Caleidoscópio - Revista de Comunicação e Cultura
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Caleidoscópio - Revista de Comunicação e Cultura por autor "Cardoso, Carla Rodrigues"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Anúncio e capa de revista : territórios paralelos ou contíguos?(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Cardoso, Carla Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoImagem e texto são dois elementos partilhados por anúncio e capa de revista. As semelhanças entre estes dois dispositivos comunicacionais começam ou terminam aqui? A resposta a esta questão passa pela análise das estratégias subjacentes à criação do anúncio publicitário e da capa de revista. Neste último caso, optou-se por restringir o campo das publicações, optando-se pelas newsmagazines, sólidas representantes do mundo do jornalismo. Depois do esgrimir de argumentos teóricos, parte-se para a análise empírica das capas de Janeiro de 2004 da newsmagazine portuguesa Visão, à procura de vestígios concretos que as relacionem ou não com os anúncios de revista.Item Recensões : Carolyn Kitch, The girl on the magazine cover : the origins of visual stereotypes in american mass media(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Cardoso, Carla Rodrigues; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoAo longo de cerca de duas centenas de páginas, Carolyn Kitch traça em The Girl on the Magazine Cover a genealogia dos estereótipos visuais que caracterizam os media contem - porâneos. Analisando 75 imagens que fizeram capa em publicações norte-americanas tão famosas como, por exemplo, The American Magazine, Collier’s, Good Housekeeping, The Ladies’ Home Journal, Life e The Saturday Evening Post, durante o fim do século XIX e início do século XX (1895-1930), Kitch descobre padrões culturais que marcam a definição de feminilidade, masculinidade, família e da própria essência do «estilo de vida americano».