Cogitur : Journal of Tourism Studies
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Cogitur : Journal of Tourism Studies por autor "Ribeiro, Nuno F."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ensino Pós-Graduado de Turismo nos EUA : uma experiência portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Ribeiro, Nuno F.; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO presente artigo baseia-se numa intervenção do autor feita no âmbito do “Seminário sobre as Relações do Ensino Superior e da Investigação Científica com as Actividades Turísticas”, que decorreu na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Junho de 2008, subordinada ao tema do ensino pós-graduado em turismo, de alunos portugueses nos EUA. Tendo como ponto de partida a experiência pessoal do autor, o artigo aborda o sistema de ensino pós-graduado em turismo dos EUA, comparando-o com o português, com particular relevo para os diferentes percursos académicos, e efectuando a destrinça entre os dois principais tipos de instituições de ensino de turismo norte-americanas. O artigo aborda ainda as relações entre as instituições de ensino superior em turismo nos EUA e os organismos e empresas turísticas nomeadamente ao nível da pesquisa cientifica.Item Tourism representation and semiotics : directions for future research(Edições Universitárias Lusófonas, 2009-01) Ribeiro, Nuno F.; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO objectivo desta breve nota de pesquisa é dar a conhecer ao leitor um método de pesquisa científica em turismo relativamente pouco utilizado mas com um grande potencial - a análise semiótica, ou análise semiótica de conteúdo. Conquanto existam alguns estudos em que a análise semiótica é utilizada como método de pesquisa científica, nomeadamente na área da representação turística, o seu potencial permanece relativamente pouco explorado. Esta nota de pesquisa sumariza a literatura relevante nesta área, sublinha a sua importância, e apresenta uma série de possíveis avenidas de pesquisas futuras. Implicações práticas e académicas desta linha de inquérito são discutidas no final do artigo.