Mestrado em Ciências Documentais
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências Documentais por autor "Garcia, Carla Sofia Marques de Sousa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A Biblioteca Universitária na Sociedade do Conhecimento : estudo de caso da Biblioteca Universitária Professor Victor de Sá, da Universidade Lusófona (Relatório de Estágio)(2014) Garcia, Carla Sofia Marques de Sousa; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.Na Sociedade do Conhecimento em que vivemos, o volume de informação cresce a um ritmo exponencial e prolifera em diferentes suportes e tipologias, aglomerando informação científica e fidedigna com artigos de opinião e dados menos corretos. Face este cenário de caos informativo, cabe, de um modo particular, à Universidade preparar os seus alunos para responder às novas exigências e a Biblioteca Universitária, devido à sua natureza e missão, constitui-se como uma fonte de informação privilegiada, apetrechada de toda uma série de recursos fiáveis e pertinentes, ao serviço dos seus utilizadores e à distância de um clique. O presente relatório apresenta-se como um estudo de caso e tem como objetivo descrever as atividades respeitantes ao estágio curricular realizado na Biblioteca Universitária Professor Victor de Sá (BVS), que disponibiliza aos seus utilizadores uma série de recursos digitais, entre os quais bases de dados de importância reconhecida e certificada internacionalmente, que se constituem como uma grande mais-valia nos trabalhos de investigação de alunos e docentes da Universidade. Verifica-se porém, que o índice de utilização destes recursos digitais, apesar da sua qualidade, é inferior ao esperado pelos técnicos da Biblioteca. O estudo aqui apresentado propõe-se aferir as causas dos baixos níveis de utilização destes recursos, com vista a possibilitar a correção desta situação e permitir à BVS um retorno eficaz do investimento realizado através da satisfação das necessidades dos seus utilizadores. Nesse sentido foi elaborado e aplicado um questionário e apesar de os alunos universitários serem, tendencialmente, cada vez mais competentes tecnologicamente, os resultados revelam dificuldades ao nível da localização, avaliação e utilização da informação. O levantamento e a análise dos dados, sobre as práticas de utilização dos recursos digitais disponibilizados pela BVS, propõe-se servir de suporte ao estabelecimento de um programa de ação adequado às necessidades evidenciadas, sendo apresentadas algumas sugestões de forma a corrigir a situação verificada.