Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea
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Percorrer Mestrado em Jornalismo, Política e História Contemporânea por autor "Álvares, Cláudia, orient."
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Item A rádio como instrumento pedagógico de difusão dos direitos humanos: a mobilização política da mulher guineense(2014) Almeida, Ana Sofia Carvalho de ; Álvares, Cláudia, orient.A hipótese de investigação para o desenvolvimento da tese cruza a igualdade do género no âmbito da participação política da mulher e a disseminação dos direitos humanos com o meio de comunicação mais abrangente e consequentemente influente, nos países subdesenvolvidos, tendo como país de estudo, a Guiné-Bissau, um dos 10 países mais pobres do mundo, segundo dados das Nações Unidas. De que modo é que a rádio é um instrumento pedagógico no que concerne ao entendimento dos direitos humanos sob o ponto de vista do género, contribuindo para a participação política da mulher? É esta a questão à qual se pretende responder através do aprofundamento da análise quantitativa e qualitativa dos conteúdos radiofónicos que difundem temas ligados à igualdade de género, participação política da mulher e direitos humanos produzidos pela rádio de maior audiência na Guiné-Bissau, por forma a cobrir justamente todo o território continental e ilhas. A captação destes conteúdos foi realizada em períodos distintos, incidindo sobre as celebrações do dia da mulher no mês de Março, o período de campanha eleitoral e as comemorações do dia dos direitos humanos em Dezembro. Para uma melhor comparação e aferição do material recolhido, faz-se uma análise comparativa dos períodos homólogos em 2009 e 2012. Por forma a alcançar os objectivos do estudo, foi utilizada uma tipologia de categorias que define conceptualmente o objecto de análise num sistema que pretende operacionalizar as variáveis inerentes à questão da investigação. A metodologia da análise de conteúdo respondeu às necessidades das prerrogativas quantitativas do estudo, não limitando a investigação a valores estatísticos, explorando ainda o valor conotativo através da análise comparativa. Numa segunda fase, a investigação focou-se na realização de entrevistas a mulheres e homens representantes de grupos específicos, nomeadamente de organismos internacionais, instituições nacionais e da produção de programas, a fim de se explorar a forma como as mensagens são recepcionadas e assimiladas (ou não) quer por mulheres comuns como por mulheres politicamente activas. Estes conteúdos foram alvo de análise, considerando sempre os programas enquanto amostra que espelha a participação da mulher na vida política e económica, promovendo o desenvolvimento do país, através do meio de comunicação social que continua a ser em nosso entender, o mais significativo no contexto da Guiné-Bissau, a rádio.