Revista Lusófona de Educação n.º 63 (2024)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 63 (2024) por autor "Carmo, António"
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Item Contributo das dinâmicas das práticas de ensino supervisionadas para a transformação das práticas docentes na ascola(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Carmo, António; Salis, Gabriela; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoContexto e Objetivo: No contexto da formação de professores, nos Mestrados de Didática do Ensino, em particular na unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional, os mestrandos, Estudantes da Prática de Ensino Supervisionada exercem essa prática no terreno, com os Professores Orientadores Cooperantes. É dada uma especial relevância às evidências recolhidas em sala de aula, pelo que se coloca em destaque a formação centrada na prática, a cultura de investigação, a colaboração, e ainda a qualidade da supervisão pedagógica. Sendo uma prática de colaboração, implica um crescimento mútuo e por essa razão, levantamos a seguinte questão “Qual o contributo das dinâmicas das práticas de Ensino Supervisionadas para a transformação das práticas docentes na escola?” A partir da questão formulada temos os seguintes objetivos: 1) Analisar possíveis contributos das práticas dos formandos na (trans)formação das práticas docentes dos professores experientes da escola. 2) Analisar o impacto do desempenho das funções de orientador cooperante no seu desenvolvimento profissional. 3) Compreender o contributo da componente de investigação durante a formação inicial dos professores. Método: desenvolveu-se uma investigação qualitativa interpretativa e fenomenológica, tendo sido os entrevistados inquiridos no ambiente escolar. Os dados foram recolhidos através do inquérito por entrevista a dez professores em formação, na fase final do estágio, e a nove Professores Orientadores Cooperantes pertencentes a cinco escolas. Resultados: As expressões mais frequentes dos Professores Orientadores Cooperantes e os Professores em formação em relação aos modelos e estilos supervisivos, são “diálogo”, “reflexão” e “colaboração”. A colaboração é também uma expressão muito focada, tanto pelos professores orientadores cooperantes, como pelos formandos. Conclusão: A elevada frequência da expressão “colaboração” realça a pertinência deste pressuposto em todo o processo supervisivo. Os orientadores cooperantes, ao desenvolverem um trabalho colaborativo com os seus formandos conseguem retirar proveito dessa relação diádica, tanto no que toca à prática profissional do formando como ao desempenho das suas funções como professor, esse benefício reflete-se em toda a comunidade, contribuindo para o crescimento profissional do Professor Orientador Cooperante.