeitos, foram, ao final, ofertadas proposituras de políticas públicas adequadas, direcionadas às áreas jurídica, assistencial, clínica e educacional.Item A ''realidade'' e as esperanças dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe, Angola(2016) Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Benavente, Ana, orient.O Ensino Superior está em mutação em Angola. As expetativas e perceções dos universitários influenciam a motivação, adaptação e (in)sucesso académico. Esta pesquisa bibliográfica, documental e empírica, pioneira em Angola, respondeu à questão «Quais são as expetativas e as perceções académicas dos estudantes da Escola Superior Politécnica do Namibe (na fase de entrada e saída da licenciatura e de reingresso, segundo o ano, sexo, curso e regime)?». A pesquisa definiu os seguintes objetivos gerais: conhecer as expetativas académicas dos alunos em diversas situações e momentos do seu percurso, como referido, sobre o valor atribuído à conclusão da licenciatura, sobre a Instituição, e sobre o (in)sucesso e abandono. A população foi constituída por estudantes do 1.º e 4.º ano em 2015 (N=519). Os dados foram recolhidos através de grupos focais, questionários e entrevistas semiestruturadas. Ao contrário do que revelam estudos doutros países, os resultados obtidos revelam expetativas medianas no início da formação e elevadas no seu final (tais diferenças podem ser devido às características de Angola). Mostram também que as mulheres e os homens apresentam diferentes expetativas e perceções da «realidade» académica; e, também, a necessidade de alterações institucionais como a criação de serviços de apoio psico-sócioeducativo para maior sucesso académico.