Doutoramento em Ciências da Comunicação
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Percorrer Doutoramento em Ciências da Comunicação por autor "Miranda, José Bragança de, orient."
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Item Cinema e objetos(2020) Alves, Júlio Manuel Lopes; Miranda, José Bragança de, orient.Este trabalho investiga a importância outorgada aos objetos no cinema. A sua metodologia empírica envolveu a realização de três filmes durante o período da investigação, a saber, Objetos entre Nós (2018), Casa Encantada (2018) e Sacavém (2019), os dois primeiros estreados nos festivais DocLisboa 2018 e, o último, no Indie Lisboa 2019. Os três filmes constituem a trave mestra da investigação, na medida em que é a partir deles que se procura testar a hipótese segundo a qual os objetos longe de desempenharem um papel meramente ornamental num filme — embora muitas vezes tenham essa função — surgem como elementos verdadeiramente decisivos na sua construção. A sua aparentemente materialidade, rigidez, inexpressividade, funcionalidade, características lhes são habitualmente atribuídas, podiam dar lugar — organizados de outras formas, construindo outras relações, dispostos de maneiras diferentes — a histórias complexas, profundas e a experiências estéticas audazes. Esta era a hipótese que queríamos testar nos três filmes que realizámos, nos quais os objetos surgem estruturados, em cada um deles, de maneira totalmente diferente. Desse trabalho empírico também faz parte a análise a quatro filmes The Clock (2010), de Christian Maclay, The Rope de Alfred Hitchcock (1948), The Human Voice de Jean Cocteau (1930) e Ladri di Biciclette de Vittorio de Sica (1948), que constituem, a nosso ver, exemplos paradigmáticos da relevância que os objetos podem adquirir nos filmes. Tanto o tema como a hipótese inscreviam-se num quadro mais geral: o tema da relação dos objetos com o humano e a hipótese, que o pensamento contemporâneo se tem forçado por mostrar, segundo a qual, os objetos são, nessa relação, sujeitos ativos na construção do homem e do mundo e que o seu valor depende do tipo de ligações criadas na estrutura onde estão inseridos. Haveria então que discutir esse aspeto. Daí que a parte literária da tese se inicie por propor a análise teórica dessa relação que se debruça sobre quatro momentos históricos: a Antiguidade e a Idade Média, a Modernidade e a contemporaneidade, examinando com maior detalhe este último momento.Item A produtividade na adaptação cinematográfica o caso Materna doçura(2017) Cachapa, Possidónio; Miranda, José Bragança de, orient.O propósito desta tese é duplo. Parte-se primeiramente de uma problematização da adaptação, sabendo-se que os Estudos em Adaptação estão a passar por forte convulsão. Centrado principalmente no cinema, foi ganhando amplitude dada a crescente importância dos vídeo-jogos, das obras hipertextuais e de hipermédia, para além do teatro, da poesia, etc. Fenómenos como o da passagem dos filmes a novelas ou romances, alterando a direcção da adaptação, são sintoma de que a adaptação, longe de ser um tema menor ou secundário, se coloca no centro da produção cinemática contemporânea. Desenvolveu-se assim uma reflexão sobre a produtividade da actividade de adaptação, levando-nos a questionar as formas clássicas centradas na ideia de origem e de original, para revelar as cargas estética e artística que excedem as técnicas adaptativas. Num segundo momento, inseparável desta problematização, procedeu-se a um trabalho experimental centrado num romance de 1998, Materna Doçura, consubstanciado na construção de um argumento cinematográfico, onde se testam as principais consequências teóricas e estéticas da tese. A construção do referido argumento constitui-se, deste modo, não tanto como objecto de tese, mas como teste da parte teórica acerca da produtividade da adaptação. Neste contexto, procedeu-se em seguida ao levantamento dos trabalhos elaborados sobre as questões da adaptação em sentido lato e restricto, bem como de muitos outros que permitem estabelecer pontes com as questões de tradução e outras áreas de trabalho e pensamento de forma a melhor compreender as problemáticas inerentes ao tema. Finalmente foi desenvolvida a referida comparação entre os dois trabalhos, com natural incidência no argumento cinematográfico. A confrontação com um grande número de obras de referência escritas desde os anos 1950, e o seu cruzamento com conceitos quer do domínio das ciências da comunicação quer dos estudos filosóficos, permite sustentar a tese de que vivemos numa época pós-clássica da adaptação, que reserva a este tipo de estudos um vasto futuro.Item A relação dos media e o poder público em Angola(2021) Candumba, João Félix Pedro; Miranda, José Bragança de, orient.O presente trabalho de investigação subordinado ao tema “A Relação dos Media e o Poder Público em Angola” trata dos aspetos marcantes da comunicação social de forma histórica e prática, realçando os elementos da democracia, opinião pública e da identidade cultural a partir das diversas formas de comunicação. São igualmente discernidos termos como a opinião pública, a esfera pública de modo geral, as diversas formas de democracia (representativa e participativa), o espaço público e o desdobramento dos meios de comunicação social no mundo e em Angola. Atrelamos também o jornalismo na construção da democracia, visto que é um elemento fulcral para a cristalização das sociedades e/ou com o jornalismo de desenvolvimento como fundamental para este processo. Abordamos também da relação entre o jornalismo e a política, as dificuldades encontradas a partir das liberdades de imprensa, expressão e outras que são de índole universal e nacional. Destaca-se também a ética e deontologia no jornalismo angolano, a satisfação dos profissionais que trabalham na área de jornalismo. Por outro lado, apresentamos também o funcionamento dos media audiovisuais sobretudo a rádio e a televisão, sua relevância depois da independência, o surgimentos de novos canais de rádio e televisão, a concentração destes media em Luanda e sua divergência da não extensão em todo o país. Finalizamos a nossa pesquisa com os aspetos ligados à internet, o jornalismo feito pelos cidadãos, o surgimento de novas plataformas de informação, as discussões e a esfera pública digital em Luanda, assim como o posicionamento do poder público.Item Teatro e tecnologia : criação, produção, receção do deus ex machina ao teatro virtual(2020) Pimenta, Carlos Manuel; Miranda, José Bragança de, orient.As primeiras formas teatrais conhecidas radicam na ideia de festa, celebração e ritual. Estas deram origem ao teatro grego, fundador do conceito de teatro no ocidente. É no contexto do teatro grego que surge o texto, a fixação do público num lugar determinado (o anfiteatro) e surgem as primeiras tecnologias destinadas a provocar ilusão e encantamento. Com o Barroco e a sua “maravilhosa máquina” esse encantamento e ilusão acentuase até à sua crítica por Wagner com o conceito “Obra de Arte Total”. Com o advento da eletricidade, muitas das máquinas cénicas de natureza mecânica passam a ser substituídas por dispositivos elétricos ou eletromecânicos, tornando o palco cada vez mais tecnologizado. O som e, sobretudo, a imagem invadem a cena alterando a nossa relação com a presença e o espaço. As tecnologias de mediação acentuam a alteração dessas relações, o que nos obriga a debater o conceito de performance e a questionar a própria natureza do teatro. Com as tecnologias digitais, não é só essa natureza que é equacionada, de uma forma acelerada, mas, também, a natureza da relação com os públicos num contexto cada vez mais virtualizado. Por último, colocamos o trabalho que temos desenvolvido no domínio das artes performativas num contexto retrospetivo, procurando equacionar a sua relação com as tecnologias e a forma como estas se apresentam como elementos essenciais à criação artística.