Revista Lusófona de Educação n.º 36 (2017)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 36 (2017) por autor "Tran, Thi Tuyet"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Research choice : Pragmatism in conducting research about universityenterprise collaboration in the Vietnamese context(University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Tran, Thi Tuyet; FCSEA - Faculty of Social Sciences, Education and AdministrationO presente artigo aborda a escolha da metodologia que efectuei na análise entre a colaboração universidade-empresa (UEC) no contexto vietnamita. Como estou mais interessada no modo de abordar os problemas levantados pela investigação do que nas políticas em torno da metodologia, este paper não contempla as diferenças entre as duas abordagens dominantes na investigação educacional ( qualitativa e quantitativa). Ao invés, este artigo irá discutir a minha abordagem ao problema de forma a encontrar a resposta mais adequada para as questões da investigação. Neste estudo, foi aplicada uma abordagem pragmática de forma a obter um entendimento contextualizado e rico dos valores subjacentes, crenças e assumpções que guiam a acção. O estudo contemplou duas fases: uma primeira fase, em que foram aplicados inquéritos sobre a situação corrente da UEC, obstáculos e soluções e, uma segunda fase, em que foram realizadas entrevistas qualitativas com vista a explorar em profundidade as razões da existência dos obstáculos identificados e a exequibilidade das soluções – este foi igualmente o objectivo deste estudo. O focus da segunda fase – discutir os aspectos mais significativos e reveladores da situação actual da UEC, ajudaram-se em última análise a obter resultados significativos.