Cadernos de Investigação Aplicada
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Cadernos de Investigação Aplicada por autor "Pinto, Fernanda"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Diferenciação pedagógica e prevenção das desigualdades educativas : breve contributo reflexivo(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Pinto, FernandaPretende-se com esta reflexão acrescentar um olhar sobre o conceito de diferenciação pedagógica enquanto instrumento que pode permitir uma maior equidade no âmbito das aprendizagens. Assim se procura achar e fundamentar pontos de vista enriquecedores e estruturantes para a compreensão deste conceito. O recurso à diferenciação pedagógica permite repensar as desigualdades educativas e tentar ultrapassá-las, obviamente com a consciência de que existe um conjunto de variáveis externas à escola as quais geram profundas desigualdades sociais que tornam mais difícil a simetria do sucesso educativo.Sabemos hoje que a escola não pode resolver, só por si, a problemática das desigualdades (Relatório Mundial da Educação, 1998). Pode no entanto, no âmbito das suas funções, trabalhar para que estas sejam cada vez menos acentuadas (Delors,1996).