Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 43 (2019) por autor "Kahn, Pierre"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Sauver les lettres, sauver l’école: une défense de gauche de l’enseignement traditionnel?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Kahn, Pierre; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA existência de um movimento tradicionalista em matéria de ensino é assinalada em França desde o início da década de 1970. Caracterize-se pelo combate contra o “pedagogismo”, acusado de provocar o desaparecimento das exigências próprias à transmissão normal da cultura escolar. Ora, este conservadorismo escolar pôde por vezes enunciar-se do ponto de vista de um ideal político de esquerda. Como compreender esta aparente contradição. O artigo explora duas hipóteses. O primeiro centra-se na ideia “de emancipação”, herdeira do Iluminismo e particularmente de Condorcet: a escola para cumprir a sua missão emancipatória, não deve renunciar à cultura que transmite. A segunda hipótese é mais “marxizante”: o “pedagogismo”, renunciando a uma escola culturalmente exigente, enfraquece o espírito crítico e está ao serviço de um capitalismo globalizado.