Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração Educacional e Regulação da Educação por autor "Duarte, José Bernardino, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As políticas educativas e o estatuto da carreira docente : visão dos professores(2022) Costa, Josefa Maria Martins Rosa da; Duarte, José Bernardino, orient.Este estudo tem como objetivo ajudar a compreender a forma como as Políticas Públicas se refletem nas Políticas Educativas, e como estas podem provocar profundas transformações no Sistema de Ensino ao longo de décadas. Verificando que a escola continua excessivamente burocrática, que o mal-estar docente se mantém, desde a implementação do Dec. Lei 15/2007, que alterou o Estatuto da Carreira Docente, procurámos analisar de que forma essas medidas implementadas continuam a afetar, na atualidade, a vida dos professores. Recorrendo à revisão da literatura fizemos uma breve apresentação da evolução do ensino e das Políticas Educativas em Portugal, do trabalho desenvolvido pelo professor como gestor intermédio, da pedagogia diferenciada, da motivação docente relacionando-a com as teorias da motivação. Em termos metodológicos, o nosso estudo é de índole quantitativa, permitindo-nos efetuar a pesquisa empírica com a aplicação do inquérito por questionário, cujo propósito foi avaliar qual a perceção e a satisfação dos professores do Ensino Básico e Secundário perante a implementação do supracitado Decreto-Lei. Os resultados obtidos evidenciam uma elevada insatisfação perante o impacto das Políticas Educativas implementadas através desse Decreto. Lei e revelam que os fatores extrínsecos fomentam e promovem a insatisfação profissional. No entanto, analisamos também os fatores intrínsecos por estarem diretamente ligados ao bem-estar dos professores, já que eles surgem agregados ao encanto pela profissão, manifestando-se nas percentagens obtidas às respostas relativas à preparação das atividades letivas, à diferenciação pedagógica, e na estreita relação/colaboração com os alunos.