ECATI - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Teses de Doutoramento por autor "Costa, António Afonso"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Fotografia e construção da experiência cinemática : qual a influência da direção de fotografia na perceção da narrativa cinematográfica? Contributos para o estudo da relação entre a prática da fotografia e a construção da experiência cinemática(2022) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.Compreender a influência da fotografia cinematográfica na construção da experiência cinemática com enfoque nos aspetos narrativos e estéticos é o principal objetivo deste estudo. O percurso investigativo envolve a análise das variáveis do processo de construção fotográfica que influenciam a narrativa e a estética cinematográfica do ponto de vista da receção da obra. A construção de um filme pressupõe a participação e a colaboração de vários elementos especializados de diferentes departamentos que ocupam posições chave no domínio criativo. O realizador, como responsável principal pela obra artística, conta com a colaboração de outros criadores, como o diretor de fotografia, que concebe a imagem, e com outras participações, nomeadamente do responsável pelo desenho de produção, do criador da música, possivelmente do responsável pelos efeitos especiais, entre outros que, de uma maneira ou de outra, têm um maior ou menor grau de influência na conceção visual da obra. Este estudo concentra-se essencialmente no desempenho do diretor de fotografia na construção da narrativa cinematográfica. Interessa saber qual o grau de influência que a direção de fotografia tem na obra final. Importa explorar se, através de uma interpretação singular em termos da opção estética na utilização da iluminação, de movimentos de câmara, da composição de imagem por parte do diretor de fotografia, independentemente das orientações estabelecidas pelo realizador, a imagem obtida tem ou não um papel relevante no curso da perceção cognitiva do espetador. Este estudo procura obter respostas através de um ensaio empírico que consiste na filmagem de uma mesma cena com três diretores de fotografia diferentes. O mesmo guião é filmado pelo mesmo realizador, com os mesmos atores, a mesma equipa e o mesmo cenário; a única variação entre os filmes reside no diretor de fotografia. Os resultados são apresentados a uma audiência que constitui os grupos de foco, os quais de seguida, por sua vez, respondem a um questionário. O resultados são obtidos através da análise das respostas.