Caleidoscópio - Revista de Comunicação e Cultura
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Caleidoscópio - Revista de Comunicação e Cultura por autor "Cardoso, Carla Rodrigues"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Anúncio e capa de revista : territórios paralelos ou contíguos?(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Cardoso, Carla RodriguesImagem e texto são dois elementos partilhados por anúncio e capa de revista. As semelhanças entre estes dois dispositivos comunicacionais começam ou terminam aqui? A resposta a esta questão passa pela análise das estratégias subjacentes à criação do anúncio publicitário e da capa de revista. Neste último caso, optou-se por restringir o campo das publicações, optando-se pelas newsmagazines, sólidas representantes do mundo do jornalismo. Depois do esgrimir de argumentos teóricos, parte-se para a análise empírica das capas de Janeiro de 2004 da newsmagazine portuguesa Visão, à procura de vestígios concretos que as relacionem ou não com os anúncios de revista.Item Recensões : Carolyn Kitch, The girl on the magazine cover : the origins of visual stereotypes in american mass media(Edições Universitárias Lusófonas, 2003) Cardoso, Carla RodriguesAo longo de cerca de duas centenas de páginas, Carolyn Kitch traça em The Girl on the Magazine Cover a genealogia dos estereótipos visuais que caracterizam os media contem - porâneos. Analisando 75 imagens que fizeram capa em publicações norte-americanas tão famosas como, por exemplo, The American Magazine, Collier’s, Good Housekeeping, The Ladies’ Home Journal, Life e The Saturday Evening Post, durante o fim do século XIX e início do século XX (1895-1930), Kitch descobre padrões culturais que marcam a definição de feminilidade, masculinidade, família e da própria essência do «estilo de vida americano».