Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 21 (2012) por autor "Jezine, Edineide"
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Item Democratização do ensino superior brasileiro : o caso da Universidade Federal da Paraíba(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Prestes, Emília Maria da Trindade; Jezine, Edineide; Scocuglia, Afonso Celso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO artigo discute a problemática da democratização do acesso ao ensino superior no contexto de crise globalizada e da situação de indefinições, particularizando o caso do Brasil. Com base em argumentos analíticos, dados empíricos e no programa brasileiro de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), questiona se a recente expansão do ensino superior brasileiro vem conseguindo modificar o cenário de elitização desse ensino, detendo-se no caso específico da Universidade Federal da Paraíba. Considera que as ações voltadas para incluir um maior número de pessoas no ensino superior podem fortalecer tanto os ideais democráticos como os processos de crescimento e desenvolvimento econômico e social do Brasil, possibilitando a construção de novos relatos históricos e transformando a instituição educacional e a sociedade.Item A Universidade Portuguesa: o abrir do fecho de acesso : o caso dos maiores de 23 anos(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Brás, José Gregório Viegas; Jezine, Edineide; Fonseca, Sofia Cristina Carreiras; Gonçalves, Maria Neves L.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo integra uma dupla preocupação. Por um lado, procedemos a um enquadramento histórico do processo constitutivo da universidade portuguesa. Por outro, quisemos contemplar uma dimensão empírica. Para darmos seguimento às preocupações enunciadas fizemos (i) uma análise documental onde explorámos diferentes tipos de fontes (manuscritas e impressas) e (ii) aplicámos um questionário a uma amostra de 36 alunos maiores de 23 anos que se encontram a frequentar o Curso de Educação Física e Desporto (69.4%) e de Ciências da Educação (30.6%) da Universidade Lusófona no ano de 2010/2011. Para este trabalho, partimos da tese de que as universidades portuguesas, na sua origem histórica, eram um espaço para a formação das elites, e que na sociedade globalizada do conhecimento de hoje enfrentam o desafio da democratização do acesso a novos públicos. A partir da reconstituição histórica desta instituição secular, procura-se também demonstrar a relação entre poder/ saber. A universidade, ao constituir-se um bem público, rompeu as barreiras do elitismo e veio proporcionar o “abrir do fecho de acesso”, o que possibilita uma maior democratização do ingresso no ensino superior. Em síntese, o texto apresenta resultados da investigação do processo de democratização do ensino superior em Portugal.