Revista Temas Sociais
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Percorrer Revista Temas Sociais por autor "Ferreira, Paula Isabel Marques"
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Item Competências do assistente social na intervenção com utentes institucionalizados, vítimas de abandono(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Matos, Ana Cláudia Mora de; Ferreira, Paula Isabel Marques; Instituto de Serviço SocialSegundo a literatura, o abandono de idosos incapacitados, que são a maioria dos utentes das Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), tem vindo a aumentar em Portugal. Contudo, pouco se sabe sobre o trabalho realizado pelo assistente social para melhorar a situação destes utentes e, sobretudo, quais as competências mobilizadas na sua intervenção. Em fase desta situação, definiu-se como objetivo geral deste estudo, conhecer as competências do assistente social na intervenção com utentes institucionalizados em UCCI–ULDM e UMDR, vítimas de abandono. A amostra é composta por 18 profissionais, escolhidos de forma aleatória, após divisão por NUTS II. O modelo teórico utilizado para identificação e avaliação das competências foi o de Le Boterf (2003). Utilizou-se uma metodologia mista, através do método Delphi aplicando um inquérito aberto, numa primeira fase, e um inquérito por questionário, com uma escala de Likert de cinco níveis, numa segunda fase. Realizou-se um Focus Group com sete profissionais, que haviam, nas fases anteriores, respondido aos questionários. Os resultados permitiram identificar as competências mais valorizadas pelos profissionais na resolução da problemática do abandono nas UCCI-ULDM e UMDR, relacionadas com o saber-fazer, e as estratégias mais utilizadas, que decorrem do trabalho em equipa/rede.Item A intervenção do serviço social no protelamento da alta do idoso no serviço de urgência : o caso do hospital de São José(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Almeida, Janine Lúcia Rijo de; Ferreira, Paula Isabel Marques; Instituto de Serviço SocialO presente artigo visa analisar o processo de gestão do protelamento de alta dos doentes idosos, no serviço de urgência do Hospital de São José, efectuada pela equipa de serviço social. Foi realizada uma triangulação metodológica suportada na consulta e análise dos processos sociais, entrevistas à equipa multidisciplinar e análise documental. Os objetivos centraram-se na definição do perfil do utente, motivos de protelamento, destino pós-alta e dificuldades inerentes à atividade do serviço de urgência. Destaca-se como resultados os doentes do género feminino, com idade entre os 81-85 anos, tendo como motivos de protelamento decorrentes sobretudo de incapacidade/indisponibilidade da rede de suporte informal e a insuficiência/demora da resposta social formal. Por conseguinte, a gestão do protelamento de alta do idoso é efetuada pela equipa multidisciplinar, destacando-se neste contexto o papel mediador do assistente social neste processo