ULP/HEI-Lab - Atas de Conferências Internacionais
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ULP/HEI-Lab - Atas de Conferências Internacionais por autor "HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Hogwarts Mystery: a convergência da obra literária no formato de videojogo para a criação de um ciberespaço colaborativo(IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2020) Cunha, Maria Júlia da; Sousa, Andreia Pinto de; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsDesde o lançamento do primeiro livro do Harry Potter (1997), vários conteú- dos interativos foram lançados para os fãs. O mais recente trabalho criado para os Potterhead pelo Jam City e Portkey Games foi o videojogo para telemóvel, no forma- do de RPG, Hogwarts Mystery. A partir da análise estética e interativa do videojogo acima citado, esta revisão pretende explanar a experiência do usuário além do jogo, com seus respetivos desmembramentos acerca da cultura da convergência adentro da narrativa transmedia, contextualizado no ciberespaço colaborativo, entendendo a importância de manter a interação social dos participantes, despertando assim uma nova comunidade de consumidores-jogadores como novas possibilidades de criação de videojogos. Palavras-chave: Videojogo; Narrativa transmedia; Cultura da convergência; Hogwarts Mystery; Ciberespaço colaborativo.Item Interface and emotions: Exploring the interface dimensions and emotional processes to Interface Design(IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2021) Sousa, Andreia Pinto de; Almeida, Ana Margarida Pisco; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsThis paper explores the relations between interface dimensions and emo- tions and defines which dimension influences trust and credibility perception. This relation is structured by an Interface analysis framework grounded on five dimensions: visual, information architecture, interaction, social presence, and user experience. This exploration is reasoned in results from a broader study to infer design prin- ciples for credibility and trust. Previous literature in this field revealed that visual design influences credibility and trust processes, but our results show that the visual or aesthetic dimension is not the most influential dimension to trust and credibility perception. Instead, user experience and information architecture were considered the most influential dimensions. Based on these results and considering studies about emotions and digital products, it is possible to propose a relationship between positive emotions and interface dimensions. Our results present a contribution to the field of interface design, trust, and decision-making. They can support prac- tice and future studies, namely in what concerns website design, identifying the most influential Interface dimensions in credibility and trust perceptions (user ex- perience and information architecture), and the positive emotions associated with those dimensions such as kindness, respect, and confidence. Keywords: Interface Design, Emotions Trust, Credibility, eHealthItem Produção cultural mediada por smartphones: uma abordagem pós-fenomenológica dos media(IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2020) Delgado, Yuri Lima; Sousa, Andreia Pinto de; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsNeste artigo propõem-se discutir o papel dos novos media como forma de produção artística e cultural nas primeiras décadas do século XXI. Pretende-se estudar o cenário atual através da abordagem pós-fenomenológica, advin-da da área da Filosofia de Tecnologias, para trazer novo enfoque que permi-tisse ao pesquisador responder à seguinte questão de investigação: Em que medida os novos medias atuam no processo de criação artístico-cultural no período estudado? Como objetivos específicos pretende-se: i) expor as van-tagens da utilização da abordagem pós-fenomenológica para o entendimento dos media e de sua relação com o homem; e ii) refletir sobre as implicações morais e éticas concernentes ao processo de design de novas aplicações lar-gamente utilizadas. Os autores escolhidos para compor a corpo teórico do estudo foram selecionados com base na sua contribuição para o tema. Da análise realizada utilizando-se esse enquadramento, emergiram aspetos rele-vantes de ordem moral e ética que trazem ao centro dos debates atuais o pa-pel do designer na construção de aplicações móveis responsáveis pela pro-dução e disseminação de signos através das redes. Palavras-chave: Média, Artes, Tecnologias, Pós-fenomenologia, Ética