Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 06 (2005) por autor "Martins, Édio"
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Item Carta educativa : ambiguidades e conflitualidades(University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Martins, Édio; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO conceito de territorialização é utilizado para significar uma grande diversidade de princípios, dispositivos e processos inovadores, no domínio da planificação, formulação e administração das políticas educativas que, de um modo geral, vão no sentido de valorizar a afirmação dos poderes periféricos, a mobilização local dos actores e a contextualização da acção política. Mas o cerne da territorialização também é diversidade de tendências e de dinâmicas, ambiguidades e conflitualidade. Uma Carta Educativa Municipal, cuja elaboração resulta da iniciativa da Câmara Municipal, é a tentativa de superação destas ambiguidades e conflitualidades, através da leitura lúcida, politicamente consistente e tecnicamente rigorosa, das realidades sociais, dinâmicas e capacidade de intervenção dos actores sociais.