Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015) por autor "Chagas, Alexandre Meneses"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conectivismo e aprendizagem colaborativa em rede : o facebook no ensino superior(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Linhares, Ronaldo Nunes; Chagas, Alexandre Meneses; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs interfaces sociais da web 2.0 têm proporcionado uma prática colaborativa mais intensa entre os seus usuários, espaço em que o conhecimento passa a ser compartilhado de forma coletiva. Dentre essas interfaces, as redes sociais na internet possibilitam a aplicação do conceito da Inteligência Coletiva de Lévy (2010), pois encontramos nestas redes indícios da utilização de uma Aprendizagem Colaborativa, que contribui em sua formação profissional. Diante dessa realidade, esse artigo procura identificar a percepção dos discentes em relação ao papel da rede social Facebook no processo de aprendizagem colaborativa na formação inicial de futuros profissionais de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade. O Facebook foi escolhido por ser a rede social mais acessada do mundo pelos discentes. Utilizando o grupo focal para a coleta de dados a fim de identificar a percepção dos alunos do 6˚ Período do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes. Os dados foram organizados com apoio do software de análise qualitativa “webQDA”. Considerando as análises realizadas com o grupo focal, pode se concluir que o Facebook contribui para uma aprendizagem colaborativa quando os discentes especificamente utilizam os grupos fechados para ampliar a sua formação profissional.