Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 64 (2024) por autor "Coelho, Keila"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Metodologías activas e innovación en la enseñanza de la fonética portuguesa como lengua extranjera(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Coelho, Keila; Nogueira, João; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste estudo, realizado na Universidade de Sevilla (Espanha), durante os anos acadêmicos de 2022 e 2023, teve como objetivo investigar a eficácia das metodologias ativas no ensino da fonética portuguesa como língua estrangeira. Configurando-se como um relato de experiência, a pesquisa buscou explorar a aplicabilidade e os resultados dessa abordagem específica no contexto universitário. A amostra consistiu em 46 alunos de diferentes nacionalidades, com idades variadas entre 19 e 50 anos, distribuídos em diferentes níveis de proficiência no idioma português, abrangendo os níveis A2 e B1. A metodologia utilizada envolveu a implementação de atividades interativas e práticas, incluindo jogos de pronúncia, exercícios de identificação de sons e práticas de repetição guiada. Além disso, foram empregadas técnicas de aprendizagem colaborativa e recursos audiovisuais para auxiliar no processo de aquisição fonética. Os resultados da pesquisa revelaram uma melhoria significativa na capacidade dos participantes em identificar e reproduzir sons específicos da fonética portuguesa, demonstrando um aumento na compreensão auditiva e na pronúncia precisa dos alunos.