Revista Temas Sociais
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Item A intervenção do/a assistente social com pessoas idosas que residem em estruturas residenciais : um estudo qualitativo a propósito das lógicas de projeto de vida(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Crispim, Ricardo; Instituto de Serviço SocialEsta investigação tem por objetivo analisar a dinâmica do Serviço Social no campo gerontoinstitucional, à luz de uma reflexão sobre as várias expressões do EA e participação, em benefício de projetos de vida para e na velhice. A amostra envolveu cinco assistentes sociais que laboram em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) de cinco ERPI distintas. Os dados foram recolhidos por questionário sociodemográfico e entrevistas em profundidade (semiestruturada) prosseguindo uma abordagem essencialmente qualitativa (análise de conteúdo). Verificou-se nos principais resultados que desenhar projetos de vida para e na velhice em ambientes residenciais revelou de forma consistente estar apoiado, por um lado em padrões e diretrizes institucionalizadas e por outro lado, embora surjam a um ritmo tímido, em abordagens holísticas, abrangentes e multidimensionais. Estes resultados são promissores na forma como analítica e empiricamente se idealizam e concretizam projetos de vida em ERPI baseados nas novas expressões da(s) velhice(s), privilegiando lógicas interativas, integrativas e multidimensionaisItem Hospitalização domiciliária em Portugal : um novo campo de actuação do Serviço Social hospitalar(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Ferreira, Fátima Marisol Gonçalves; Instituto de Serviço SocialO presente artigo pretende dar a conhecer práticas da intervenção do serviço social na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), assim como caracterizar os doentes tratados e respostas sociais activadas no âmbito do internamento domiciliário. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e exploratório. Entre maio de 2019 e Maio de 2020, foram avaliados para admissão na UHD do CHULC, 232 doentes, dos quais 122 foram excluídos por diversos motivos e 110 doentes foram tratados. Dos doentes tratados em domicílio, 28 necessitaram da intervenção do assistente social. Os dados foram recolhidos através da análise dos processos sociais, obtidos pelos registos da actividade do assistente social nos sistemas informáticos SAAS (Sistema de Apoio ao Assistente Social) e Clínico e elaborada uma folha de registo específica para recolha dos seguintes parâmetros: o perfil do utente, motivos de exclusão, diagnóstico social e respostas sociais que foram accionadas. Os resultados desta análise permitem verificar que a intervenção do assistente social na UHD é insubstituível, fundamental e determinante no apoio ao doente e família e na qualidade da prestação dos serviços de saúdeItem Ser assistente social : a formação académica em serviço social (Portugal) enquanto elemento estruturante e identitário(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Menezes, Nídia; Instituto de Serviço SocialNo presente artigo pretendemos refletir em torno do Serviço Social em Portugal, mais especificamente sobre a formação académica ministrada em Serviço Social, recorrendo por isso a uma análise socio histórica da profissão em Portugal, de modo a refletir sobre o trajeto percorrido até à atualidade, bem como o impacto que as várias transformações sociais e políticas tiveram e têm na formação em Serviço Social. A reflexão desenvolvida privilegia a formação enquanto elemento estruturante e identitário da profissão. Refletir sobre o Serviço Social bem como sobre o seu contributo na sociedade, torna-se num exercício ininterrupto, sobretudo numa era em que os direitos sociais são ultrapassados pelas imposições neoliberais e marcados pela retração da responsabilidade estatal, implicando que o assistente social seja detentor de um pensamento crítico, reflexivo e políticoItem Os direitos na relação de cuidado com pessoas idosas em contexto de lar(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Elvas, Sandra Patrícia Custódio Baptista; Instituto de Serviço SocialOs assistentes sociais no desenvolvimento da relação de cuidado com pessoas idosas integradas em lar, têm como objetivo o bem-estar, a dignidade e os direitos. Esta relação de cuidado transporta para valores e princípios éticos, na garantia efetiva da dignidade e direitos das pessoas idosas. O presente artigo, trata da relação de cuidado desenvolvida pelos assistentes socias com pessoas idosas integradas em lar, numa abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, de modo a ampliar o debate sobre o desenvolvimento da relação de cuidado, partindo da ética, da dignidade e dos direitos das pessoas idosas integradas em lar. Toda a relação de cuidado deve desenvolver-se assente em valores éticos, na autodeterminação, no poder de decisão, na individualização, na dignidade e no respeito. Através desta atuação desenvolve-se a capacitação, a tomada de decisão livre, a garantia do respeito das convicções, necessidades e privacidade. Os direitos, vontades e gostos das pessoas idosas, ainda são invisíveis na relação de cuidado, pelo que existe a necessidade de serem uma prática efetivaItem Rules for Radicals : 50 anos depois(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Pinto, Carla; Instituto de Serviço SocialEste artigo tem por objetivos (1) assinalar os cinquenta anos da publicação de uma das mais importantes obras sobre organização comunitária intitulada “Rules for Radicals”, de Saul Alinsky; (2) deixar algumas reflexões sobre a relevância desta obra e do pensamento de Alinsky para a intervenção social na atualidade. Começamos por referir alguns apontamentos biográficos sobre Alinsky e o seu percurso de organizador comunitário, apresentamos a obra e as regras para radicais nele enunciadas e finalizamos com breves reflexões suscitadas por este livro tão controverso e pragmáticoItem O serviço social e a pandemia : reflexões prospetivas(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Carmo, Hermano; Instituto de Serviço SocialO objetivo deste texto é iniciar uma reflexão exploratória sobre as aprendizagens que colhemos da pandemia, eventualmente úteis na qualificação das práticas do serviço social. Começar-se-á por descrever em traços gerais o impacto da pandemia na sociedade contemporânea, a três escalas de complexidade: micro, meso e macro. Seguidamente, far-se-ão algumas reflexões exploratórias sobre o papel do serviço social na pandemia, a partir de uma breve análise de documentos disponíveis e da observação indireta. Num terceiro momento, procurar-se-ão extrair algumas lições que permitam enfrentar coletivamente um futuro recheado de incertezas e de ameaças, mas também de oportunidades de superaçãoItem Reflexões sobre a confidencialidade como ética na prática profissional dos assistentes sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Carvalho, Maria Irene; Teles, Helena; Garcia, Ana Paula; Instituto de Serviço SocialA prática dos assistentes sociais tem-se confrontado com complexos problemas e dilemas éticos, sobretudo no que diz respeito ao princípio da confidencialidade. Sendo o Serviço Social uma profissão das relações sociais e humanas, a confidencialidade é um bem único e insubstituível que tem ganho destaque não só do ponto de vista normativo, mas do ponto de vista ético. Neste artigo, argumentamos que os profissionais asseguram a confidencialidade, promovendo os direitos das pessoas, mas enfrentam alguns desafios na sua prática profissional nem sempre fáceis de superar. Pretende-se refletir sobre o princípio da confidencialidade do ponto de vista normativo ético. Para atingir este objetivo, tomamos como referência as normas e os princípios éticos do código deontológico da Federação Internacional dos Assistentes Sociais, da Associação Internacional de Escolas dos Assistentes sociais e da associação de profissionais de Serviço Social e alguns exemplos práticos que foram revelados na revisão da literaturaItem A formação em serviço social para a intervenção na diversidade de género e sexual(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Ramalho, Nélson; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs organizações nacionais e internacionais de serviço social têm vindo a assumir o compromisso de proteção e preservação dos direitos das pessoas LGBTI por reconhecerem as múltiplas opressões a que estão sujeitas. Todavia, as escolas de serviço social continuam a fornecer pouca formação sobre género e sexualidade, o que contribui para os assistentes sociais não estarem qualificados para lidar e responder adequadamente às necessidades das pessoas LGBTI. O presente artigo fundamenta, assim, a necessidade das escolas de serviço social promoverem conhecimentos e desenvolverem competências específicas para a intervenção com populações com identidades de género e/ou orientações sexuais diversas, e apresenta recomendações que poderão contribuir para esse trabalho pedagógico de formação e qualificação profissional.Item A intervenção do serviço social no protelamento da alta do idoso no serviço de urgência : o caso do hospital de São José(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Almeida, Janine Lúcia Rijo de; Ferreira, Paula Isabel Marques; Instituto de Serviço SocialO presente artigo visa analisar o processo de gestão do protelamento de alta dos doentes idosos, no serviço de urgência do Hospital de São José, efectuada pela equipa de serviço social. Foi realizada uma triangulação metodológica suportada na consulta e análise dos processos sociais, entrevistas à equipa multidisciplinar e análise documental. Os objetivos centraram-se na definição do perfil do utente, motivos de protelamento, destino pós-alta e dificuldades inerentes à atividade do serviço de urgência. Destaca-se como resultados os doentes do género feminino, com idade entre os 81-85 anos, tendo como motivos de protelamento decorrentes sobretudo de incapacidade/indisponibilidade da rede de suporte informal e a insuficiência/demora da resposta social formal. Por conseguinte, a gestão do protelamento de alta do idoso é efetuada pela equipa multidisciplinar, destacando-se neste contexto o papel mediador do assistente social neste processoItem Entre a teoria e a prática : visões das assistentes sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Marques, Jacqueline; Carvalho, Kathy Mutschen; Instituto de Serviço SocialHoje, vivemos uma fase de desenvolvimento científico do serviço social, sendo crucial discutir a importância de uma prática que funcione em sintonia com a teoria. Nesse sentido, este estudo pretende compreender as diferentes perspetivas teóricas que enquadram a prática profissional de uma amostra de assistentes sociais portugueses a partir da perspetiva tripartida de Malcolm Payne. Aplicou-se um questionário online, no ano de 2018, a uma amostra de 54 assistentes sociais. Os resultados mostram que a maioria das assistentes sociais se posiciona numa visão individualista-reformista e terapêutica-reflexiva e apenas uma minoria na visão socialista-coletivista ou mistaItem Los fondos de conocimiento en el desarrollo de la interculturalidad : dilemas y paradojas ante los efectos de la covid-19 en alumnado inmigrante en situación de vulnerabilidad(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Olmo Fernández, María José Alcalá del; Leiva Olivencia, Juan José; Instituto de Serviço SocialActualmente, os sistemas educativos mundiais estão a atravessar um período de incerteza causado pela eclosão de uma crise sócio-sanitária causada pela COVID-19, que levou à implementação de toda uma gama de soluções educativas numa modalidade híbrida para assegurar a continuidade educativa nas melhores condições possíveis. Esta situação sem precedentes teve um grande impacto em todos os agentes educacionais, afectando significativamente os estudantes mais vulneráveis. O objectivo deste documento é analisar os efeitos da pandemia causada pela COVID-19 nos estudantes imigrantes vulneráveis, reflectir sobre os Fundos do Conhecimento como instrumentos essenciais para tornar as minorias étnicas visíveis e tentar investigar, de forma crítica e reflexiva, as acções que podem ser decisivas para garantir a equidade a partir de uma abordagem democrática, inclusiva e comprometida com a justiça socialItem Contributo do serviço social para o entendimento sobre o condicionamento dos tempos livres das crianças que frequentam o 1º ciclo(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Marques, Ana; Rodrigues, Miguel; Instituto de Serviço SocialEste artigo pretende clarificar a importância do Serviço Social para o entendimento do condicionamento dos tempos livres de crianças que frequentam o 1º ciclo na freguesia de São Domingos de Rana. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, recorrendo à entrevista exploratória, comportada por uma amostra de visões e saberes de áreas interdisciplinares imprescindíveis para os objetivos definidos. Os resultados obtidos demonstram a evolução das estruturas familiares, com a conjugalidade marcada pelo paradoxo da existência de afeto e do tempo de qualidade entre pais e filhos. As características sociodemográficas das famílias residentes na freguesia são potenciadas pela sua génese e caracterizadas por uma população heterógena, interventiva na sociedade e com estabilidade económica e social. As instituições de resposta aos tempos livres na freguesia são classificadas pela escolarização, com a escola a adquirir maior representatividade, em resposta às necessidades dos pais. A família é destacada em contexto educativo e em contexto de mercado de trabalho, no sentido em que a sua articulação condiciona o desempenho destasItem Serviço social e direitos humanos : a formação dos assistentes sociais na defesa e realização dos direitos humanos na intervenção social(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) André, Garça; Vieira, Isabel; Instituto de Serviço SocialA Agenda Global para o Serviço Social organizou um Congresso Mundial em Junho 2022, com o tema “Co-Buildin a New Eco-Social World. Leaving no one Behind!”. A finalidade e propósito desta cimeira pretendem criar uma Declaração Global de Valores “Global Values Declaration”. Perante este desafio, este texto tem como finalidade apresentar os pilares de uma proposta formativa para os Assistentes Sociais, em Portugal, como profissionais de Direitos Humanos. Colocamos aqui um conjunto de considerações e propostas sobre a formação dos Assistentes Sociais como profissionais de Direitos Humanos, estando este texto estruturado em três partes: i. os princípios éticos orientadores, ii. alguns referenciais teóricos que situam as necessidades humanas no quadro de uma abordagem ecológica, iii. as estratégias metodológicas e os desafios políticos e pedagógicos no quadro da investigação-ação, terminando com considerações sobre o Serviço Social e os próximos passos na defesa dos valores de referência do Serviço SocialItem Políticas de asilo na Europa : implicações éticas para o serviço social(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Branco, Ana Sofia; Instituto de Serviço SocialCom a crise financeira de 2008e com o aumento dos fluxos migratórios desde 2015as políticas de proteção social estão cada vez mais a ser transformadas em instrumentos para limitar a mobilidade dos migrantes externos à UE. Neste artigo focamo-nos nas implicações que as políticas de asilo têm para a intervenção dos assistentes sociais e os dilemas éticos que lhe são colocados. Este artigo resulta de um trabalho exploratório. Assim, partindo da tese de doutoramento da autora, bem como por recurso à sua experiência profissional de assistente social realizou a revisão de literatura por forma a identificar um conjunto de artigos que analisam a prática do Serviço Social com população requerentes de asilo e refugiados e as questões e desafios éticos a ela associados. É objetivo deste artigo contribuir para a reflexão do papel do assistente social na salvaguarda dos direitos humanos desta população.Item O Serviço Social no processo clínico de transição de género(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Pires, Vânia Cavacas; Instituto de Serviço SocialÉ uma realidade que algumas pessoas trans vivenciam obstruções no cumprimento dos Direitos Humanos e encontram-se, por vezes, desprovidas dum cumprimento integral no exercício da cidadania. Existem organizações que fomentam a participação cívica plena destas pessoas, instigando os Estados à criação de políticas que envolvam, promovam e assistam as condicionantes que estas pessoas são alvo na contemporaneidade. As Ciências Sociais têm reforçado a investigação colaborativa no debelar do preconceito e o Serviço Social emerge como ponte na devolução da cidadania e no empoderamento das pessoas trans, tendo como referência os valores dos Direitos Humanos. Os assistentes sociais são aliados fundamentais nos esforços para assegurar o bem-estar e equidade para as pessoas com identidade de género não normativa. Estes profissionais têm o compromisso de promover políticas e programas que afirmem, apoiem e valorizem os indivíduos e comunidades, sempre empenhados na justiça e inclusão social.Item Violência doméstica contra as mulheres e as políticas no Brasil e em Portugal nos anos de 2010 a 2020(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Ramos, Graziela Dourado; Tomé, Maria Rosa; Instituto de Serviço SocialO artigo propõe debater a violência doméstica contra mulheres em Portugal e Brasil, através da análise das políticas e estratégias adotadas para prevenção e enfrentamento. É de extrema relevância a discussão teórica para contribuir na elaboração de políticas efetivas. Este artigo apresenta um panorama histórico-político da problemática, estruturação das políticas e ações que vêm sendo realizadas na última década. A metodologia do estudo foi qualitativa documental, a partir da revisão de literatura, legislação e documentos oficiais. Os resultados indicam que Portugal vem privilegiando ações de protecção, prevenção, suporte e acusação. No Brasil há uma política nacional que vem priorizando ações para o enfrentamento e combate, assistência, acesso e garantia de direitos. Considera-se que as políticas de Brasil e Portugal deveriam incluir as vítimas de violência no planeamento das estratégias e ações, possibilitando maior diálogo, autonomia e inclusão da diversidade existente.Item A análise do ciclo das políticas : uma ferramenta para Assistentes Sociais(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Marques, Jacqueline; Instituto de Serviço SocialEste artigo pretende apresentar alguns conceitos teóricos e modelos de análise de políticas públicas. O objetivo é fornecer aos assistentes sociais uma análise teórica do processo de políticas sociais com especial relevância ao modelo de análise do ciclo de políticas em fases ou momentos. Tal opção prende-se com a perspetiva do assistente social como agente implementador da política pública, seguindo a perspetiva de Michael Lipsky (1976, 2010), que considera os implementadores como agentes ativos com influência na política, como verdadeiros “fazedores de políticas”. Assim, o artigo apresenta as três fases do ciclo - formulação, implementação e avaliação - de modo a expor um quadro geral que pode ser operacionalizado e utilizado como ferramenta de análise das políticas que estes profissionais implementam..Item O homem vítima de violência doméstica : perspetiva da vítima e do técnico especializado(John Wiley and Sons Ltd, 2022) Antunes, Daniela Hammes Castro; Rodrigues, Miguel Oliveira; Instituto de Serviço SocialEste artigo apresenta-nos um estudo que procurou caracterizar socio-afetivamente o homem vítima de violência doméstica em situação de acolhimento em Portugal, e identificar a perceção do Técnico de Apoio à Vítima (TAV) face a violência doméstica contra os homens. Utilizamos uma abordagem metodológica qualiquantitativa, recorrendo a instrumentos diferenciados na recolha de dados, a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. A amostra compreende dois grupos, oito homens vítimas de violência doméstica acolhidos na “Casa Abrigo para Homens” e 30 TAV da APAV. Alguns dos resultados mais relevantes obtidos demonstram que a maioria dos homens vítimas da violência doméstica apresentam algum tipo de fragilidade física, demonstram muita resistência à denúncia, e o sentimento de medo, humilhação e vergonha persistem na maioria dos casos. A caracterização e perfil destas vítimas em contexto nacional comprovou ainda ser desconhecida, nomeadamente pelos próprios técnicos especializados na matéria. Os apoios disponíveis para esta vítima masculina não são equivalentes com os que existem para a mulher.Item A escola de segunda oportunidade - educar e formar para inserir - Lisboa : uma análise sobre a intervenção socieducativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Pereira, Inês; Bracons, Hélia; Carichas, Ana Isabel; Instituto de Serviço SocialAtualmente, existem em Portugal sete Escolas de Segunda Oportunidade (E2O), surgindo a primeira em Lisboa em 2021, onde recai um estudo inicial sobre o perfil dos jovens e um estudo posterior sobre o impacto que esta valência teve nos mesmos, tendo como intuito a análise da caracterização dos jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com recurso à técnica de análise de processos e de entrevistas estruturadas. Evidenciou-se que, no arranque do ano letivo, dos 25 jovens, todos eles se encontravam desmotivados com a escola, sendo que 14 já se encontravam em situação absentista e 6 em abandono escolar. No final do ano letivo, a maioria dos jovens relatou que esta resposta socioeducativa, será uma mais-valia para o futuro e que pretendem continuar a estudar. É de salientar o grande contributo dos técnicos de intervenção social que acompanham sistematicamente os jovens e que através da resiliência adotam sempre estratégias diferentes, de forma a cativar os jovens no seu percurso educativo.Item A indissociabilidade entre gênero, classe e etnia para a compreensão da situação da mulher na sociedade de classes contemporânea e a necessidade de um feminismo para os 99%(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Monzelli, Arthur G.; Cagnin, José G.; Navarro, Érica Z.; Instituto de Serviço SocialEste artigo resulta de uma revisão bibliográfica das obras de Heleieth Saffioti, cotejando-as com o Manifesto feminista de Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser. Tal análise pretende responder a pergunta: é possível superar a violência de gênero, atendendo às demandas das classes exploradas, separando-a das questões de classe e etnia? Parte-se da hipótese de que, para atender às necessidades das populações exploradas, deve-se levar em conta a indissociabilidade das categorias gênero, classe e etnia. O objetivo deste artigo é analisar essas categorias como questões indissociáveis para construção de um feminismo que contemple as necessidades das classes exploradas no capitalismo contemporâneo. Para levar a cabo tal reflexão, o presente artigo embasa-se teórica e metodologicamente no materialismo histórico dialético, isto é, analisa a realidade concreta, descrevendo-a teoricamente, a fim de compreendê-la em suas múltiplas determinações.
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