Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 53 (2021) por data de Publicação
A mostrar 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Construire la Paix par l'Éducation: reseaux et mouvements internationaux au XXI Siècle(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Gonçalves, Maria Neves L.; Brás, José Gregório Viegas; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freiriana no ensino-aprendizagem da educação brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Fratelli, Minéa Paschoaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Ensino remoto emergencial (ERE) na educação superior: aprendizagens desterritorializadas(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Tavares, Manuel; Gomes, Sandra; Fratelli, Minéa Pascholaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO cenário atual de pandemia, que afetou todo o mundo, desde o início de 2020, teve importantes e significativos impactos em todas as áreas da sociedade, com particular destaque, na educação. É sobre alguns desses impactos que refletiremos no presente texto. O estudo que se propõe tem por objetivo refletir sobre os efeitos da pandemia na educação superior, com especificidade no Brasil e como questão de pesquisa “quais as opiniões dos estudantes de um curso de Pedagogia sobre o ensino remoto emergencial”? Faremos algumas reflexões a partir de literatura publicada em 2020-2021 e completaremos essa reflexão a partir de dados empíricos coletados por questionário aplicado a estudantes de um curso de Pedagogia de uma IES particular. A incerteza, perplexidade, volatilidade, complexidade e ambiguidade fazem parte integrante do cotidiano de estudantes, suas famílias e dos professores e gestores. O virtual tornou-se a única realidade perante a qual é necessário fazer escolhas e tomar decisões. A necessidade de adaptações nos sistemas de ensino com o recurso às novas tecnologias teve como efeito a adoção de um caminho simples, ou seja, pela mera utilização das tecnologias, não se sabendo ainda quais os efeitos na aprendizagem/formação dos estudantes. Este caminho, que consiste na mera substituição de aulas presenciais por aulas online, não garante, a priori, a qualidade de ensino. Como não se conhecem dados empíricos que permitam refletir sobre os efeitos nos estudantes da substituição das aulas presenciais por aulas online, pretendemos saber, a partir dos dados coletados, quais os impactos negativos e positivos, das alterações em curso. Palavras chave: COVID 19; ensino remoto emergencial; educação superior; impactos.Item Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Franco, Sílvia; Raposo, Maria Albertina; Santos, Mário Pedro; Morais, Teresa; Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de; Mesquita, Mônica; Gonçalves, Rita Ferreira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes. Palavras chave: educação comunitária ambiental; desenvolvimento holístico; ações colaborativas; sustentabilidade costeira; ideias “à deriva”.Item Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC)(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Lopes, José; Silva, Helena; Morais, Eva; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas pos suir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade). Palavras chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior.Item Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Inês, Helena Natália Pereira; Seabra, Filipa; Pacheco, José Augusto de Brito; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo foca a formação docente de 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal, no âmbito da gestão curricular e pedagógica de diversida des, particularmente de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades. A nível nacional, foram analisados todos os planos de estudos dedicados à formação inicial e contínua de professores de 2º CEB. Os objetivos- i) caracterizar os planos de estudos de formação inicial e ii) conhecer a oferta de formação contínua, no âmbito da gestão de diversidades e, em específico, de alunos com dificuldades de aprendizagem ou incapacidades- apelaram a uma metodologia de natureza qualitativa, sendo os dados, sujeitos a análise de conteúdo, recolhidos por pesquisa documental em planos de estudos de formação inicial e em planos de formação contínua. Os resultados destacam uma importância e preocupação crescentes com a gestão de diversidades, visível na inserção de conteúdos curriculares nos planos de formação inicial e contínua. No entanto, esse reconhecimento ainda não foi totalmente generalizado, pelo que consideramos que continuamos em tempos de consolidação. Palavras chave:diversidades; formação docente; gestão curricular e pedagógica; inclusão; planos curriculares.Item Uma educação com futuro: princípios com presente(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSabendo que nos situamos numa época, e num mundo, de desafios ao instante, de incertezas desconcertantes e de vivências intrincadas, e após uma atenta revisão de literatura especializada, quisemos explicitar a nossa perspetiva fundamentada, sem intenções moralistas ou pretensiosas. Assim, neste texto, com traços de ensaio, propomo-nos a cruzar um conjunto de constructos conceptuais, que entendemos como relevantes para uma discussão alargada sobre a educação e os seus propósitos do passado e do presente, com a sugestão de cinco princípios que, naquele âmbito, poderão orientar(-nos) (n)o futuro. Apelidamo-los de princípios ‘para uma educação com futuro’, pois, face àquele que é o contexto atual, fez sentido, desde já, olharmos para as características que o processo educativo, no seu todo, e de acordo com a visão que assumimos, convocará num amanhã tão próximo. Por consequência, aludimos à sua localização no tempo e na globalidade, à relevância do conhecimento proveniente de diversas áreas, à dimensão humanista e às marcas de democracia bem reveladoras de certa orientação cívica e moral. Palavras chave: educação; futuro; atualidade; organização escolarItem Place-based learning: a framework for building a multilevel approach from companies(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Cruz, Sofia Alexandra; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs visitas a empresas são comuns em programas de Mestrado em Administração de Empresas (MBA), mas muito menos frequentes em cursos de graduação em gestão. O objetivo deste artigo é propor uma abordagem multinível de aprendizagem baseada no local, ilustrando como cada nível pode ser incorporado na unidade curricular de sociologia das organizações de uma licenciatura em gestão que propõe visitas a empresas. Considerando trabalhos empíricos e linhas de pesquisa desenvolvidas nos últimos anos, esta abordagem destaca a compreensão dos níveis organizacional, grupal e individual por meio de práticas reflexivas, ativas e colaborativas. Tais práticas são protagonizadas por alunos e professores, em estreita articulação com as comunidades empresariais, dentro e fora da sala de aula, trazendo consigo um sentido de unidade para o ensino aprendizagem, que promove ecologias de aprendizagem interdependentes e desafiadoras. Para concluir, argumenta-se que a aprendizagem baseada no local necessita de explorar mais profundamente as interconexões e complexidades entre os níveis organizacional, grupal e individual. Estratégias de ensino e aprendizagem robustas devem ser promovidas em articulação com um ambiente organizacional de negócios cada vez mais incerto e volátil.Item Das distopias contemporâneas às sociedades sustentáveis: possibilidades a partir de cidades educadoras(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Moll, Jaqueline; Bernardi, Lucí dos Santos; Timm, Jordana Wruck; Kuhn, Martin; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste texto constitui-se em um exercício analítico-reflexivo e traz como ideia central a perspectiva das cidades educadoras como possibilidade e condição para a construção de sociedades sustentáveis. Aponta elementos das distopias contemporâneas ao mesmo tempo que traz aportes de diferentes documentos e convenções internacionais que explicitam vontades coletivas para podermos viver juntos e com dignida de. Sublinha aspectos das Cartas das Cidades Educadoras escritas, desde a cidade de Barcelona, nos anos de 1990 e 2020 e dialoga com autores como Henry Lefebvre, Milton Santos, Paulo Freire, entre outros, para pensar a cidade desde a perspectiva de seus serviços, políticas e equipamentos; de suas gentes em diferentes tempos da vida com seus desafios geracionais e intergeracionais; e, desde as possibilidades da instituição escolar, a partir de um horizonte alargado de compreensão da educação como processo de humanização. Afirma a possibilidade de construirmos outros cenários sociais que alimentem a utopia da democracia e da dignidade humana. Palavras chave: cidades educadoras; sociedades sustentáveis; democracia; dignidade humana.Item ¿Utilizan correctamente Wikipedia los estudiantes universitarios españoles?(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Obregón Sierra, Angel; González-Fernández, Natalia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoWikipedia é uma das páginas da web mais visitadas do mundo. É uma enciclopédia on-line e gratuita, editada de forma colaborativa por usuários em todo o mundo em mais de 300 idiomas diferentes. Estudantes universitários a consultam para fazer pesquisa e trabalho de classe, então nesta pesquisa nós questionamos se eles sabem como usá-la corretamente. Os resultados foram obtidos após a conclusão de 1173 questionários por estudantes universitários de educação em toda a Espanha. Uma vez que as respostas foram analisadas, grupos de discussão foram realizados para estudantes universitários e entrevistas com editores especialistas da Wikipedia. Os alunos consultam-na frequentemente, principalmente por sua simplicidade de uso e porque ela contém explicações compreensíveis, mas não sabem como funciona essa enciclopédia, uma vez que a consultam em momentos inadequados de busca de informações e não dão importância suficiente às referências no texto. artigos que eles consultam.Item Pós-graduação em educação no norte do Brasil: no chão da Amazônia, temas e contextos(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Garcia, Fabiane Maia; Magalhães, Luciano Santos; Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO objetivo deste trabalho consistiu em investigar a oferta de cursos e as características das teses de doutorado dos programas de pós-graduação em educação da Região Norte do Brasil, a partir de documentos disponibilizados em plataformas da agência de avaliação governamental Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O referencial teórico conta com um pot-pourri de autores que abordam a pós-graduação e, também, a partir da crítica epistemológica habermasiana. Analisamos os dados dos cursos reportados pela Capes na Plataforma Sucupira e as teses defendidas em 2017 e 2018 contidas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Identificamos que há predomínio de programas acadêmicos e que há ao menos um curso de mestrado em educação em cada um dos sete estados da Região Norte. De outro lado, persiste a suboferta do doutorado, bem como a pós-graduação em educação não possui sedes nos interiores da Amazônia. Identificamos nas teses uma imensa variedade de temas que possivelmente traduzem os vários problemas educacionais do contexto amazônico, bem como há diversas fundamentações teórico-epistemológicas, predominando interesses comunicativos e emancipatórios, não havendo nenhuma pesquisa puramente empírico-analítica. Ainda, a totalidade das teses analisadas possui abordagem qualitativa, o que sugere a busca por estudos mais aprofundados, discussão de problemas complexos e multifacetados. Palavras chave: pós-graduação; pesquisa educacional; área educação; Brasil..