Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 47 (2020) por autor "Pinto, Susana"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Internationalisation of Portuguese higher education : challenges and opportunities(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Lourenço, Mónica; Pinto, Susana; Lopes, Betina SilvaItem Políticas linguísticas de formação e de investigação em universidades públicas portuguesas : das tensões a eixos de reflexão-ação(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Pinto, Susana; Sá, Maria Helena Araújo eEste artigo foca um estudo com universidades públicas portuguesas com o objetivo de identificar e discutir crenças de responsáveis institucionais sobre: (i) o ensino e aprendizagem de línguas no ES; (ii) a utilização das línguas na investigação científica; (iii) o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais de educação e de investigação. Atores institucionais responsáveis pelas estratégias pedagógicas e pelas atividades de investigação em oito universidades públicas portuguesas responderam a um inquérito por questionário e participaram em entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam tendências comuns nas universidades e apontam para uma tensão entre, por um lado, a existência de práticas institucionais que se enquadram em políticas linguísticas de formação e de investigação apoiadas na quase exclusiva utilização da língua inglesa e, por outro lado, a valorização da diversificação do ensino-aprendizagem de línguas no ensino superior e a necessidade de uma ciência mais plurilingue que privilegie o português como língua de ciência. Os resultados permitem delinear um conjunto de linhas de reflexão-ação dirigidas às instituições de ensino superior portuguesas, visando o desenvolvimento de políticas linguísticas institucionais multilingues. Palavras-chave: universidades públicas portuguesas; políticas linguísticas educativas; políticas linguísticas de investigação.