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Percorrer PURE por autor "ALBUQUERQUE, SARA MAGALHÃES PINTO DE"
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Item Bem-estar, apoio social e risco de abandono académico em estudantes universitários : uma mediação moderada(2024) Jacinto, Ana Rita Meneses; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; ALBUQUERQUE, SARA MAGALHÃES PINTO DE; PAULINO, ANA PAULA DE OLIVEIRAO ensino superior é desafiador para os estudantes, que necessitam de se adaptar a novos contextos e pessoas, impactando o seu bem-estar e aumentando o risco de abandono académico. Contudo, com o apoio social adequado, persistem nos estudos. O estudo analisa o efeito mediador de fontes de apoio social na relação entre bem-estar e risco de abandono académico (exaustão académica e intenção de abandono) em universitários e explora se este difere dependendo se o curso frequentado foi a primeira opção, ano de estudos, ciclo de estudos, trabalhador-estudante, dependentes a cargo e estudante deslocado. 1.404 estudantes universitários portugueses, preencheram questionários sobre variáveis socioeconómicas, bem-estar emocional, satisfação com o apoio social e risco de abandono. Os resultados indicam que: (1) o apoio social da família não mediou as relações; (2) o apoio social das atividades sociais e amigos mediaram parcialmente; e (3) o apoio social da intimidade mediou parcialmente o bem-estar e a exaustão académica, e totalmente a intenção de abandono; e (4) o efeito indireto condicional (negativo), indica que a mediação do apoio social na relação entre o bem-estar e a exaustão académica/intenção de abandono é mais forte para estudantes sem dependentes e estudantes não deslocados. É essencial a implementação nos campus universitários de intervenções direcionadas para a personalização e fomentação das fontes de apoio mais eficazes e respeito pelas singularidades e necessidades de cada grupo de estudantes universitários em risco de abandono académico.Item A vida após a perda : o impacto das formas alternativas de homenagem na relação entre luto, trauma e atribuição de sentido à perda(2025) Valente, Ana Filipa da Silva; Escola de Psicologia e Ciências da Vida; ALBUQUERQUE, SARA MAGALHÃES PINTO DE; Pinto, Ricardo José MartinsUma perda significativa pode impactar profundamente a forma como o enlutado se vê a si e o mundo ao seu redor. Quando esta perda tem, adicionalmente, aspetos traumáticos, maior a probabilidade de o enlutado enfrentar dificuldade na atribuição de sentido à mesma. O objetivo deste estudo foi explorar o papel moderador da satisfação na realização das formas alternativas de homenagens (realizar memoriais nas redes sociais, escrever cartas para o falecido e utilizar objetos do falecido) na relação entre o trauma/luto e as dificuldades em atribuir sentido à perda. A amostra foi composta por 141 participantes, predominantemente do género feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 76 anos (M = 42.38; DP = 12.163), que perderam um ente querido durante a pandemia, independentemente da causa da morte. Os resultados obtidos confirmam que maiores níveis de luto e trauma estão associados a maior dificuldade na atribuição de sentido à perda. Demonstram também que a satisfação na realização de memoriais nas redes sociais (β = -0.14, t = -2.7853, p = .0061), e redação de cartas para o falecido (β = -0.2056, t = -2.6420, p = .0092), modera a relação entre luto/trauma e atribuição de sentido à perda. O contributo deste estudo passa por aumentar o conhecimento sobre o impacto das formas alternativas de homenagem no processo de luto, sendo que ao serem enquadradas como estratégias de coping podem ser aplicadas em contexto clínico e auxiliar no acompanhamento de processos de luto.