Revista Lusófona de Educação n.º 39 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 39 (2018) por autor "Robert, André D."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item About the French primary school teacher’s history : “universitarization”, professionalization and relative deprofessionalization (end of XIXth – beginning of XXIth century)(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Robert, André D.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo decurso do último quarto do século XX, a “universitarização” da formação de professores do 1ºciclo do ensino básico francês causou uma profunda mudança da sua identidade profissional, amplamente descrita e analisadas pela literatura. Na medida em que, de um ponto de vista sociológico, a noção de profissionalização leva a que se façam comparações entre um estado anterior e um estado atual de uma profissão em termos de status real e de reconhecimento simbólico, equacionando a profissão em si e as profissões afins e / ou rivais, pode-se primeiramente destacar os ganhos de profissionalização obtidos num tempo bastante restritos por esses professores. No entanto, em cada processo positivamente apreciado conduzindo a resultados mais ou menos favoráveis, é possível identificar elementos que vão no sentido de uma certa de-profissionalização, compreendida na mesma perspectiva sociológica. Com efeito, no decurso das últimas duas décadas, a virada gerencial e a ascensão da “accountability” afetaram significativamente a autonomia profissional dos professores. Algumas entrevistas que realizámos mostram esta tendência para uma forma de de-profissionalização.