ECATI - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Teses de Doutoramento por título
A mostrar 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande : a imprensa local na (re)construção do mito(2018) Ferreira, António José Lopes; Ferreira, Nuno Estêvão, orient.Em 18 de janeiro de 1934 eclodiu em várias localidades de Portugal, nomeadamente na então vila da Marinha Grande, hoje cidade com cerca de 40 mil habitantes, um movimento insurrecional que pretendia derrubar o Estado Novo e, dessa forma, abolir a legislação que pretendia condicionar o sindicalismo livre. A ação revolucionária do operariado português, intentada fundamentalmente por anarco-sindicalistas e comunistas, unidos numa Frente Única, foi «esmagada» por Salazar, sem grandes dificuldades. O homem que liderou Portugal com «mão-de-ferro» até 1968 aproveitou a oportunidade para usar habilmente a imprensa escrita e, assim, passar ao povo a mensagem que mais lhe interessava, ou seja, permitiu que os jornais de referência à época publicassem as ações que contribuíram para desestabilizar a ordem pública, designadamente atentados bombistas, cortes de linhas férreas e interrupção de energia elétrica. Se por um lado o novo regime autoritário utilizou engenhosamente a comunicação, em contraponto esta foi uma das falhas dos revoltosos que conceberam e promoveram a ação insurrecional, uma das mais duras derrotas do movimento operário português. Oito décadas após o 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande, continua muito por esclarecer. Esta tese visa observar as representações do movimento insurrecional na imprensa regional e local do distrito de Leiria (O Mensageiro, A Voz do Domingo, Região de Leiria, Jornal da Marinha Grande, O Correio, Jornal da Marinha Grande e Jornal de Leiria - 1934- 1984), verificando-se de que forma o conteúdo político da ação foi plasmado no papel, desde logo entre a ditadura e a democracia, presumindo-se que existem diferenças significativas, devido à presença permanente do censor durante os anos em que perdurou em Portugal o Estado Novo. Há ainda a ter em conta a dimensão como a efeméride foi comemorada e as apropriações que foram sendo feitas ao longo dos anos, designadamente pelo Partido Comunista Português, ou melhor, pelos seus dirigentes, bem como as controvérsias que daí resultaram.Item Amachina: a dimensão paradoxal do interface na obra de arte interativa(2016) Neves, José Carlos Santos; Pinto, José Gomes, orient.Pretendemos com esta dissertação mostrar a dinâmica paradoxal do interface enquanto forma de expressão artística, onde é escolho e fundação para a determinação da obra de arte interativa. Escolho, enquanto enigma para a interatividade; é fundação, pois dele depende uma experiência artística de formato em aberto. Amachina é o objeto de estudo desta hipótese, tendo sido concebida como um interface entre humano e computador com autonomia estética e funcional para com este. Trata-se de fazer do interface a obra em si mesma, trazendo deste modo a atitude contemplativa do todo e a de descoberta do interface para um mesmo patamar. A noção do interface enquanto obstáculo à determinação da obra de arte interativa parte do princípio que aquele assume uma dimensão de desafio desligado do conjunto da obra quando é o foco do spect-acteur, comprometendo dessa forma os factores contemplativo e imersivo. A opção de esvaziar a Amachina de conteúdos mediados por computador visou mitigar a contaminação, por fatores externos ao objeto de interação, do estudo das implicações do interface na experiência artística. Amachina situar-se-á num contraponto à obra interativa que descura as mais valias estéticas e emotivas do interface enquanto máquina tangível, ao mesmo tempo que propõe formatos de interação alternativos ao postulado digital que em geral rege as obras daquele tipo.Item Cadastro predial em urbanismo: que modelo?(2009) Bordalo, Ana CristinaEntendendo o cadastro predial como uma tarefa do Estado indispensável, entre outras, às actividades de planeamento e à gestão urbanística, pretende-se a instituição de um sistema de informação predial que identifique todos os prédios e os direitos que sobre eles impendem, independentemente de se situarem à superfície, acima do solo ou no subsolo. Para o efeito, identificam-se as modalidades de inventários de informação predial ou cadastro predial existentes, os seus conteúdos, características, modalidades e formas de relacionamento ou interactividade e inventaria-se a tipologia de actos, de procedimentos e de actividades urbanísticas que dependem desta informação. Subsequentemente, avalia-se que tipos de dados podem ser relevantes na recolha e tratamento da informação sobre o solo e sobre os prédios nele existentes e faz-se o seu relacionamento com os tipos de informação cadastral identificados. Finalmente, enunciam-se os termos de referência de uma política de cadastro predial que permita instituir um sistema colaborativo de informação predial, numa base de Internet, e que, de forma sistemática, actualizada e consistente, com recurso à georreferenciação, identifique todos os prédios e os direitos que sobre eles e sobre as suas parcelas impendem, situem-se à superfície, acima do solo ou no subsolo.Item A cidade do Mindelo, 1820 - 2010 : uma visão morfológica da sua ocupação urbana(2018) Fonseca, Crisolita Fortes; Moutinho, Mário Caneva, orient.A presente tese de doutoramento visa a elaboração de uma análise do Mindelo, no período 1820-2010, com base em esquemas de ocupação urbana elaborados a partir dos desenhos da cidade. A integração dos desenhos das cidades como componente importante das análises morfológicas urbanas e fonte para à história permitiu a construção de uma visão morfológica a escala da cidade, interligando a sua ocupação urbana a fenómenos implicados na produção do espaço urbano, tendo como finalidade, uma melhor compressão da génese e transformações urbanas do Mindelo. Pretende-se a identificação dos elementos distintivos, as relações destes com o crescimento urbano e a pertinência do 'elemento' água na construção dos seus bairros periféricos, fomentando a identidade costeira dos lugares. Para tal são elencados, a orla marítima – 'elemento' água, a topografia – elevações e ribeiras, e o centro histórico – malha estruturada e conjunto arquitetónico, disseminando as respetivas potencialidades da paisagem urbana mindelense. O estudo abrange o intervalo temporal iniciado no primeiro 'plano' de base topográfica da cidade, seguindo-se até ao ano da elaboração dos primeiros instrumentos urbanísticos oficiais, após à independência do País. Esta análise tem na complementaridade das disciplinas de arquitetura e urbanismo, um suporte metodológico enquadrando conhecimentos de diferentes bases em morfologia urbana. Palavra-chave: Cidade do Mindelo; Ocupação urbana; Elementos distintivos; Bairros urbanos; Evolução morfológica.Item Cinema e objetos(2020) Alves, Júlio Manuel Lopes; Miranda, José Bragança de, orient.Este trabalho investiga a importância outorgada aos objetos no cinema. A sua metodologia empírica envolveu a realização de três filmes durante o período da investigação, a saber, Objetos entre Nós (2018), Casa Encantada (2018) e Sacavém (2019), os dois primeiros estreados nos festivais DocLisboa 2018 e, o último, no Indie Lisboa 2019. Os três filmes constituem a trave mestra da investigação, na medida em que é a partir deles que se procura testar a hipótese segundo a qual os objetos longe de desempenharem um papel meramente ornamental num filme — embora muitas vezes tenham essa função — surgem como elementos verdadeiramente decisivos na sua construção. A sua aparentemente materialidade, rigidez, inexpressividade, funcionalidade, características lhes são habitualmente atribuídas, podiam dar lugar — organizados de outras formas, construindo outras relações, dispostos de maneiras diferentes — a histórias complexas, profundas e a experiências estéticas audazes. Esta era a hipótese que queríamos testar nos três filmes que realizámos, nos quais os objetos surgem estruturados, em cada um deles, de maneira totalmente diferente. Desse trabalho empírico também faz parte a análise a quatro filmes The Clock (2010), de Christian Maclay, The Rope de Alfred Hitchcock (1948), The Human Voice de Jean Cocteau (1930) e Ladri di Biciclette de Vittorio de Sica (1948), que constituem, a nosso ver, exemplos paradigmáticos da relevância que os objetos podem adquirir nos filmes. Tanto o tema como a hipótese inscreviam-se num quadro mais geral: o tema da relação dos objetos com o humano e a hipótese, que o pensamento contemporâneo se tem forçado por mostrar, segundo a qual, os objetos são, nessa relação, sujeitos ativos na construção do homem e do mundo e que o seu valor depende do tipo de ligações criadas na estrutura onde estão inseridos. Haveria então que discutir esse aspeto. Daí que a parte literária da tese se inicie por propor a análise teórica dessa relação que se debruça sobre quatro momentos históricos: a Antiguidade e a Idade Média, a Modernidade e a contemporaneidade, examinando com maior detalhe este último momento.Item Comunicação e desenvolvimento : entre as dimensões teórica e prática do conhecimento(2020) Sousa, Ângelo Paulo Fino de; Álvares, Cláudia, orient.O desenvolvimento dos procedimentos cognitivo-comunicacionais deixa-se apreender no movimento de uma progressiva influência conceptual e metodológica de instrução lógico-formal. A consequência, cada vez mais explícita no nosso quotidiano, surge sob a égide de um distanciamento conceptual entre as parametrizações qualitativas do conhecimento, adquirido no perfil do saber enquanto exemplo, memória ou valor, e as suas parametrizações quantitativas, que o configuram, no perfil da informação, como esquema, registo ou cálculo. Dos juízos de valor para os juízos de facto progredimos no sentido de uma desontologização moral dos fenómenos sociais e humanos, visível na discrepância actual entre as reivindicações normativas das sociedades afirmadas como democráticas e as reivindicações empíricas nelas geradas pelas economias de mercado. Na salvaguarda do imprescindível equilíbrio ética-ciência, não podemos simplesmente preterir a pretensão de validade das perspectivas sócio- -epistemológicas baseadas na concepção intersubjectiva dos valores normativos, em favor da pretensão de veracidade das perspectivas sócio-epistemológicas fundadas na correcção sistémica das relações auto-organizacionais, sem aceitar correr o risco de uma inteira descaracterização do ‘humano’, compreendido, não como inevitabilidade essencial do ser mas, sim, como a realização da mais consensual e participada interacção entre indivíduos livres, atentos e compassivos.Item A construção da democracia em Portugal : análise dos discursos presidenciais de Ramalho Eanes e Mário Soares(2018) Vieira, Marta Regina Silva dos Santos; Álvares, Cláudia, orient.A presente investigação tem como principal objetivo analisar a construção do conceito de democracia nos discursos dos dois presidentes Portugueses, Ramalho Eanes e Mário Soares, entre 1975 e 1996, correspondendo aos primórdios da IIIª República, o qual marca a consolidação da democracia após o período de ditadura autocrática de Salazar e Caetano, com duração de quase cinco décadas. Incorporando o discurso político a história do local onde se inscreve, ele tem por objetivo agir sobre a realidade social e neste sentido constitui um elemento central na construção do conceito de democracia. O nosso corpora é composto por um conjunto de vinte discursos presidenciais, enquadrando dois tipos: os proferidos à nação em datas simbólicas e de significativa relevância histórica (Ano Novo, 25 de abril, Dia de Portugal e Dia da Implantação da República) e os proferidos por ocasião das Tomadas de Posse presidenciais. A partir dos conteúdos transmitidos nos discursos presidenciais, pretendeu-se compreender de que forma os dois Presidentes contribuíram, com as suas especificidades próprias, para o consolidação do projecto democrático e união da identidade nacional. Para esse efeito, recorreu-se a categorias, pensadas a partir dos conceitos de democracia e poder. O estudo do discurso político implica que se atenda quer à estratégia retórica, quer aos temas principais abordados nos discursos de Ramalho Eanes e Mário Soares, de modo a se entender de que modo as suas prioridades políticas convergiram e divergiram neste período de consolidação democrática. Foram assim formuladas categorias adicionais, contemplando estratégias da negação, inclusão (‘ingroup’ Vs. ‘outgroup’) e da linguística mediante a análise dos verbos utilizados. Recorreu-se à metodologia da análise de conteúdo com software de tratamento de dados NVivo, como base para a nossa discussão e reflexão sobre os resultados obtidos. É possível concluir, com base nos dados coligidos, que Ramalho Eanes predomina na maioria das categorias e subcategorias, significando isto que ele contribuiu de forma mais ativa para a construção e consolidação do conceito de democracia em Portugal do que Mário Soares. Mário Soares tem essencialmente um tema principal de pano de fundo, o do processo de democratização: enaltece os órgãos e instituições, o percurso e avanços alcançados para depois, mais tarde, vir a colocar um conjunto de interrogações acerca do caminho que havia já sido percorrido. Concluímos reforçando a ideia de que, apesar das suas particularidades próprias, tanto Ramalho Eanes como Mário Soares contribuíram de modo significativo para um determinado entendimento de democracia através dos seus discursos políticos presidenciais, os quais são indissociáveis dos factores conjunturais que marcaram o seu contexto espácio-temporal.Item A curadoria entendida enquanto ato artístico : o caso WAIT(2021) Franco, Orlando Miguel GasparA presente investigação resulta de um trabalho contínuo, que buscou compreender as relações entre reflexão teórica e prática artística implicadas na construção do projeto WAIT. A práxis do artista é sempre um território complexo onde abundam as questões. Questões em torno da imagem e as suas aparências, questões em torno da materialidade da obra, questões em torno da forma de a dar a ver. Torna-se determinante encetar sempre que possível um campo para a investigação, que abarque todos estes processos. Neste sentido esta dissertação percorre um campo de reflexão e interrogação em torno dos fenómenos da imagem, da sua aparição à sua receção. De que forma os artistas lidam com o crescente número de imagens, de que modo produzem uma eleição, para acolherem as suas imagens. Foi também necessário recorrer a um conjunto de referências históricas que protagonizam a importância dos novos media na produção e exposição de obras de arte. Tornou-se assim necessário traçar um percurso que analisa a história das práticas da instalação de imagem em movimento, recorrendo às práticas da instalação-filme e instalação vídeo durante o século XX. Não deixámos de parte a importante mudança que ocorre no século XIX com o surgimento da fotografia e do cinema. A exposição WAIT assume-se como zona central de estudo, neste trabalho, pelos motivos que elencamos em seguida: Pode uma exposição constituir-se enquanto objeto artístico? Podemos entender a exposição como uma décima arte? Para isso, este trabalho pretende também investigar alguns dos fenómenos recentes em torno das práticas curatoriais, nas suas mais diversas expressões, em particular quando o curador é em simultâneo artista visual. Por último, esta dissertação, apresenta um conjunto de elementos estruturais à prática artística, que influenciaram a conceção da exposição WAIT.Item Da arché ao arquivo e do arquivo a arché: o gesto arquivial como conceito e método na prática artística contemporânea(2020) Barata, Hugo Miguel Marques das Neves; Miranda, José Bragança de, orient.Um resumo desta investigação deve, primeiramente, justificar a sua intitulação: Da Arché ao Arquivo e do Arquivo a Arché: O gesto arquivial como conceito e método na PRÁTICA ARTÍSTICA contemporânea. Pretende-se constituir uma aceção que permita, ou revele, um fio condutor de acesso ao Real, e que na nossa tese é tudo o que se encontra fora do Arquivo. No fluxo entre a ARCHÉ originária e o contemporâneo, faz-se a leitura do presente a partir do qual as obras de arte qua arquivos transportam, finalmente, o presente para o futuro, a partir de um processo de ANARQUIVAÇÃO constante. Existe uma contradição intrínseca que caracteriza o arquivo e que induz a sua insofismável dinâmica criativa. A contingência dos estatutos do ARQUIVIAL e do ARTÍSTICO, e a permeabilidade destas duas categorias tidas como tradicionalmente distintas - uma obra e a documentação (mesmo que seja documentação de uma obra) - colocam em evidência as convenções institucionais que mantêm a distinção entre estes dois gestos. Algumas destas tentativas de esclarecimento e comentário procurarão ser respondidas partindo do arquivo como OPERACIONALIZANTE, em GESTO anarquivial, de uma estética e uma mecânica de investigação em arte, assente em processos de construção do trabalho prático que parecem considerá-lo uma espécie de ESTILO CONTEMPORÂNEO em espaço SUBMEDIAL. Aqui, o conceito de Arché não é olhado como um ponto de partida mas enquanto lugar de chegada, procurando dar a ver uma manifestação em POTÊNCIA. Talvez a função do arquivo não consista meramente em ilustrar ou representar a história ou em agarrar-se às memórias da própria, como se de um espelhamento pelo qual se realizou «de facto», no Real. Pelo contrário, talvez o arquivo constitua o pré-requisito necessário para algo que emerge, porque só no arquivo, que «já lá está», somos capazes de comparar o novo com o antigo, o presente com o passado projetado no FUTURO.Item O desenvolvimento territorial e a conservação da paisagem cultural : paisagem cultural do núcleo rural de Testo Alto em Pomerode - SC - Brasil(2017) Faes, Cassandra Helena; Mateus, José Diogo da Silva, orient.O reconhecimento do patrimônio pelo conceito de Paisagem Cultural já é difundido na Europa desde a convenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de 1992, mas ainda é recente no Brasil, onde alcançou relativo impulso em 2009 com a chancela do Instituto do Patrimônio Histórico Brasileiro (IPHAN) e sua aplicação em 2011. Este projeto de pesquisa, integrante do doutoramento, tem por objectivo principalinvestigar a dinâmica de desenvolvimento territorial e o processo de transformação da paisagem cultural. A partir desta investigação que se enquadra no método hipotético-dedutivo, pretende-se apontar diretrizes -conclusões que são objectivos derivados -para a gestão da paisagem cultural, tomando como objecto de pesquisao município de Pomerode/SC/Brasil, no sentido de definir um conjunto de ações tendentes à valorização e preservação da paisagem cultural suportando o desenvolvimento do território. Para atingir esse objetivo, partimos de um enquadramento internacional sobre a valorização e gestão destes recursos e tomamos como caso de estudo o núcleo rural de Testo Alto no município de Pomerode/SC/Brasil. Analisaremos e identificaremos o impacto da preservação e valorização patrimonial no desenvolvimento territorial, bem como a implicação do desenvolvimento territorial nos acervos. A partir do objecto de estudo tentaremos compreender as ações e esforços governamentais e das comunidades locais para a preservação do patrimônio de paisagem existente. Esta investigação permitirá, pensamos, compreender as razões que levam a que os municípios brasileiros, apesar da importância da preservação da paisagem cultural, não apostam numa política integrada identificando um conjunto de estratégias e ações que permitam uma integração da dinâmica territorial no desenvolvimento das regiões, tomando como exemplo o municípiode Pomerode. Com isto esta pesquisa subsidiará os trabalhos desenvolvidos na Prefeitura de Pomerode e no Projeto “Roteiros Nacionais de Imigração em Santa Catarina” IPHAN/SC, procurando integrá-lo às dinâmicas de desenvolvimento das cidades do Médio Vale do Itajaí. Este estudo constitui-se, também, uma ferramenta para o apoio na implementação de políticas públicas de desenvolvimento integrado, no campo da gestão de paisagens culturais. Para a realização do trabalho utilizou-se uma abordagem qualitativa, organizando-se em trêsmomentos: pesquisa bibliográfica,documental e survey.Item Empoderamento, bem-estar e acessibilidade em jogos digitais(2022) Mira, Carla Patrícia Gonçalves e Sousa; Damásio, Manuel José, orient.Devido às suas características únicas, os jogos têm sido cada vez mais estudados como relevantes para a aprendizagem, representação, empoderamento, bem-estar e, em última análise, inclusão social. No entanto, no campo da deficiência em geral e da Deficiência Intelectual (DI) em particular, estas vantagens estão ainda imersas num conjunto de barreiras e obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade deste medium e da falta de representação nos processos de investigação e criação. A presente coletânea de artigos científicos propõe uma abordagem conceptual e empírica a estas questões, com o objetivo principal de explorar o papel dos jogos digitais no empoderamento e bem-estar das pessoas com DI. Na abordagem empírica implementámos um processo de Investigação de Ação Participativa, envolvendo adultos com DI (N = 14) e estudantes do ensino superior (N = 17), visando três objetivos principais: (a) explorar a eficácia desta abordagem no empoderamento e bem-estar de adultos com DI institucionalizados; (b) verificar a viabilidade das abordagens participativas para a promoção da acessibilidade em jogos; e (c) explorar o valor pedagógico desta atividade no desenvolvimento profissional de futuros game designers e game developers. Nesta medida, a metodologia adotada incluiu uma abordagem etnográfica ao processo de criação colaborativa de jogos, envolvendo ambas as amostras, alinhada com avaliações pré e pós-processo. Entre Março de 2020 e Fevereiro de 2021 foram realizados: um focus group sobre interesses e hábitos mediáticos, nove sessões de criação participativa com feedback do público alvo, três rondas de playtesting e 162 sessões de jogo com adultos com DI. Deste processo resultaram 10 jogos acessíveis para pessoas com DI — criados considerando os seus interesses, necessidades, características cognitivas e motoras —, e 10 interfaces tangíveis (controlador) concebidos à medida de cada jogo. Os resultados obtidos sublinham a eficácia da abordagem apresentada na promoção do empoderamento e do bem-estar em adultos com DI, registando-se níveis estatísticos significativamente superiores após o processo (p < .05) que foram corroborados pelos dados da observação participante. Quanto aos estudantes, observaram-se níveis estatisticamente mais baixos (p < .05) de atitudes de preconceito em relação a pessoas com DI e um maior conhecimento da implementação de características de acessibilidade em jogos. O referido empoderamento, parece ter sido promovido pela aplicação de um processo criativo participativo de desenvolvimento, do qual resultaram um conjunto de jogos ajustados às narrativas e experiências das pessoas com DI. Embora este trabalho seja um estudo de caso com uma amostra limitada e desenvolvido num contexto específico, é possível identificar as suas potenciais contribuições para uma maior inclusão de pessoas com DI na indústria de jogos e nos estudos dos media. Sendo esta uma questão de direitos, também é estratégia exequível para abordar questões de acessibilidade e representação. Os resultados deste estudo podem ajudar a enquadrar uma discussão mais ampla sobre a inclusão das vozes dos grupos sub-representados por via dos jogos e como estas estratégias podem ser parte da formação dos futuros profissionais daquela área.Item A epistemologia da escolha: sobre a possibilidade da simulação artificial da inteligência humana(2014) Castro, José Paulo Garcia de; Leite, Manuel da Costa, orient.A simulação do pensamento humano é um dos objectivos principais da Inteligência Artificial. No entanto, a sua exequibilidade é um problema que permanece em aberto. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para a discussão filosófica da exequibilidade desse programa, aduzindo um argumento especulativo que se designou por «Argumento da Variabilidade Nomotética». O argumento conduz a uma contradição que sugere a impossibilidade computacional daquela simulação e a existência de livre arbítrio na natureza.; e deixando em aberto a possibilidade de uma teoria sobre a natureza que inclua a volição como uma das suas propriedades. Apresenta-se ainda, num plano meramente conjectural, especulativo, uma estrutura de análise possível para a acção volitiva humana, como contributo para o que designámos uma Epistemologia da Escolha.Item Estratégias para a criação de franchises transmédia(2023) Silva, Marco Filipe Fraga da; Damásio, Manuel José, orient.A presente investigação propõe um modelo de criação de franchises transmédia com génese na banda desenhada resultante da investigação efetuada na componente teórica e da construção do franchise de ficção especulativa intitulado Crónicas do Tempo e do Espaço na componente prática. Na componente teórica, enquadrada no transmédia no cinema, o enfoque foi dado em áreas como a banda desenhada (BD), a ficção especulativa, a pré-produção cinematográfica, o storytelling e o worldbuilding. Procurou-se definir e compreender como estas áreas se articulam no desenvolvimento de um franchise transmediático. Na componente prática, várias metodologias e estratégias foram aplicadas na construção de um universo ficcional expandido que se materializou num conjunto de guiões que foram posteriormente adaptados para o meio da banda desenhada e publicados e promovidos de diferentes formas, recorrendo a diversos meios. Vários elementos relacionados com o storyworld das Crónicas do Tempo e do Espaço foram compilados numa Bíblia de Produção que, em conjunto com as narrativas publicadas no formato de banda desenhada, permitirão o contacto com colaboradores independentes e produtoras de audiovisuais e de videojogos para a futura transmediação do universo ficcional produzido. Todo o processo teórico-prático permitiu o desenvolvimento de um modelo para a criação de franchises transmédia composto por quatro fases que correspondem à pré-produção de um storyworld expandido, produção de uma banda desenhada que permitirá o lançamento do franchise, compilação de materiais numa Bíblia de Produção que servirá o propósito de contactar colaboradores e empresas que permitam alcançar a última etapa do modelo – a disseminação transmediática da propriedade intelectual. A fase da transmediação apresenta três categorias de transmedia storytelling – intracomposicional, intercomposicional e complexo – e três tarefas essenciais – design da narrativa, design da experiência e design da interação – que permitem alcançar a transmediação através de pelo menos três média distintos. Palavras-chave: banda desenhada, pré-produção cinematográfica, ficção especulativa, modelo de transmediação, transmedia storytelling, worldbuildingItem Fotografia e construção da experiência cinemática : qual a influência da direção de fotografia na perceção da narrativa cinematográfica? Contributos para o estudo da relação entre a prática da fotografia e a construção da experiência cinemática(2022) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.Compreender a influência da fotografia cinematográfica na construção da experiência cinemática com enfoque nos aspetos narrativos e estéticos é o principal objetivo deste estudo. O percurso investigativo envolve a análise das variáveis do processo de construção fotográfica que influenciam a narrativa e a estética cinematográfica do ponto de vista da receção da obra. A construção de um filme pressupõe a participação e a colaboração de vários elementos especializados de diferentes departamentos que ocupam posições chave no domínio criativo. O realizador, como responsável principal pela obra artística, conta com a colaboração de outros criadores, como o diretor de fotografia, que concebe a imagem, e com outras participações, nomeadamente do responsável pelo desenho de produção, do criador da música, possivelmente do responsável pelos efeitos especiais, entre outros que, de uma maneira ou de outra, têm um maior ou menor grau de influência na conceção visual da obra. Este estudo concentra-se essencialmente no desempenho do diretor de fotografia na construção da narrativa cinematográfica. Interessa saber qual o grau de influência que a direção de fotografia tem na obra final. Importa explorar se, através de uma interpretação singular em termos da opção estética na utilização da iluminação, de movimentos de câmara, da composição de imagem por parte do diretor de fotografia, independentemente das orientações estabelecidas pelo realizador, a imagem obtida tem ou não um papel relevante no curso da perceção cognitiva do espetador. Este estudo procura obter respostas através de um ensaio empírico que consiste na filmagem de uma mesma cena com três diretores de fotografia diferentes. O mesmo guião é filmado pelo mesmo realizador, com os mesmos atores, a mesma equipa e o mesmo cenário; a única variação entre os filmes reside no diretor de fotografia. Os resultados são apresentados a uma audiência que constitui os grupos de foco, os quais de seguida, por sua vez, respondem a um questionário. O resultados são obtidos através da análise das respostas.Item O fundamento sónico e a rádio(2018) Ventura, Jorge Bruno da Costa; Ribeiro, Luís Cláudio, orient.A investigação aqui apresentada analisa um conjunto de características e acontecimentos relevantes da história da rádio, capazes de mostrar a evolução do meio ao longo do tempo através da construção de um quadro epistemológico com destaque para o impacto do médium ao longo da sua existência e tendo em conta o seu fundamento enquanto meio sonoro e elemento de construção de comunidades A capacidade de atração que os fundamentos da rádio apresentam tornam forçosa a compreensão de fenómenos associados à construção de uma dinâmica própria de um meio puro que utiliza o som como elemento estrutural e funcional. Ao longo da sua história a rádio foi adicionando funções que não estavam presentes na sua génese e que são sustento da importância que ainda hoje a rádio assume, independentemente da estratificação social, regimes políticos e tecnologia disponível. Demonstra-se que o fundamento sónico da rádio ofereceu ao médium novos espaços agregados a uma valência própria de cada época. No presente trabalho destacamos aspetos relacionados com uma génese da rádio associada a um conjunto de necessidades humanas, funções que foram reforçando o papel da rádio do ponto de vista técnico, social, artístico, político e, também, económico, através da criação de um modelo de negócio capaz de oferecer subsistência à rádio. Por último, interessou-nos analisar a deslocação da rádio para o digital e, sobretudo, para o seu ingresso nas novas plataformas tecnológicas, alterando parte das suas funções de meio puro sonoro e constituindo híbridos associados ao sentido da visão.Item Governance matters for the conservation of the urban heritage the case of four world heritage sites in Latin America = Importância da governança para a conservação do património urbano no caso de quatro sítios do patrimônio mundial na América Latina(2014) Rojas Topp, Hector Eduardo; Moutinho, Mário, orient.A tese discute a governança do processo de conservação do património urbano focando os factores subjacentes que enquadram as decisões de conservação e influenciam a alocação de recursos para este esforço. A tese propõe um enquadramento analítico para estudar o processo de tomada de decisão de áreas patrimoniais urbanas utilizando uma abordagem baseada em valores. A utilidade do enquadramento é testada analisando quatro casos de preservação do património urbano em centros históricos da América Latina incluídos na Lista do Património Mundial da UNESCO: Oaxaca (México), Quito (Equador), Salvador Bahia (Brasil) e Valparaíso (Chile). A tese conclui que a conservação sustentável das zonas de património urbano exige: que a sua extensa gama de valores socioculturais e económicos seja apreciada por um amplo espectro de atores sociais; que devem participar ativamente no sentido de s tornarem atores comprometidos, e; alcançar um equilíbrio delicado entre conservação e desenvolvimento. Para tal, a conservação do património urbano deve ser plenamente incorporada nos objetivos de desenvolvimento da comunidade; Os sítios patrimoniais precisam ser disponibilizados para usos com a demanda solvente nas comunidades, permitindo a sua reabilitação adaptativa para usos contemporâneos; e que as instituições responsáveis pela conservação do património precisam para se tornarem parte integrante do quadro institucional, parcerias para promover o desenvolvimento social e económico das comunidades.Item O hiperobjeto artístico e a autonomia da curadoria : novos media e modelos expositivos(2023) Lança, Constança Pérez Babo; Miranda, José Bragança de, orient.A presente investigação tem como objetivo nuclear analisar o impacto da arte dos novos media na autonomia da curadoria. Propõe-se a Tese de que tais obras de arte se tratam de hiperobjetos que problematizam e reconfiguram o contexto expositivo e museológico, uma vez que escapam e rejeitam as categorias da Estética, exigem novos modelos expositivos e inauguram dinâmicas inéditas de participação. Inviabilizam o controlo absoluto por parte quer do curador, quer da instituição e do próprio artista, impondo a reestruturação do sistema hierárquico institucional. Sugerem, inclusivamente, um novo museu. Perante este enquadramento, identifica-se e declara-se, doravante, uma nova etapa de crise na esfera da arte. Com efeito, para além das reformas e dos obstáculos já anteriormente decorridos na arte, a estrutura, o sistema e a hierarquia desta vêm-se destabilizados e fragilizados pelo hiperobjeto artístico, nomeadamente na medida em que este altera as relações entre obra, artista, espectador, curador e museu. Emerge um artista curador, criador de situações dinâmicas e relacionais, e um espectador decisor e coprodutor. Ao mesmo tempo, reforça-se a diluição de dicotomias e princípios modernos sugerindo um novo que não se define pelo progresso, mas pela pós produção e pela metamorfose. Conduz-se, ainda, ao debate da “imaterialidade” da obra de arte, e, no seu seguimento, à recusa da classificação dos objetos dos novos media enquanto imateriais. Neste âmbito, a investigação sustenta-se em teoria da Estética, sobretudo em Hegel, na viragem tecnológica anunciada por Walter Benjamin, na Estética Relacional de Nicolas Bourriaud e na redefinição dos objetos a partir do conceito “hiperobjeto” de Timothy Morton. Estudam-se, igualmente, a obra de Marcel Duchamp, as transformações na arte desde os anos 1960, e, especialmente, a década de 1990, na qual se situa o eclodir da tecnologia digital no contexto artístico e institucional, período durante o qual se testemunhou a transição para uma criação artística menos “objetual”, mais híbrida, participativa e interativa. Assim se atravessa da obra modernista à hiperobjetual. É também a partir daqui que se permite identificar e avaliar de que formas se manifesta e atua a hiperobjetualidade no campo artístico, principalmente ao nível da sua interferência na curadoria e na exposição, nesta última, sublinhe-se, tanto enquanto espaço como obra de arte. Constata-se que os hiperobjetos são instáveis e desenham-se caso a caso, razão pela qual impedem o estabelecimento de um conjunto de modelos expositivos continuamente aplicáveis. Pelo contrário, requerem soluções individuais e propícias a sucessivas reformulações e renegociações. Assim sendo, apontam-se, para análise e estudo de caso, exemplos de formatos, eles mesmos flexíveis, móveis, adaptáveis, híbridos e híper, que representem e respondam aos desafios impostos pelos novos media à curadoria. O primeiro, e a partir do qual se aprofunda o debate da (i)materialidade, será a exposição Les Immatériaux (1985, Centre Georges Pompidou), concebida por Jean-François Lyotard e Thierry Chaput. O segundo caso, a obra Immaterial Display (2021), discutida mediante o contexto da exposição itinerante Matter, Non-Matter, Anti-Matter (2021-2023) e do projeto Beyond Matter – Cultural Heritage on the Verge of Virtual Reality (2020-2023), iniciados pelo Zentrum fur Kunst und Medien Karlsruhe (ZKM). A peça em causa consiste num paradigma de novas modalidades curatoriais, expositivas, receptivas e experienciais, bem como num exemplar de hiperobjeto. Daí se avança com a proposta de um novo museu, o hipermuseu. Immaterial Display, mas também Les Immatériaux e várias ações do projeto Beyond Matter, realizam-se e projetam-se, com efeito, para lá da matéria, consolidando-se, assim, enquanto eventos da expressão e da concretização do tecnológico no campo artístico. É neste quadro que este estudo se inscreve e no qual pretende, de certo modo, constituir um manifesto da condição digital, virtual e hiperobjetual da arte. Atenta-se a demonstrar que a arte, enquanto campo no qual se inclui a curadoria, a par dos restantes domínios humanos, encontram na tecnologia o seu mediador e o seu vínculo a tudo o que, no mundo, os excede. Palavras-chave: arte dos novos media; hiperobjeto; curadoria; tecnologia; digital; virtual; museu; espectadorItem O impacto da política de austeridade no sector imobiliário e os seus efeitos no território urbano da área metropolitana de Lisboa(2020) Araújo, Luisa Manuela Soares; Moreira, Fernando João, orient.A crise financeira internacional (2007/08) iniciada no mercado subprime da habitação dos Estados Unidos desencadeou uma forte contração da disponibilidade de crédito a nível global, dando início a um período recessivo com repercussões mundiais. O impacto desta situação na Europa foi devastador, na medida em que a conjugação entre o congelamento do crédito e a contração da procura internacional, viriam a provocar recessão nos países com economias mais frágeis, fundamentalmente as do sul europeu. No caso particular da Irlanda, da Grécia e de Portugal, o agravamento das respetivas condições, económica e financeira, confirmou, entre 2010 e 2011, a necessidade de ajuda externa, submetendo cada país a um Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, supervisionado por instituições internacionais (FMI, BCE e Comissão Europeia). Concomitantemente, um novo contexto emerge, caracterizado por um forte condicionalismo à política económica e fiscal nacional, ao mercado de trabalho, ao desenvolvimento urbanístico e ao papel do Estado na sociedade. Na geografia da crise europeia confirmou-se empiricamente que a perda de emprego na atividade económica, em geral, e no sector da construção, em particular, surge claramente como uma das consequências mais diretas do impacto da crise e das medidas de austeridade decorrentes, não obstante, constata-se, que este processo ocorreu de forma desigual no seio da UE (28), penalizando fundamentalmente os Estados-Membros que apresentam uma sobrevalorização da atividade do sector da construção cujo peso distorce a estrutura da produção nacional, como é o caso da Irlanda, da Grécia, da Letónia, de Espanha e de Portugal. No território português constata-se que após um período de crise pontuado por um enfraquecimento da estrutura produtiva do sector da construção e por uma diminuição das condições de vida (com contração de rendimento e perda de emprego), despontam alguns sinais que indiciam uma retoma da normalidade do investimento e da atividade construtiva e imobiliária. Efetivamente, a conjugação dos fatores macroeconómicos com os incentivos criados pelos programas estatais contribuíram para impulsionar o crescimento económico, a confiança dos investidores internacionais, o financiamento e o investimento no país. Reconhecendo que as repercussões territoriais desses processos afetam fundamentalmente a região do Algarve e a AML, e nesta, os municípios de Lisboa, de Oeiras e de Cascais. E destes, assumindo Lisboa o maior protagonismo ao nível nacional, em termos de incremento da procura, de transações imobiliárias e de valorização do imobiliário residencial. A crise financeira e a política de austeridade subsequente ao reduzir significativamente a capacidade do Estado em dar respostas, representando de certa forma uma crise (falência) do Estado Social, coloca, contudo, desafios importantes ao Estado, que se vê forçado a repensar o seu papel na sociedade, e à sociedade civil, que se vê incitada a desempenhar um papel mais relevante no sentido de encontrar (e viabilizar) soluções para os problemas que outrora eram assegurados pelo sector público.Item The interplay of communication and health: the potential of communication technologies to promote health in school-based nutrition interventions with children(2023) Vaquinhas, Sara Henriques Fonseca Azevedo; Damásio, Manuel José, orient.Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da comunicação em saúde, focando-se no potencial da comunicação e das suas tecnologias para promover a mudança de comportamentos de saúde em intervenções escolares na área da nutrição. A comunicação em saúde é um campo científico relevante que resulta da interseção entre o campo da saúde e da comunicação, destacando o papel fundamental da comunicação nas intervenções em saúde. Esta dissertação progrediu em três fases, incluindo cinco estudos no total, que evoluíram de uma abordagem teórica e exploratória para uma abordagem pragmática e empírica. A primeira fase é teórica e inclui dois estudos – 1) uma perspectiva integrativa dos modelos de mudança de comportamento em saúde e 2) uma revisão sistemática da literatura de intervenções de comunicação em saúde no contexto escolar. A segunda fase do projeto aplica uma abordagem exploratória incluindo dois estudos – 3) um inquérito online a pais sobre hábitos alimentares e intervenções de saúde que fazem uso de tecnologias de comunicação e 4) a análise da cobertura noticiosa nacional sobre alimentação nas escolas. A terceira fase centrou-se numa metodologia empírica e incluiu uma intervenção em saúde em contexto escolar sobre nutrição, com crianças dos 9 aos 12 anos. Os estudos desenvolvios nesta dissertação são complementares e contribuem para a compreensão teórica e empírica aprofundada do papel da comunicação e do potencial das suas technologias em intervenções de promoção da saúde. Palavras-chave: comunicação em saúde, intervenção em saúde, tecnologias da comunicação, mudança de comportamento em saúde, nutrição.Item La proporción de la deformación en las obras y los textos del cine(2016) Marino, Iván; Pinto, José Gomes, orient.A tese que prossegue pesquisa, através do conceito de «deformação», as ecléticas noções sobre os princípios essenciais do cinema, a partir dos quais os autores e a crítica delinearam, ao longo do século XX, os critérios de verdade para julgar a pertinência das obras realizadas. Em nossa tese, a «deformação» é um constructo teórico centrado na dinâmica do conceito de negatividade. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que a deformação é o anverso do modelo de perfeição que determinou o desenvolvimento dos relatos consumados do cinema (sua «oficialidade»). O estudo da deformação cumpre, portanto, a função de desviar hipoteticamente o percurso do cinema através do caminho que omitiu o produto do seu contexto, da sua própria torpeza ou, ainda pior, dos seus «êxitos». Em outras palavras, a deformação pode ser vista como um caminho alternativo onde o cinema coabita com os espectros que constituem a imagem fantasmática da sua própria negatividade.