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Item Boniteza de um sonho : ensinar-e-aprender com sentido(University of Lusophone Humanities and Technology, 2003) Gadotti, Moacir; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNeste artigo o autor retoma o conceito freiriano de "boniteza", entendendo-o como uma nova lógica, uma nova visão do trabalho pedagógico. Para mudar o mundo é preciso primeiro pensá-lo de outra forma; para mudar a educação é preciso enxergá-la de outra forma. O autor procura enxergar a educação pelo seu lado "belo", pela ótica da "boniteza". Para isso ele precisou colocar a questão do sentido da educação e do papel do educador, do professor. Ser professor hoje não é nem mais difícil nem mais fácil do que era há algumas décadas atrás. É diferente. Diante da velocidade com que a informação se desloca, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudança, seu papel vem mudando, senão na essencial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e na sua própria formação que se tornou permanentemente necessária.Item Ser professor : um ofício em vias de extinção : reflexões sobre práticas educativas face à diversidade, no limiar do século XXI [de] Luiza Cortesão(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Lopes, Filomena; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoRecensão crítica da obra de Luíza Cortesão Ser Professor: um ofício em vias de extinção. O questionamento das funções do professor; o confronto de paradigmas.Item Comunicação e improbabilidade : o caso do meio de comunicação simbolicamente generalizado “amor”(2009) Gameiro, Paulo Alexandre Dias; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; PINTO, JOSÉ MANUEL DE FIGUEIREDO GOMESO objectivo desta dissertação é, através da escolha do meio simbolicamente generalizado “amor”, poder demonstrar a complexidade e pertinência da Teoria dos Sistemas e da Teoria da Comunicação de Niklas Luhmann mas, paradoxalmente, também identificar alguns limites desse tecnicismo e funcionalismo quase extremos que caracterizam as suas teses. Com esse propósito e ao contrário do que Niklas Luhmann defende, lança-se a hipótese de que pelo menos esse meio de comunicação simbolicamente generalizado, e apesar de simplificar as articulações de sentido e descongestionar o plano da comunicação, não conseguir que aos sujeitos reste apenas pô-lo em circulação, de acordo com as suas realidades antropomórficas. Niklas Luhmann, com a sua Teoria dos Sistemas, torna inteligível a complexidade dos sistemas sociais e a relação que têm com os sistemas psíquicos. Para explicar a complexidade do mundo sob um funcionalismo e tecnicidade quase absolutos, o autor assume esses dois sistemas como autopoiéticos e auto-referênciais. Não obstante, a comunicação é definida como uma operação exclusivamente social de que o próprio sistema social é constituído. O indivíduo e o seu sistema psíquico situa-se no ambiente dos sistemas sociais, e por isso não comunica, antes é reduzido à produção de elementos que aqueles sistemas vão operando através da comunicação. Da indeterminação e complexidade, características do ambiente dos sistemas sociais, resulta constantemente improbabilidade que só esses sistemas conseguem reduzir. Por isso a comunicação também é improvável. De resto, a indeterminação surge-nos como o principal motivo para que os sistemas a transformem sucessivamente através da comunicação, em realidade. Para além desse funcionalismo e tecnicismo extremos, traduzidos num cariz binário da comunicação – concordar e discordar –, pode haver um terceiro momento comunicativo (o aceitar), que Luhmann ignora por considerar que tudo o que escapa a esse cariz é ruído, mas que nesta dissertação o tornamos elegível e que permite ao indivíduo participar na comunicação como seu operador. Palavras-chave: “amor”, comunicação, sistemas autopoiéticos, improbabilidade, indeterminação.Item A Morfologia Urbana da Cidade do Funchal e os seus espaços públicos estruturantes(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Bettencourt, Luísa Catarina Freitas Andrade; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA cidade ...Todos a conhecem. Amada por uns e odiada por outros. Lugar de encontros e de desencontros; de memórias e de história; do conhecimento e de divertimento; de escolhas e de trocas. Palco de transformações e interacções.Gosto da cidade, sobretudo de a observar. Ela transforma-se, cria-se e recria-se a cada dia. Em cada esquina há uma descoberta, uma forma, uma memória, um “olhar” indiscreto, uma história de vida. Enfim, na cidade há vidas, de ontem e de hoje, que se cruzam e misturam, acabando por se renovar e recriar.A cidade é um teatro com múltiplos actores e espectadores.Enquanto espectadora da cidade observo-a incessantemente para a conhecer e interpretar. Procuro compreender as suas formas, os seus lugares, os seus espaços. Comparo-a com o seu passado e com o seu semelhante. Analiso-a para actuar.O estudo que aqui se apresenta é sobre a cidade do Funchal, os seus lugares e espaços, os seus actores, os cantos e recantos onde se escondem e guardam as memórias e os testemunhos da “cidade do açúcar”, da “cidade do vinho” e de todas as que lhes sucederam e que se transformaram na actual Cidade do Funchal. (...)Item Problemática sobre a possível plasticidade do tempo(2010) Santos, Sara Rocio Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; VIVEIROS, PAULO RENATO DA SILVA GILComo é que a palavra e o tempo se relacionam com a imagem no espaço da vídeo poesia? A sensação de tempo tem sido amplamente experimentada em quase todas as artes, sendo no cinema e vídeo, aquelas onde está mais presente. Mas a minha questão não é a manipulação do tempo cronológico, mas sim tentar passar a ideia – tempo - pela sensação física do próprio tempo, como se este passasse a pertencer ao corpo do filme. Não é um tempo visível, seria antes, um tempo sentido, como uma presença. Acredito que nem tudo pode ser vivenciado pela experiência visual, há algo mais para lá dos nossos sentidos e da razão. Não quero entrar em caminhos esotéricos ou místicos, mas tentar compreender a dimensão humana na abrangência da metafísica.Item Digital terrestrial TV switchover process in Portugal : viewers between a rock and a hard place(University of Minho, Communication and Society Research Centre, 2012) Quico, Célia; Damásio, Manuel; Veríssimo, Iolanda; VAQUINHAS, SARA HENRIQUES FONSECA AZEVEDO; Denicoli, Sergio; Sousa, Helena; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information TechnologiesTo understand what are the most significant factors for the Portuguese population to either adopt or reject digital TV, was the main goal of the project “ADOPT-DTV: Barriers to digital television adoption in the context of the digital switchover (PTDC/CCI-COM/102576/2008)”, conducted by Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. This project focused on the people who receive free-to- air analogue terrestrial TV exclusively, particularly those who have no intention of or are doubtful about adopting digital TV.Item Influência de duas técnicas diferentes no tamanho e potencial zeta de nanopartículas de poli(D.L-láctico-co-glicólico)(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Martinho, Nuno; Rosado, Catarina; Reis, Catarina Pinto; Escola de Ciências e Tecnologias Saúde; CBIOS (FCT) - Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da SaúdeO objectivo deste estudo consistiu na análise de diferentes parâmetros de formulação e processo e a sua influência no tamanho e potencial zeta de nanopartículas de poli(D,L-láctico-co-glicólico) (PLGA) preparadas por dois métodos diferentes, especificamente, emulsificação espontânea com difusão de solvente (m-SESD) e deslocamento de solventes (SD). As nanopartículas foram produzidas com um tamanho entre um intervalo de 200-300 nm para os dois métodos. O processo de liofilização causou o aumento do tamanho das nanopartículas para 300-500 nm. A presença de agente emulsivo aumentou a estabilidade das nanopartículas. Por outro lado, o tamanho de partículas dependeu do tipo de fármaco utilizado (ibuprofeno ou ácido azelaico). O rendimento de produção das nanopartículas foi de 96,0% para as nanopartículas produzidas com poloxamer 188 e de 94,0% para as partículas produzidas com laurilsulfato de sódio. Este estudo demonstrou esta formulação poderá ser considerada muito promissora sendo que o método m-SESD reveou-se mais eficaz para os parâmetros analisados.Item Moov(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Louro, António; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoItem C-Braille : representação das cores CMYK para Braille: estudo para a criação de uma norma para aplicação na deficiência visual(2014) Silva, Mariana Grilo Caetano da; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; LEITE, MANUEL DA COSTAA cor é uma propriedade das coisas que resulta da percepção da luz na retina e processada depois pelo cérebro. O CMYK é um sistema de cores subtrativo definido por Cyan, Magenta, Yellow e Black, as cores que não são absorvidas pela luz. A presente dissertação de Mestrado propõe um código de cores CMYK em Braille – C-Braille – para a deficiência visual e apresenta um primeiro estudo da sua adequação e necessidade na comunidade dos cegos e dos deficientes visuais. Em particular, analisam-se várias possibilidades de códigos até encontrar-se uma, preferencial, que é mais abrangente e simples para a sua própria aprendizagem. Procurou-se também, através de inquéritos a adultos com deficiência visual, avaliar a importância do código escolhido e quais seriam as suas potenciais aplicações práticas. Palavras-chave: Braille, Cores, Código de Cores, CMYK, Deficiência VisualItem eHealth and health literacy : a research methodology review(Oxford University Press, 2014-04) Mackert, Michael; Champlin, Sara E.; Holton, Avery; Munoz, Isaac I.; DAMÁSIO, MANUEL JOSÉ CARVALHO ALMEIDA; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information TechnologiesThe development of e-health may provide powerful tools to improve health, but users' health literacy plays a role in their ability to make the most of e-health applications. This study reviewed research focused on e-health and health literacy, using content analysis to assess 95 articles from 2000 to 2010 to provide an overview of work done in this emerging field. Articles were coded for use of theory, research methods, and clarity of reporting study results. Findings indicate a lack of theory-driven design and evaluation of e-health applications, low use of established general health literacy measures, and interdisciplinary work with somewhat limited contributions by communication scholars. Implications for advancing this field of research are discussed.Item Hacia una interversidad de saberes : Universidad e interculturalidad(University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Estermann, Josef; Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThe university has affirmed itself throughout history as one of the poles of the spread of Western values and European and Western civilization. The construction of the university model in Latin America followed the fundamentals, principles and objectives of European universities, working, historically, as the cornerstone of Western Christian civilization. Mental and intellectual decolonization process manifests an monocultural and Eurocentric conception of the university, either in their structure or on the knowledge model that transmits. In this sense, cultural diversity existing in Latin America requires the construction of another University model which gives an account this epistemological diversity and contributes to the fulfillment of historical justice and the inclusion of cognitive cultures and peoples who have been silenced and oppressed by the various processes of colonization. Should be, not a university but a “interversity” which exceeds the academic monoculturalism.Item The relationship between different parenting typologies in fathers and mothers and children’s anxiety(Springer New York, 2015-11-28) Beato, Ana; Pereira, Ana Isabel; Barros, Luísa; Muris, Peter; EPCV - School of Psychology and Life SciencesResearch on the role of parental rearing behaviors in the development of children’s anxiety problems has predominantly adopted a dimensional approach studying the effects of isolated parenting behaviors such as overprotection and rejection, while mainly focusing on the mother. Our study was set up to identify parenting typologies of both mothers and fathers, and to explore their relationship with children’s anxiety symptoms. Three-hundred-and-ninety non-clinical Portuguese children aged 8–12 years completed a self-report questionnaire on anxiety disorder symptoms, while their fathers (27–64 years of age) and mothers (24–65 years of age) filled in two scales on parental rearing behaviors as well as an index of parental anxiety. Cluster analysis revealed three parenting typologies that were similar for mothers and fathers, and were labeled as overinvolved, disengaged, and supportive parenting. Only the disengaged typology of mothers was associated with higher levels of anxiety symptoms on children. Disengaged parents and Overinvolved fathers were associated with higher levels of parental anxiety whereas overinvolved parents evidenced more anxiety/worry about the child. These results suggest that the study of parenting typologies, contextualized within a cultural background, are an invaluable approach because it can be used to explore the effects that different combinations of various parenting behaviors may have on childhood anxiety.Item Editorial : animation documentary(Lusofona University, 2016-04-20) Viveiros, Paulo; Damásio, Manuel; CICANT - Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New TechnologiesItem A voz das arquitetas angolanas : Ângela Mingas uma arquiteta luandense(2017) Sebastião, Manuel da Silva; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; PEDROSA, PATRICIA ALEXANDRA DIAS SANTOSA referente dissertação de mestrado tem como tema: A Voz das Arquitetas Angolanas: Ângela Mingas uma arquiteta luandense. Trata-se de elaborar um estudo centrado no discurso de algumas figuras relevantes da arquitetura feita em Angola. Portanto, do ponto de vista deste trabalho, é importante compreender o papel das arquitetas africanas, mais propriamente angolanas de forma a entendermos metodologias e pensamentos das mesmas em relação à arquitetura angolana. No entanto, a par de uma breve passagem acerca da história da arquitetura angolana, a referente dissertação, possui como tema contextual Arquitetura e Género, e por esta razão, esta investigação debruçar-se sobre as questões do feminismo africano, ou seja, de maneira a compreender a presença das mulheres africanas, e arquitetas em torno das questões de género, pois são longos os tempos em que as mulheres eram impossibilitadas de atuar no palco social, económico, político e mais especificamente o arquitetónico. Não obstante, devido ao facto de sentir uma ausência no âmbito da investigação e académico, de pensamentos e posicionamentos das arquitetas africanas e angolanas, o objetivo desta dissertação passa por redigir uma monografia acerca da arquiteta angolana conceituada denominada Ângela Mingas sob a perspetiva do estudo de género. Mingas, porque aparece como um elemento crucial da arquitetura angolana, fundadora e coordenadora da Escola de Arquitetura e do Núcleo de Estudo de Arte, Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Lusíada de Angola. E também, por ser uma impulsionadora da cultura de valorização do património angolano, que na sua maioria concentra na mãe capital (Luanda), vestígios de toda uma história. No entanto, são apresentados também discursos consolidados acerca da arquitetura e do ensino em Angola. Tais discursos proferidos pelas arquitetas Isabel Martins, Cristina Câmara, e Paula Nascimento, arquitetas que enquadram-se no contexto angolano, e são um contributo para maior visibilidade da arquitetura em Angola. É esperado que este trabalho possa servir como um fio condutor e investigativo de forma a possibilitar debates cuidados em torno das questões de género no continente africano e em Angola, contribuindo assim, para a divulgação e valorização da mulher arquiteta africana. Palavras-Chave: Estudo de Género, Arquitetura, Estudos Coloniais, Ângela MingasItem Digital cinema : from platforms to storytelling(Lusofona University, 2017) Damásio, Manuel José; ECATI - School of Communication, Architecture, Arts and Information Technologies; CICANT - Centre for Research in Applied Communication, Culture, and New TechnologiesItem Editorial special issue “Kino-Eyes”(Lusofona University, 2018) Damásio, Manuel José; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasItem Editorial(Lusofona University, 2018) Viveiros, Paulo; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasItem A Cumulative Risk Model of Child Physical Maltreatment Potential : Findings From a Community-Based Study(SAGE Publications Inc., 2018-04-01) Lamela, Diogo; Figueiredo, Bárbara; HEI-LAB - Human Environment Interaction LabPrevious studies have identified the predictive risk factors of child physical maltreatment (CPM). However, a significant number of these studies assessed risk factors in isolation. The cumulative risk hypothesis postulates that health problems are caused by the accumulation of risk factors, independently of the presence or absence of specific risk indicators. Few studies examined the effect of cumulative risk on CPM potential. This study aimed to test two concurrent models of cumulative risk of CPM potential by investigating whether CPM potential was better predicted by a threshold cumulative risk model or a linear cumulative risk model. Data from the National Representative Study of Psychosocial Context of Child Abuse and Neglect in Portugal were used. Parents of school-age children (N = 796) answered to self-report measures regarding sociodemographic variables, history of child maltreatment, psychological distress, and CPM potential. A cumulative risk index was computed, comprising 10 dichotomized risk factors. Evidence for a threshold cumulative effect was found. Additional bivariate logistic regressions revealed that the odds for high-potential CPM were dramatically higher for those parents with six or more risk factors when compared with parents with any one risk factor. By testing and confirming a threshold cumulative effect on CPM potential, it was possible to find a “trigger point” from which a dramatic increase in child physical maltreatment potential occurs.Item Las condiciones y retos para la movilización del conocimiento en México(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018-06-23) Perez Mora, Ricardo; Cruz Sánchez, Gisela Noemí; Ponce de León, Omar García; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO objetivo desse artigo é analisar as condições para que a mobilização do conhecimento influencie positivamente o setor público, privado, académico e social. Problematizam-se alguns alcances da mobilização do conhecimento para a transformação social e o papel que têm as políticas de inovação, ciência e tecnologia na sua promoção. A metodologia utlizada concebe, a partir de uma perspectiva histórica, estrutural e construtivista, as condições como construções que operam entre os determinantes da estrutura (nível macro) e as ações e interações desenvolvidas pelos atores (nível micro). Tudo isto em constante evolução e transformação. A partir desta perspectiva, a partir do nível macro, intervêm as políticas científicas, as recomendações dos organismos internacionais e as normativas. No nível micro encontram-se os académicos – cientistas, docentes, investigadores – que nas contínuas interações, na sua atuação cotidiana, constroem e reconstroem as suas práticas, que retroalimentam e reconfiguram as condições, no caso em análise, relacionadas com a mobilização do conhecimento. Entre as conclusões, destacase a necessidade de transformar além das políticas e normas, as culturas académicas e institucionais, que permitam e promovam pensar e fazer as coisas de maneira diferente para que a mobilização do conhecimento tenha um maior impacto social.Item Anne mette thorhauge from the department of media, cognition and communication at the University of Copenhagen talks with Kathleen Tyner and Conceição Costa about opportunities and challenges as games are integrated into the formal learning environment(University of Lusophone Humanities and Technology, 2018-11-18) Tyner, Kathleen; Costa, Conceição; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento; FCSEA ¿ Faculty of Social Sciences, Education and Administration