Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020) por autor "Byram, Michael"
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Item Representations of internationalisation at a Portuguese higher education institution : from institutional discourse to stakeholders’ voices(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Byram, MichaelA internacionalização tornou-se uma grande preocupação das instituições de ensino superior em todo o mundo, figurando como um objetivo nas suas declarações de missão e agendas. Porém, a forma como a internacionalização é percebida e tratada é muito variada. Em alguns casos, a internacionalização é vista como um serviço para exportação; em outros casos, o foco recai sobre a aquisição e desenvolvimento de competências globais e interculturais pelos graduados. Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo compreender como é que a internacionalização é percebida numa Instituição de Ensino Superior Portuguesa. Para atingir esse objetivo, foram recolhidos documentos institucionais e foram realizadas entrevistas semiestruturadas a líderes institucionais, pessoal docente e não docente. Os resultados da análise temática sugerem que a internacionalização é vista como uma prioridade estratégica na instituição associada a um conjunto de atividades (mobilidade estudantil, projetos de investigação internacional e ensino através da língua inglesa) e a um conjunto de resultados desejados (maior retorno financeiro e visibilidade). Para além disso, os entrevistados consideram que a internacionalização pode ser um recurso valioso para o desenvolvimento de competências pelos estudantes, mostrando atitudes positivas em relação a iniciativas como a “internacionalização em casa”. Com base nestes resultados, são apresentadas algumas recomendações para uma abordagem mais abrangente e sustentável de internacionalização, que podem ser aplicadas a outros contextos. Palavras-chave: internacionalização; Ensino Superior português; representações sociais.