Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021) por autor "Inês, Helena Natália Pereira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Inês, Helena Natália Pereira; Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto de Brito; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversida des, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inicial e ii) conhecer a oferta de formação contínua, no âmbito da gestão de diversidades e, em específico, de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades- apelaram a uma metodologia de natureza qualitativa, sendo os dados, sujeitos a análise de conteúdo, recolhidos por pesquisa documental em planos de estudos de formação inicial e em planos de formação contínua. Os resultados destacam uma importância e preocupação crescentes com a gestão de diversidades, visível na inserção de conteúdos curriculares nos planos de formação inicial e contínua. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi totalmente generalizado, pelo que consideramos que continuamos em tempos de consolidação. Palavras chave:diversidades; formação docente; gestão curricular e pedagógica; inclusão; planos curriculares.