Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano VI, nº 12 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano VI, nº 12 (2007) por autor "Gilz, Claudino"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desafios do contexto histórico-legislativo da formação do professor do ensino religioso no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Gilz, Claudino; Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Perobelli, Rachel de Morais Borges; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA disciplina de Ensino Religioso, ampliada pela “Educação Religiosa” como área de conhecimento, aos poucos vai tomando o seu espaço no currículo escolar. O debate para uma formação inicial e continuada tem considerado as urgências e necessidades dos novos tempos. Entretanto, não basta que pareceres e resoluções simplesmente estabeleçam as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, incluindo uma área de conhecimento qualificada como Educação Religiosa. Há de se buscar um maiora profundamento dos elementos integrantes de sua natureza e o conseqüente tratamento metodológico a ser-lhe dispensado nessa nova condição. Isto não será possível,sem que se leve em conta a formação de profissionais capacitados a compreender a natureza da disciplina e desenvolver as habilidades e competências para um desempenho como profissionais da educação. Por isso, esse artigo levanta algumas questões histórico-legislativas no intuito de perceber como se dá o processo de inclusão desse profissional no sistema de ensino, com a justa garantia de seus direitos, como acontece com os demais professores que atuam nas outras áreas do currículo.Item “O quê?” e o “Para quê?” do ensino de Religião na escola e na formação do professor(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Gilz, Claudino; Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho busca contribuir com o debate sobre “o quê?” e o “para quê?” do ensino de religião na escola e na formação do professor. Discorre sobre as luzes e sombras do livro didático e na sua utilização diária em sala de aula pelo corpo docente e discente. Discute a pertinência do livro didático na implantação do modelo de Ensino Religioso inaugurado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,nº 9.394/96. Apresenta um breve relato de uma pesquisa realizada com professores escritores e não-escritores de um livro didático de Ensino Religiosoii a respeito de aspectos,tais como: a concepção de educação, a concepção religiosa, o conteúdo, a metodologia e a linguagem.