Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 10 de 10
  • Item
    Representations of internationalisation at a Portuguese higher education institution : from institutional discourse to stakeholders’ voices
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Andrade, Ana Isabel; Byram, Michael
    A internacionalização tornou-se uma grande preocupação das instituições de ensino superior em todo o mundo, figurando como um objetivo nas suas declarações de missão e agendas. Porém, a forma como a internacionalização é percebida e tratada é muito variada. Em alguns casos, a internacionalização é vista como um serviço para exportação; em outros casos, o foco recai sobre a aquisição e desenvolvimento de competências globais e interculturais pelos graduados. Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo compreender como é que a internacionalização é percebida numa Instituição de Ensino Superior Portuguesa. Para atingir esse objetivo, foram recolhidos documentos institucionais e foram realizadas entrevistas semiestruturadas a líderes institucionais, pessoal docente e não docente. Os resultados da análise temática sugerem que a internacionalização é vista como uma prioridade estratégica na instituição associada a um conjunto de atividades (mobilidade estudantil, projetos de investigação internacional e ensino através da língua inglesa) e a um conjunto de resultados desejados (maior retorno financeiro e visibilidade). Para além disso, os entrevistados consideram que a internacionalização pode ser um recurso valioso para o desenvolvimento de competências pelos estudantes, mostrando atitudes positivas em relação a iniciativas como a “internacionalização em casa”. Com base nestes resultados, são apresentadas algumas recomendações para uma abordagem mais abrangente e sustentável de internacionalização, que podem ser aplicadas a outros contextos. Palavras-chave: internacionalização; Ensino Superior português; representações sociais.
  • Item
    Cooperação internacional, entre Angola e Portugal, no âmbito de cursos de mestrado : que potencialidades e constrangimentos?
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Costa, Nilza; Matias, Bernardo Filipe
    Este trabalho centra-se numa experiência de cooperação internacional (CI) entre o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED- -Huíla) de Angola e três universidades públicas portuguesa nomeadamente a Universidade de Aveiro (UA), no âmbito da 2ª edição de dois cursos de mestrado (CM) da responsabilidade do ISCED-Huíla. As seguintes questões de investigação nortearam o estudo: Que potencialidades e constrangimentos são identificados na CI estabelecida entre a UA&ISCED-Huíla? Que recomendações emergem para futuras colaborações? Recorreu-se a uma metodologia predominantemente qualitativa, com um desenho de estudo de caso a partir de: (i) testemunhos dos pontos focais da cooperação da UA&ISCED-Huíla; e (ii) resultados sistematizados em outros trabalhos que envolveram a aplicação de dois questionários, a realização de 18 entrevistas a docentes, mestrandos e empregadores, e a análise documental de 27 dissertações. Apesar do balanço ser bastante positivo, em termos das potencialidades ocorridas na CI (ex. quanto ao prestígio que esta deu aos CM), identificaram-se constrangimentos (défices de comunicação entre as instituições e diferenças ao nível das culturas institucionais). Sugerem-se, assim, recomendações a ter em conta em futuras experiências de CI, nomeadamente a necessidade de um conhecimento mais profundo das realidades institucionais/profissionais envolvidas e dos papéis a desempenhar por cada uma das partes. Palavras-chave: cooperação internacional; instituições públicas de ensino superior de Angola e Portugal; cursos de mestrado; potencialidades e constrangimentos.
  • Item
    As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento : do mapeamento à problematização
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lopes, Betina Silva
    Neste artigo identifica-se e problematiza-se o contributo que as universidades públicas portuguesas (UPP) têm dado no domínio da capacitação, na área das Ciências, na qualidade de agentes de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente através de protocolos estabelecidos com os seis países de Língua Portuguesa da região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP). Metodologicamente a investigação identifica-se como estudo misto sequencial. A primeira fase do estudo consistiu no levantamento de 189 protocolos (2000-2015) e respetiva categorização, a partir da análise da informação disponível nas páginas oficiais das UPP. Na segunda fase da investigação, assente na metodologia de estudo de caso, identificam-se e discutem-se as principais fragilidades e ameaças referidas por um conjunto de 17 profissionais universitários de uma UPP no âmbito de dois protocolos de cooperação (cluster). Os testemunhos foram recolhidos através de inquérito por entrevista individual semiestruturada. Os resultados apontam, por um lado, para um papel de relevo das UPP no domínio da Educação em Ciências, em particular na formação de professores. Por outro, é consolidada a perceção da importância de investir em estratégias de formação na área da cooperação internacional para o desenvolvimento (CID) dirigida a profissionais universitários e, ainda, em estratégias de disseminação do trabalho desenvolvido, no sentido de potenciar a qualidade e o impacto de protocolos futuros. Palavras-chave: cooperação portuguesa para o desenvolvimento; países de Língua Portuguesa; região de África, Caraíbas e Pacífico (ACP); capacitação em Ciências; universidades públicas.
  • Item
    Towards language-friendly higher education: language policy development at the University of Aveiro, Portugal
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Moreira, Gillian
    It is clear that language-friendly and language-skilled higher education institutions are essential if an internationalisation is to be achieved which promotes the well-being of the academic community as a whole and the inclusion and success of all students. However, this premise poses many challenges for institutions, particularly those which are not located in the mainstream of the Anglophone higher education sphere. In such contexts, an internationalisation strategy which relies on the adoption of English as the medium of instruction and research is not sufficient to meet local and international demands. Adding to a growing body of research carried out in a wide range of higher education contexts, this article explores the importance attributed to internationalisation and language strategies by the University of Aveiro in its institutional policy documents in the period 2010 – 2018. It finds that languages are an important consideration in the institution’s internationalisation strategy which seeks a balance between two linguas francas, Portuguese and English, and recognises the contribution of languages to institutional life and graduate profiles. Keywords: higher education institutions; internationalisation; globalisation; language policy; inclusion and well-being.
  • Item
    Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas : das tensões a eixos de reflexão-ação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Pinto, Susana; Sá, Maria Helena Araújo e
    Este artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues. Palavras-chave: universidades públicas portuguesas; políticas linguísticas educativas; políticas linguísticas de investigação.
  • Item
    There is no one way to internationalization at home : virtual mobility and student engagement through formal and informal approaches to curricula
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Barbosa, Belem; Santos, Claudia Amaral; Prado-Meza, Claudia M.
    Internacionalização em casa (IaH) é a abordagem mais acessível para a internacionalização do ensino, já que não envolve mobilidade ou investimento consideráveis. Este artigo discute os resultados de duas iniciativas distintas de IaH: uma colaboração de quatro semanas entre estudantes de uma universidade portuguesa e uma universidade mexicana, e um conjunto de atividades realizadas ao longo de um semestre numa turma multicultural de uma universidade portuguesa. A análise mostra que, apesar das claras diferenças das duas iniciativas, elas produziram resultados muito interessantes, com os alunos a reconhecerem o desenvolvimento de competências de comunicação intercultural e outras soft skills, que foram percebidas como agregando valor ao processo de aprendizagem e às suas futuras carreiras profissionais. Palavras-chave: internacionalização do ensino superior; internacionalização dos planos de estudos; colaboração entre turmas; turmas multiculturais.
  • Item
    Atração e recrutamento de estudantes internacionais em Portugal : políticas nacionais e institucionais
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Sin, Cristina; Cardoso, Sónia; Tavares, Orlanda
    O artigo explora as políticas e as estratégias nacionais e institucionais de recrutamento de estudantes internacionais em Portugal, mediante a análise de documentos políticos e de entrevistas semiestruturadas com representantes de duas universidades. Os resultados sugerem uma intensa atividade a nível político, que se concretiza não apenas em mudanças legislativas, mas também na coordenação a nível nacional e na mobilização de um conjunto articulado de organizações que atuam no sentido de aumentar a atratividade de Portugal face aos estudantes estrangeiros. Do ponto de vista institucional, verifica-se, também, que as universidades analisadas são atualmente proactivas no recrutamento destes estudantes, embora ainda não de um modo sistemático e articulado. Aproveitando a vantagem proporcionada pela língua portuguesa, as universidades parecem estar a explorar um nicho de mercado constituído quer pelos estudantes da lusofonia, quer por outros interessados em aprender a língua, sobretudo os estudantes oriundos da China. Palavras-chave: recrutamento; estudantes internacionais; políticas nacionais; estratégias institucionais
  • Item
    Internationalisation of Portuguese higher education : challenges and opportunities
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Lopes, Betina Silva
  • Item
    Privatización educativa en Brasil : reinventando las escuelas de bajo costo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Montes, Cristina Pulido; Arrabal, Ana Ancheta; Oliveira-Dri, Wisllayne Ivellyze de
    : Education as a business as a perspective of analysis highlights the violation of the right to education. The objective of the following study is the discourse analysis and marketing strategies followed for the recent installation of the low-cost Luminova schools, since the end of 2018, in the state of São Paulo (Brazil). Specifically, the Brazilian Educational System Group, a multinational financial and investment entity, has been investigated. The methodology that has been used is the analysis of qualitative content applied to press news, web pages of the Brazilian Educational System Group and articles of opinion on the educational multinational object of study. In summary, it has been proven how the marketing strategies to install the low-cost Luminova schools in São Paulo are typical of creative capitalism and use a polarized neoliberal discourse to highlight the shortcomings of the public offering against the virtues of the private (new technologies, security, English and innovation). Finally, the presence of these schools is seen as an element of direct competition of the public school that already coexists in an educational quasi-market that existed in a previous way in the Brazilian state of São Paulo since the nineties of the 20th century. Keywords: privatization; low-fee private schools; right to education; brazil
  • Item
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Politécnico de Bragança : uma perspectiva de coesão territorial
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lievore, Caroline; Pilatti, Luiz Alberto; Teixeira, João Alberto Sobrinho
    O presente estudo visa compreender o papel da Universidade Técnológica Federal do Paraná no Brasil e do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, no que concerne as políticas internas desenvolvidas numa perspectiva de coesão territorial e de afirmação nacional e internacional, com vista ao desenvolvimento regional. A UTFPR é a primeira e única Universidade Tecnológica (UT) do Brasil, criada em 2005, após transformação induzida por mudanças legais impostas ao ensino profissional no País. O IPB criado a partir da Reforma de Veiga Simão (1973) como parte de uma estratégia política para diversificação e democratização do acesso ao ensino superior português. O corpus documental da pesquisa é composto por documentos oficiais da instituição e entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestores envolvidos tanto no processo de constituição destas instituições quanto de seu momento atual. Os dados foram tratados através da técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que as atividades extensionistas estavam mais presentes nos primeiros anos da UTFPR. Verificamos que há pouco incentivo da UTFPR para a extensão, sem políticas internas que meçam o relacionamento dos docentes com o meio. No caso do IPB verificou-se que a instituição conseguiu organizar estratégias próprias e redefinir sua missão voltada para o desenvolvimento da região. Palavras-chave: Universidade Técnológica Federal do Paraná no Brasil; Instituto Politécnico de Bragança; coesão social.