Biblioteca - Antigos Pólos
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Percorrer Biblioteca - Antigos Pólos por autor "Abreu, Maria da Graça Quartim de Lemos Valdez dos Santos e Baptista de"
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Item As competências dos professores para a promoção da saúde(2013) Abreu, Maria da Graça Quartim de Lemos Valdez dos Santos e Baptista de; Antunes, Roque Rodrigues, orient.Numa sociedade, em constante e acelerada mutação, os desafios impostos à docência são cada vez maiores e mais complexos. Os professores são confrontados, com novas tarefas, maior profissionalismo, mais responsabilidades e sobretudo uma panóplia de competências bem diversificadas, exigindo-se-lhes que articulem o conhecimento resultante da sua formação e das suas experiências educativas com os resultados da pesquisa e do desenvolvimento teórico produzido, através de uma prática reflexiva. Enquadrada em meio escolar, a educação e promoção da saúde, sendo um projeto de grande especificidade, requere do professor uma adequada formação e um rigoroso trabalho de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Assim, com esta perceção e neste enquadramento, orientou-se esta investigação em torno da seguinte questão geral: que competências devem possuir, ou adquirir, os professores do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde? No mais recente estudo sobre a promoção de saúde, elaborado em Portugal pelo Grupo de Trabalho de Educação Sexual para o Ministério da Educação, reconhece-se a importância de definir a formação e as características gerais do professor-coordenador, uma vez que a Educação para a Saúde é um processo baseado em regras científicas que se serve de oportunidades educacionais programadas para permitir que indivíduos isolados ou em conjunto, tomem e influenciem decisões fundamentadas sobre assuntos relacionados com a saúde. Através desta investigação, de natureza qualitativa, assente num estudo de caso, com recurso às técnicas da análise documental, observação e entrevista, envolvendo múltiplas fontes de informação ricas no contexto, foi possível elaborar um perfil de competências necessárias ao professor do PES. Da análise de conteúdo emergiram como considerações mais importantes: as múltiplas competências pessoais e profissionais necessárias ao docente do PES e o modelo de formação que se adequa à aquisição dessas competências. Os resultados deste estudo evidenciaram que os docentes integrados no PES privilegiam as competências científicas e pedagógicas, efetuam o diagnóstico com vista à resolução de problemas, planeando, organizando e avaliando as atividades que desenvolvem, com criatividade e inovação. Estes professores são proactivos, possuem competências de liderança e mobilização, que aliam à cooperação e à gestão do trabalho em grupo/equipa, revelando conhecimento da visão e missão da escola.