Revista Lusófona de Educação n.º 63 (2024)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 63 (2024) por autor "Finatti, Renata Riva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Gestão democrática como currículo da educação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Souza, Ângelo Ricardo de; Finatti, Renata Riva; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO trabalho pretende colocar luz sobre o debate de uma democracia possível não apenas como instrumento e método de gestão da educação e da escola a que tem se vinculado nos estudos e pesquisas da área, mas como processo, princípio e currículo, constituinte, portanto, das relações que se estabelecem nos processos educativos. Para tanto, o texto se estrutura a partir de uma tomada teórica em Norbert Bobbio, a partir do qual se explora o conceito da democracia como princípio, ou educação da e para a democracia, e segue com breves análises de referencial teórico que trata a ideia de democratização da pedagogia, das práticas, dos currículos. Com a finalidade de reconhecer a democracia como objetivo educacional, o estudo baseou-se, também, em levantamento bibliográfico no Portal de Periódicos CAPES, dentre trabalhos em língua portuguesa, com o intuito de verificar como a literatura vem tratando a temática. O estudo conclui indicando a necessidade da construção de processos democráticos que tenham seus alicerces na gestão da educação e da escola, que se tornem princípio das relações e práticas que se estabelecem nas instituições e, especialmente, conduzam a uma educação da democracia.