Mestrado em Ciências Documentais

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    As bibliotecas municipais e os SABE : 15 anos de percurso para cumprir o novo desafio das bibliotecas escolares
    (2012) Catarino, Célia Maria Rocha; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Documentais assenta no estudo realizado ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, no que concerne com o Programa Rede de Leitura Pública. O trabalho de campo decorreu entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2011, tendo por objetivo traçar o percurso e as atividades desenvolvidas pelos SABE das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, proceder à caracterização da sua situação atual e apresentar recomendações sobre as modalidades e formas de intervenção e apoio das Câmaras Municipais às bibliotecas escolares. Na investigação não será analisado o SABE da Câmara Municipal de Loures pela observância de princípios éticos, pois, eu “Mestranda” sou a técnica superior responsável pelo mesmo. Contudo, o SABE da Câmara Municipal de Loures é apresentado ao nível da sua política de atuação em capítulo próprio, não obstando a uma confrontação dos seus objetivos e linhas orientadoras de implementação em comparação com os seus congéneres em estudo. Como método de recolha de dados utiliza-se o inquérito por questionário, associando os métodos quantitativos e os métodos qualitativos, para a análise dos dados recolhidos. Esta análise quantitativa-qualitativa contribui para uma maior compreensão do estudo de caso. Com os resultados obtidos pretende-se proceder a uma sistematização do conhecimento de vários parâmetros dos SABE das Câmaras Municipais do distrito de Lisboa, refletindo o percurso histórico dos mesmos.
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    Estratégias de marketing aplicadas a Bibliotecas Universitárias : Estudo de caso da biblioteca da Escola Superior de Comunicação Social
    (2012) Andrade, Ana Mafalda de Araújo Oliveira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    No presente trabalho de investigação procede-se ao estudo da aplicação do marketing em bibliotecas universitárias, particularmente o Marketing Digital, aplicado concretamente à Biblioteca da Escola Superior de Comunicação Social. Para concretizar este estudo estruturou-se o trabalho, com uma primeira parte onde se procede à caracterização e contextualização da organização no seio da ESCS, incidindo-se particularmente na descrição dos serviços disponibilizados. Em seguida, procede-se ao enquadramento relativamente ao papel da Biblioteca Universitária ao longo do tempo, ao conceito de marketing de serviços e de produtos e estratégias de marketing em Unidades de Informação. Por forma a dar resposta às questões de partida, as quais pretendem identificar o perfil dos utilizadores da biblioteca da ESCS, aferir se os utilizadores consideram que o site da biblioteca tem qualidade, qual a sua satisfação quando acedem ao site, se se encontram receptivos à adesão da biblioteca a uma rede social, que soluções de marketing podem ser aplicadas e que alterações devem ser implementadas nos serviços existentes para satisfazer as necessidades dos utilizadores, elaborou-se um inquérito por questionário. O inquérito por questionário constituído por 4 grupos distintos, organizado por 73 questões abertas e fechadas foi distribuído por uma amostra representativa de alunos e docentes da ESCS. A análise e discussão dos resultados permitiu-nos concluir que a utilização das estratégias de marketing numa biblioteca permite ajudar no desenvolvimento de serviços/produtos adequados às reais necessidades dos utilizadores. A partir do nosso conhecimento profissional e, sempre suportado pela literatura de referência da área, construiu-se a matriz SWOT da Biblioteca da ESCS, por forma a identificar as fragilidades e forças do sistema, sendo fundamental para a futura etapa de planeamento estratégico, permitindo proceder às alterações necessárias. São ainda apresentadas soluções de marketing, visando melhorar os serviços e produtos oferecidos e disponibilizados. Este trabalho permitiu concluir que a aplicação de estratégias de marketing em Bibliotecas Universitárias ainda é pouco utilizada, havendo um significante desconhecimento desta disciplina na área biblioteconómica, sendo necessário reflectir sobre a “fraca” interacção entre a Biblioteca da ESCS e os seus utilizadores, aproveitando as mais-valias provenientes destas estratégias.
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    A Biblioteca Universitária na Sociedade do Conhecimento : estudo de caso da Biblioteca Universitária Professor Victor de Sá, da Universidade Lusófona (Relatório de Estágio)
    (2014) Garcia, Carla Sofia Marques de Sousa; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Na Sociedade do Conhecimento em que vivemos, o volume de informação cresce a um ritmo exponencial e prolifera em diferentes suportes e tipologias, aglomerando informação científica e fidedigna com artigos de opinião e dados menos corretos. Face este cenário de caos informativo, cabe, de um modo particular, à Universidade preparar os seus alunos para responder às novas exigências e a Biblioteca Universitária, devido à sua natureza e missão, constitui-se como uma fonte de informação privilegiada, apetrechada de toda uma série de recursos fiáveis e pertinentes, ao serviço dos seus utilizadores e à distância de um clique. O presente relatório apresenta-se como um estudo de caso e tem como objetivo descrever as atividades respeitantes ao estágio curricular realizado na Biblioteca Universitária Professor Victor de Sá (BVS), que disponibiliza aos seus utilizadores uma série de recursos digitais, entre os quais bases de dados de importância reconhecida e certificada internacionalmente, que se constituem como uma grande mais-valia nos trabalhos de investigação de alunos e docentes da Universidade. Verifica-se porém, que o índice de utilização destes recursos digitais, apesar da sua qualidade, é inferior ao esperado pelos técnicos da Biblioteca. O estudo aqui apresentado propõe-se aferir as causas dos baixos níveis de utilização destes recursos, com vista a possibilitar a correção desta situação e permitir à BVS um retorno eficaz do investimento realizado através da satisfação das necessidades dos seus utilizadores. Nesse sentido foi elaborado e aplicado um questionário e apesar de os alunos universitários serem, tendencialmente, cada vez mais competentes tecnologicamente, os resultados revelam dificuldades ao nível da localização, avaliação e utilização da informação. O levantamento e a análise dos dados, sobre as práticas de utilização dos recursos digitais disponibilizados pela BVS, propõe-se servir de suporte ao estabelecimento de um programa de ação adequado às necessidades evidenciadas, sendo apresentadas algumas sugestões de forma a corrigir a situação verificada.
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    O acesso à informação nos arquivos de presidentes da república
    (2013) Medeiros, Patrícia Andreia Vieira; Maximino, Pedro Manuel Cardina, orient.
    Este trabalho de investigação incide na temática do acesso à informação em arquivos de Presidentes da República. As nossas questões de partida foram saber se em Portugal existe legislação relativa ao acesso à informação que se possa aplicar a arquivos de Presidentes da República e qual. O nosso objetivo foi propor, dentro do contexto português, orientações para o acesso à informação nos arquivos de Presidentes da República. Para atingir o referido objetivo começámos por definir o conceito de acesso à informação e contextualizá-lo, apontando as suas características e componentes direccionando, assim, o sentido da nossa investigação. De seguida, analisámos a legislação portuguesa relacionada com o acesso à informação. Apresentámos, ainda, o conceito de titulares de cargos políticos, no qual se incluem os Presidentes da República, bem como, explanámos os seus receios relativamente ao acesso aos documentos recebidos e produzidos em exercício de funções. Analisámos, ainda, o caso português, bem como os exemplos dos arquivos de Presidentes da República dos Estados Unidos da América, da França e do Brasil em virtude destes países já possuírem legislação e tradições estabelecidas. Por fim, apresentámos uma proposta de regulamento com orientações para o acesso à informação nos arquivos de Presidentes da República tendo em consideração a legislação portuguesa e os exemplos internacionais apresentados. Constata-se que, em Portugal, não existem leis específicas para o acesso à informação em arquivos cuja documentação é proveniente de funções políticas. Porém, verifica-se que existe legislação avulsa onde constam regras de acesso à informação que se podem aplicar em arquivos de Presidentes da República.
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    Tratamento documental dos manuscritos da "secção photographica" da "Direcção Geral dos Trabalhos Geodesicos, Topographicos, Hydrographicos e Geologicos do Reino" (séc. XIX)
    (2013) Dias, Maria da Piedade Escudeiro; Maximino, Pedro Manuel Cardina, orient.
    O desenvolvimento desta dissertação tem como objeto de estudo a organização e o tratamento de um conjunto de documentos textuais, manuscritos, datados do século XIX, testemunhos valiosos da época áurea da cartografia portuguesa, caracterizada por notáveis avanços tecnológicos e científicos no universo da informação geográfica, mais concretamente na área da reprodução do território nacional e com assinalável impacto a nível internacional. Os manuscritos, espécimes que integram o património documental do século XIX herdado pela recentemente criada Direção-Geral do Território, através de um dos organismos que lhe deram origem, o Instituto Geográfico Português, fazem parte do espólio da “Secção Photographica” (mais tarde designada por Secção Artística), estrutura orgânica criada em 1872 e instalada na “Direcção Geral dos Trabalhos Geodesicos, Topographicos, Hydrographicos e Geologicos do Reino”, organismo dirigido nessa data por Filipe Folque, reconhecido como “o grande impulsionador” da precisão e do rigor científico na cartografia terrestre. A “Secção Photographica”, chefiada pelo cientista José Júlio Rodrigues, destacou-se pela “revolução” nos procedimentos e práticas de trabalho, com a aplicação da fotografia, como método científico, na reprodução de cartas geográficas. O desenvolvimento do presente trabalho de investigação incidiu, numa primera fase, na pesquisa de diversas fontes históricas e recursos documentais e de informação disponíveis sobre a memória da instituição visada, que possibilitou o seu enquadramento histórico e institucional e, simultaneamente, permitou a recolha e seleção de dados relevantes para o conhecimento da história e estrutura administrativa da “Secção Photographica”, dotada de autonomia e especificidades próprias. Numa segunda fase, foram efetuados estudos que contemplaram a identificação, constituição e análise do acervo da Secção Photographica”, para numa perspetiva geral adquirirmos conhecimento do património documental, museológico e bibliográfico e, em particular, operacionalizarmos o objeto desta dissertação, consubstanciado no tratamento de um conjunto de documentos (com produção de instrumentos de pesquisa, que pelo seu valor histórico, científico e cultural, importa preservar e disponibilizar. 
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    Biblioterapia aplicada em contexto de saúde mental: um estudo de caso
    (2014) Silva, Ana Mafalda Carvalho; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Esta dissertação versa sobre a aplicação da Biblioterapia em contexto de Saúde Mental, nomeadamente a um grupo de pessoas adultas com necessidades psicossociais, com idades entre os 21 e os 49 anos, frequentadoras da valência da Área de Dia, do UCCPO do CHPL. Foram ministradas seis sessões, com temáticas várias para cada uma, com leitura de um texto previamente escolhido pela Orientadora e atividades versando sobre o mesmo tema da sessão. Verificou-se que os participantes tinham muita necessidade de falar dos seus problemas, e que quando o texto da sessão era mais reflexivo e era acompanhado de música, os participantes contribuíam mais (4ª sessão), o que significa que os textos reflexivos e a música podem ser uma boa ajuda para desencadear discussões acerca dos problemas pessoais dos utentes. Verificou-se também que se deve ter bastante cuidado a escolher os textos para cada sessão de Biblioterapia, e se deve sempre atender à sensibilidade dos participantes, para o bom sucesso da sessão (sessão 2). Os participantes também se projetaram nos textos lidos e comentários escritos, sendo possível saber um pouco mais de cada um deles através das suas contribuições baseadas nos textos e temas das atividades escritas. A avaliação dos participantes das sessões foi muito positiva. Estamos convictas que a Biblioterapia poderá ser aplicada futuramente no UCCPO, e que poderá ser bastante benéfica no tratamento e reabilitação dos utentes da mesma unidade.
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    Biblioterapia aplicada a idosos : um novo desafio para as Bibliotecas Públicas Portuguesas
    (2014) Ferreira, Carmen Zita Honório Santos; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Na presente Dissertação investiga-se a importância da aplicação da Biblioterapia de desenvolvimento a indivíduos institucionalizados em centros de apoio e lares de idosos. Identificam-se as atividades de Biblioterapia que estão a ser promovidas atualmente pelas bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Portugal, as metodologias utilizadas e os constrangimentos na aplicação das mesmas, no que se refere à população idosa. No primeiro capítulo, faz-se o enquadramento teórico relativamente à Biblioterapia, seus objetivos, componentes e particularidades na aplicação ao público idoso. No segundo capítulo, apresenta-se um enquadramento teórico sobre o Envelhecimento, destacando os aspetos mais relevantes para a aplicação da Biblioterapia, particularmente os índices demográficos das últimas décadas em Portugal e os aspetos sociológicos, biológicos, psicológicos e da perceção da linguagem, nesta área específica. No terceiro capítulo, refere-se detalhadamente a metodologia utilizada na realização de um inquérito por questionário dirigido aos responsáveis das duzentas e uma bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, apresentando os dados recolhidos e a análise dos mesmos. Constatou-se que os benefícios das leituras dirigidas, para fins de desenvolvimento pessoal com leitores idosos, em contexto de institucionalização, demonstram que se deve investir na aplicação da Biblioterapia a idosos, em grande escala. Concluiu-se também que as bibliotecas públicas e os bibliotecários têm um papel preponderante na aplicação desta terapêutica, através da interação com parceiros nas áreas da saúde, educação e ação social. Termina-se este estudo com algumas considerações finais a que os resultados nos conduzem, nomeadamente quanto à necessidade de se prosseguir este trabalho de forma sistematizada e regular, com reais benefícios para a população em apreço que muitas vezes sofre de problemas de ordem vária, nomeadamente de isolamento.
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    Criação de uma Lista de Cabeçalhos de Assunto para a Documentação da Biblioteca Universitária João Paulo II
    (2013) Abrantes, Adelaide da Conceição Cardoso; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    O aspecto fulcral desta dissertação centra-se-à volta do desafio de procurar facilitar o acesso à informação contida na base de dados bibliográfica da Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJPII) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) cujo conteúdo temático tem sido até agora representado pela Classificação Decimal Universal (CDU), linguagem documental pouco acessível a grande parte dos nossos utilizadores, na sua maioria estudantes universitários que a consideram um instrumento de pesquisa pouco amigável porque estão muito pouco ou nada familiarizados com este tipo de classificação numérica preferindo o uso de palavras-chave no acesso ao conteúdo temático das obras. Com este objectivo em vista, propusemo-nos levar a cabo este trabalho de investigação fazendo a harmonização (correspondência) entre as notações da CDU, usada na classificação da colecção de fundos da BUJPII e uma lista simplificada de Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca do Congresso, com o propósito de iniciar um processo de atribuição de cabeçalhos de assunto, mapeados a partir das notações da CDU, a parte dos referidos fundos, cuja recuperação de conteúdo tem sido feita até agora através da Classificação Decimal Universal. O estudo incidiu experimentalmente numa amostragem de monografias de áreas não indexadas mas já classificadas, cujos registos bibliográficos se encontram na base de dados da Biblioteca Universitária João Paulo II. O projecto consistiu na atribuição de cabeçalhos de assunto, traduzidos manualmente para português a partir da lista em inglês dos Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca do Congresso (LCSH). Procurou-se que estivessem semanticamente tão próximos quanto possível dos assuntos que correspondiam às notações da Classificação Decimal Universal (CDU) com as quais as monografias tinham sido anteriormente classificadas. O trabalho foi primeiro elaborado de forma manual e depois “carregado” no software Horizon, dado ser este o sistema informático de gestão integrada em uso na Biblioteca Universitária João Paulo II, sendo o objectivo futuro a indexação de todas as áreas do seu acervo bibliográfico, como forma complementar privilegiada no acesso à informação.
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    A Documentação da União Europeia : acesso e disponibilização
    (2013) Vicente, Jorge António Rodrigues; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Desde o aparecimento da Internet, têm surgido inúmeras oportunidades para os autores de artigos científicos disponibilizarem de forma livre e gratuita a sua produção intelectual. Tal produção poderá estar disponível nas mais diversas formas e inserida nos mais variados ambientes institucionais (Repositórios, Bases de Dados, entre outros). Tal constituiu uma verdadeira revolução informativa que, depois, ultrapassou em larga medida os meios limitados do mundo académico, tornando-se num fenómeno global. Consideramos que a disponibilização e o acesso à documentação da União Europeia constitui uma das faces visíveis dessa revolução. A nível da Informação, sempre houve uma necessidade dos dirigentes europeus em adotar uma Política de Informação adequada. Desde a necessidade de transmitir informação ao público e aos jornalistas nos primeiros tempos da Comunidade até à criação do Portal da União Europeia, vai um longo processo de amadurecimento do projeto europeu. A política de transparência que hoje se verifica e que se revela, acima de tudo, nas ligações proporcionadas pelo Portal é o resultado de um longo caminho de integração europeia. Assim, esta investigação consiste na identificação e na análise da documentação em acesso livre produzida pela União Europeia. O seu objetivo prioritário é tentar determinar até que ponto a documentação europeia consegue estar disponível e acessível a todos aqueles que a pretendam utilizar. Para tal, foram analisadas as mais diversas fontes institucionais, assim como as várias Bases de Dados e os vários sítios Web onde se pode aceder gratuitamente à Informação da União Europeia. As conclusões a que chegámos, assim como as considerações finais apresentadas no final deste trabalho de investigação levam-nos a perceber as políticas de acesso à documentação europeia e até que ponto elas servem de suporte à boa governação e à democracia.
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    Práticas de Animação do Livro e da Biblioteca numa Perspetiva de Cooperação entre Bibliotecas Escolares e Municipais
    (2013) Jardim, Sónia Figueira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Tem sido difícil alcançar posições consensuais na definição da importância do papel da animação sociocultural e do seu contributo para o desenvolvimento de toda uma comunidade, através das suas práticas e metodologias específicas. A cooperação, entre bibliotecas escolares e municipais, tem sido pouco explorada, estudada e até valorizada. Os problemas de desenvolvimento de práticas de animação dentro destas bibliotecas é uma questão que merece toda a atenção em proveito do aumento da coadjuvação ativa entre estas instituições documentais, onde urge cada vez mais não só o trabalho de tratamento documental, mas também o trabalho para os utilizadores numa ótica de desenvolvimento de atividades e projetos de diversos tipos de animação, em contextos específicos onde estes espaços se inserem. Este trabalho de investigação sobre práticas de animação do livro e da biblioteca numa perspetiva de cooperação entre bibliotecas escolares e municipais incide no estudo de caso de três bibliotecas escolares e uma biblioteca municipal, no Município de Câmara de Lobos, ilha da Madeira, local onde a mestranda desempenhou, no passado, funções de animadora sociocultural como licenciada na área, tendo desenvolvido, através de metodologias e práticas de animação, competências sociais, culturais e educativas, nos espaços bibliotecários e seus respetivos utilizadores. Assim, com esta investigação, pretende-se apurar se existem práticas de cooperação desenvolvidas nas bibliotecas em estudo e qualificá-las; recolher informação pertinente relativa à investigação levada a cabo e obter opiniões sobre o papel dos profissionais de animação de bibliotecas; conhecer o impacto do trabalho desenvolvido pela investigadora no passado, nestes espaços de biblioteca. A metodologia de investigação consistiu na realização de entrevistas orais semiestruturadas e na análise dos planos de atividades e relatórios anuais das bibliotecas de objeto de estudo. As principais conclusões/resultados verificam-se no sentido amplo da cooperação entre bibliotecas municipais e escolares, baseadas basicamente, na existência das práticas de animação, deixando estas muito ainda por desenvolver e explorar nos espaços em estudo.
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    A Gestão Documental na Autoridade Portuária de Barcelona
    (2013) Charneca, Sara Lúcia Rodrigues; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Este relatório de estágio representa o trabalho desenvolvido na Autoritat Portuària de Barcelona (APB), mais precisamente no Centro de Documentação da Autoridade Portuária de Barcelona, num período de 150 horas, onde tive a oportunidade de passar pelos diferentes serviços de documentação e realizar as tarefas inerentes a uma Instituição com idêntica tipologia àquela onde presto idêntica atividade em Portugal. Descreve-se a empresa e o trabalho desenvolvido no Centro de Documentação (CENDOC), considerando todas as funções desenvolvidas ao nível da gestão documental, na biblioteca, no arquivo intermédio, histórico e no arquivo fotográfico. O serviço de Arquivo agiliza a gestão de um fundo documental com mais de 3.900 metros lineares de documentos textuais, 500 metros lineares de documentação gráfica e cartográfica e 75.000 fotografias. Também gere o Património Cultural Móvel da APB, tanto o fundo documental do Arquivo Histórico (textual e imagens), como as coleções de objetos artísticos de interesse histórico e cultural (pinturas, esculturas, artes decorativas, cartas náuticas, modelos de navios). Toda a documentação do Arquivo Intermédio foi devidamente tratada, higienizada e organizada num novo espaço de arquivo, com melhores condições de acondicionamento. Aproveitando este trabalho, foi desenvolvido um novo Plano de Classificação em maio de 2012, no mesmo período que desenvolvi o estágio, a fim de melhorar o serviço de Arquivo. O serviço da Biblioteca tem ao alcance dos seus utilizadores um fundo de 1276 publicações periódicas e mais de 2.300 monografias, catalogadas no programa informático CDS/ISIS. A sua classificação é feita com base na Classificação Decimal Universal (CDU), e a partir de um tesauro especifico elaborado pelos técnicos do CENDOC. Enquanto Técnica Superior no Centro de Documentação e Informação na Administração do Porto de Lisboa (APL), o desenvolvimento deste estágio trouxe um importante contributo para o serviço que desempenho no Centro de Documentação e Informação na Administração do Porto de Lisboa. Este Estágio possibilitou, sem dúvida, um melhor conhecimento teórico e prático no âmbito das tarefas inerentes ao mesmo, e a capacitação para o desenvolvimento de projetos relacionados com as funções que desempenho, no Centro de Documentação e Informação da Administração do Porto de Lisboa.
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    Biblioteca 2.0 : produção e organização do conhecimento na Internet
    (2013) Maria, Dulce Fernanda Franco; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    O objectivo principal deste trabalho de investigação é na análise do aproveitamento das potencialidades da tecnologia da Web 2.0 pelos profissionais de informação na gestão do conhecimento nas bibliotecas, especialmente nas universitárias, onde a utilização destas tecnologias se revela de extrema importância. Para enquadrar o estudo no âmbito da aplicação das tecnologias da Web 2.0 ao serviço da biblioteca foi analisado, em primeiro lugar, o impacto que o desenvolvimento tecnológico teve na sociedade e a globalização do saber originado pelo software social. Para complementar o estudo e verificar a gestão de uma das redes sociais, o Blogue, foi usado o método qualitativo, através da aplicação de uma grelha de avaliação da qualidade dos Blogues desenvolvida por Luísa Alvim. Os resultados obtidos da análise dos Blogues foram submetidos à observação dos princípios da Web 2.0, defendidos por Maness. Concluiu-se que as potencialidades do Blogue não são completamente exploradas pelos profissionais de informação, nem mesmo nas bibliotecas universitárias. Este estudo pretende fazer a análise da situação, mas também ser um ponto de partida para que os responsáveis das bibliotecas, especialmente das bibliotecas universitárias, repensem o conceito e mais-valia da Web 2.0, de forma a que o Blogue seja gerido estrategicamente em benefício do utilizador, profissionais de informação e do próprio serviço da biblioteca.
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    A visibilidade das universidades portuguesas na web : estudo webométrico
    (2013) Marques, Liliana Marisa Carvalho; Maximino, Pedro Manuel Cardina, orient.
    Esta dissertação resulta de uma investigação que levou a cabo um estudo webométrico sobre a presença das universidades portuguesas na Web, avaliando a visibilidade das instituições através do cálculo de um indicador webométrico, o Web Impact Factor. A World Wide Web é, na atualidade, um dos principais meios de difusão de Informação. Os Estudos Métricos da Informação visam quantificar e avaliar a produção de Informação, objeto de estudo de disciplinas como a Infometria, a Cienciometria e a Bibliometria. Recentemente, surgiram a Cibermetria e a Webometria como novas disciplinas que estudam a produção e difusão da Informação no contexto do Ciberespaço e da World Wide Web, respetivamente. As universidades, enquanto polos privilegiados de produção e difusão de conhecimento, são o objeto de estudo natural da Webometria e a avaliação da sua presença na World Wide Web contribui para a análise do desempenho destas instituições. Para a realização deste trabalho foi adotada a metodologia proposta por Noruzi, que calcula três categorias de Web Impact Factor: o WIF Total, o WIF Revisto e o Selflink WIF. De modo a calcular estas categorias, foram recolhidos dados quantitativos de inlinks, selflinks, número total de páginas e número de páginas indexadas pelo motor de pesquisa. O motor de pesquisa utilizado foi o Altavista, tendo sido realizadas pesquisas de expressões booleanas durante o primeiro semestre de 2009. Após a recolha, os dados foram tratados estatisticamente e procedeu-se ao cálculo das categorias do WIF. Conclui-se que existe uma maior visibilidade das universidades públicas portuguesas porque obtêm melhores resultados ao nível de duas categorias do Web Impact Factor: o WIF Revisto e o Selflink WIF.
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    Biblioterapia : a Função Terapêutica do Livro em Ambiente Prisional
    (2012) Sebastião, Maria Margarida Coelho Pereira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Este trabalho de investigação consiste num estudo empírico sobre uma nova ciência - a Biblioterapia, e a situação mais específica, a sua aplicação em contexto prisional. Para alcançar este objetivo formulámos a seguinte hipótese: “o livro exerce sobre as pessoas em geral e, de uma forma mais particular, sobre indivíduos em contexto de detenção institucional uma função terapêutica”. A metodologia adotada para esta investigação assenta essencialmente em fontes documentais textuais e digitais, sobre autores especialistas na matéria, que de uma forma mais precisa se identificam e citam especificamente no capítulo referente à revisão da literatura. Para atingir o nosso propósito começámos por definir os conceitos de leitura, de leitura terapêutica, de fenomenologia da linguagem, de terapia e de diálogo assim como procurámos saber quais os fundamentos filosóficos e os componentes biblioterapêuticos, público-alvo e áreas com maiores potencialidades de aplicação, benefícios e limitações que norteiam à aplicação da Biblioterapia, nomeadamente, para fins de desenvolvimento pessoal e de alterações comportamentais. Fez-se igualmente uma análise da evolução do conceito, desde Aristóteles até aos nossos dias. Só com o conhecimento efetivo desta realidade seria possível prosseguir o nosso objeto de estudo. Entendemos ainda ser importante perceber qual é a situação da leitura em Portugal e as políticas desenvolvidas nesta área pelo Estado, para promover a leitura junto dos estudantes e da população em geral. Apenas assente nestas duas realidades que se entrecruzam, no processo de leitor/livro é possível identificar e relacionar esta problemática em estudo. Constatamos a existência de dois tipos de Biblioterapia, a Biblioterapia-arte e a Biblioterapia-ciência, identificando algumas das suas características, principalmente o que as aproxima e o que as separa. Apresentamos um exemplo de uma área reconhecidamente bem sucedida na aplicação da Biblioterapia não-clínica, em instituições prisionais, efetuando uma abordagem às questões mais pertinentes neste campo: os seus aspetos institucionais, os psicossociais e os de reinserção social. Considerámos ainda as recomendações da IFLA para este setor populacional – Guidelines for Library Services to Prisoners. Ao longo do trabalho e de uma forma transversal realçamos as interrelações biblioterapêuticas entre pacientes, bibliotecários e outros intervenientes no processo biblioterapêutico, tais como médicos e orientadores de leitura. Finalizamos o trabalho concluindo que a prática de leitura de temas específicos, em qualquer campo de atuação e sob orientação de um elemento profissional com conhecimentos aprofundados tanto em relação às personalidades e problemas dos destinatários como aos materiais que tem à sua disposição – o livro, em sentido lato - pode efetivamente desencadear benefícios terapêuticos nos leitores.
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    O Arquivo do Tribunal de Contas (Relatório de Estágio)
    (2012) Magalhães, Ana Sofia Ferreira Pedrosa de; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    O presente trabalho reflecte o trabalho efetuado no âmbito do estágio da cadeira de seminário de Arquivística, do Mestrado em Ciências Documentais, variante Arquivos, no arquivo do Tribunal de Contas de Portugal. O mesmo consistiu no tratamento de documentação variada existente no arquivo do Tribunal de Contas e a necessitar de intervenção. O tratamento de que a documentação foi alvo compreendeu o seu levantamento, descrição, classificação e posterior decisão sobre transferência para arquivo intermédio, histórico ou eliminação. Tratava-se, na sua grande maioria, de documentação não tratada por ter dado entrada em arquivo antes de 2004, ano de aprovação do regulamento arquivístico do Tribunal de Contas e serviços de apoio. Para que o estudo fosse mais abrangente possível foram tratadas também 3 séries Documentais posteriores a 2004 como forma de perceber a evolução de que foi alvo o tratamento documental na instituição. Pretendeu-se fazer uma abordagem aos procedimentos de arquivo de uma instituição pública portuguesa, com características e funcionamento próprios que se reflectem obrigatoriamente na gestão do seu arquivo. Partiu-se de uma abordagem de carácter geral à evolução de que foi alvo a ciência arquivística, como forma de contextualizar o estudo posterior. Em termos de metodologia, começou-se por estudar a instituição Tribunal de Contas, sua história, funções e evolução. A par deste estudo foi dada também atenção à documentação que foi sendo produzida ao longo dos anos de existência do Tribunal e evolução e transformações da mesma, espelho sempre das diferentes funções que o Tribunal de Contas foi assumindo ao longo dos tempos. Posteriormente o estudo focou-se no arquivo do Tribunal de Contas, com a exposição dos diferentes serviços e suas funções. Passou-se então ao tratamento da documentação, com o levantamento de 146 Unidades de Instalação, organizadas posteriormente em 22 Séries Documentais. Com base no Regulamento de Arquivo do Tribunal de Contas e respectiva Tabela de Selecção procedeu-se à avaliação da documentação analisada, sendo que 7 Séries Documentais, com um total de 34 Unidades de Instalação, foram consideradas passíveis de transferência para Arquivo Intermédio. Por sua vez 6 séries documentais foram consideradas de conservação permanente e 9, com 66 UI foram indicadas como sendo passíveis de eliminação.
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    Criação de um microtesauro multilingue na área da enfermagem
    (2012) Araújo, Esmeralda Cristina Corucho Arnaut; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Na sequência da experiência adquirida como profissional da Informação e Documentação, tornou-se evidente a inexistência de um Tesauro na Área da Enfermagem, o que justifica esta investigação. Para a elaboração deste trabalho, foi necessário efectuar uma ampla revisão bibliográfica no âmbito da representação e recuperação da informação, tendo sido igualmente abordada a temática das linguagens documentais, dando especial relevo à construção de Tesauros. O Microtesauro apresentado neste trabalho teve como base a análise de uma publicação periódica de referência na área da Enfermagem, designada Nursing. Trata-se de uma revista mensal, dirigida a enfermeiros, que cobre todas as áreas de conhecimento relacionadas com a Enfermagem. Da análise efectuada a este documento, foram identificadas 139 palavras-chave, candidatas a ser descritores no Tesauro. Para a construção do Tesauro foi igualmente efectuado um levantamento exaustivo de 23 tesauros nacionais e internacionais existentes em áreas afins, sendo a análise, quantificação e qualificação dos termos que constituem este Microtesauro efectuada com a colaboração de docentes da Universidade Atlântica (UATLA), especialistas na área da Saúde e particularmente na área da Enfermagem. O Microtesauro na área da Enfermagem, engloba todos os descritores e não descritores, bem como as sua relações de equivalência, hierárquicas e associativas, sendo construído em Português, Inglês e Espanhol, visto se tratarem das línguas com maior índice de utilização na biblioteca da Universidade Atlântica, UATLA, onde o instrumento é aplicado, favorecendo, deste modo, a representação da informação disponível e melhorando a sua acessibilidade. Para uma melhor compreensão do Tesauro, foi elaborado um quadro com a distribuição das áreas temáticas dos termos, bem como dos descritores e não descritores – que, agrupados em classes, correspondem a 10 áreas do saber relacionadas com a Enfermagem. Apesar da construção e elaboração de um instrumento documental desta natureza ser geralmente fruto do trabalho de uma equipa multidisciplinar, constituída por profissionais da informação e especialistas na área em estudo, este trabalho resultou de um esforço individual. O software utilizado para a construção do Microtesauro em Enfermagem foi o DocBASE, que veio agilizar a estruturação desta ferramenta documental. Devido à sua dimensão, o Microtesauro é apresentado em Apêndice no final deste trabalho. Esta formatação não retira a importância de que se reveste esta ferramenta e vai permitir, se necessário, a sua utilização independentemente do trabalho de Investigação onde agora se insere. Este trabalho pretende igualmente, ser um contributo para as Bibliotecas e Centros de Documentação que possuem documentação nesta área específica, vindo colmatar uma lacuna existente nesta área do conhecimento.
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    Contributo Biobibliográfico para o estudo do Caminho-de-ferro em Portugal (1856 – 2006)
    (2013) Carmona, Daniela Alexandra Tavares; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    O trabalho de investigação agora apresentado, consiste num instrumento documental inovador na área específica dos Caminhos-de-ferro, em Portugal – a criação de uma biobibliografia, cumprindo as regras documentais exigidas para a criação de um produto documental, com esta tipologia. Dado que em 2006, se comemoraram os 150 anos do aparecimento em Portugal (1856) dos Caminhos-de-Ferro, revelou-se necessário e oportuno proceder ao levantamento documental sistemático da documentação produzida sobre o assunto, e a partir do mesmo organizar a documentação e informação recolhida, que resulta no trabalho agora apresentado – uma biobibliografia, com 1351 entradas, e índices complementares que permitem a recuperação da documentação constante da mesma, por várias formas de acesso. Para o efeito, procedeu-se a um levantamento exaustivo das Instituições detentoras destes documentos, bem como de Pessoas, que a nível individual se sabia possuírem documentação de interesse para este estudo. Considera-se que este Trabalho de Investigação, será uma fonte de informação de grande importância, para a realização de outros trabalhos de investigação, que venham a ser realizados, funcionando igualmente como um eficaz repositório de informação para os que têm interesses e/ou necessidades de informação específica, nesta área.
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    Organização e implementação de uma Rede global de informação para o Arquivo Técnico da Direcção de Navios, da Base Naval de Lisboa
    (2012) Vaz, Sílvia Patrícia Gomes; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    O grande desafio da atual sociedade da informação é gerir novas abordagens de produção, organização, circulação e recuperação da informação, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação. Com base neste pressuposto, o presente estudo é desenvolvido a partir da necessidade das unidades navais terem acesso imediato à informação atualizada de caráter técnico, em formato digital, para a resolução de problemas a bordo e para apoio à tomada de decisão. Face à constatação do crescente número de pedidos de acesso à documentação em formato digital, rapidamente se verificou ser essencial implementar uma metodologia que permitisse o seu acesso expedito e em tempo útil, sem restrições espacio-temporais, e que fosse dinâmico na atualização do seu conteúdo documental. Neste sentido, procedeu-se à desmaterialização dos documentos técnicos, por meio da digitalização, com reconhecimento ótico de caracteres, anexação de metadados e classificação e arquivo digital destes documentos, com vista à adoção do padrão internacional para arquivos digitais a longo prazo: o Portable Document Format/Archiving (PDF/A). A desmaterialização dos documentos técnicos implica a identificação dos circuitos e fluxos de informação, das tipologias documentais envolvidas e das responsabilidades associadas a cada atividade, no sentido de simplificar e racionalizar os procedimentos e consequentemente reajustar esses fluxos de informação, sendo fundamental a implementação de sistemas de gestão que promovam a interoperabilidade e a troca de informação. Desta forma, com o decorrer do estudo, identificando e fazendo uso de sistemas e aplicações já existentes no contexto militar naval, pretende-se efetuar a organização e implementação de uma rede global de informação para o Arquivo Técnico da Direcção de Navios, da Base Naval de Lisboa. Considera-se que este trabalho poderá contribuir para a continuidade da reflexão já existente sobre a desmaterialização dos arquivos e divulgação mais sustentada da informação que estes detêm, através de uma arquitetura relacional dos sistemas de gestão de documentos digitais.
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    Instrumentos para a Gestão Documental
    (2012) Pereira, Ana Filipa de Oliveira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Este trabalho de investigação partiu de uma necessidade pessoal em responder a algumas questões sentidas diariamente na execução das minhas tarefas de consultora na área das Ciências Documentais, nomeadamente no recurso aos instrumentos de gestão documental. Tendo já criado alguns instrumentos de gestão documental durante a execução das minhas tarefas, pretendo elaborar um ―manual‖ com propostas de modelos de todos os instrumentos de gestão documental existentes e necessários à execução de tarefas arquivísticas. Iniciamos o trabalho consultando a bibliografia existente e as recomendações emanadas da entidade nacional responsável pelo estabelecimento de políticas arquivísticas, a DGLAB. Este trabalho está estruturado em quatro capítulos. O primeiro apresenta a definição e os objetivos da gestão documental passando por uma breve exposição das questões atuais no âmbito da gestão documental, em Portugal, e ainda uma resumida cronologia da instituição dos Arquivos Nacionais, atual DGLAB. Seguindo-se o segundo capítulo, onde se definem os instrumentos de gestão documental e se faz uma caraterização de cada um, assim como uma análise de cada instrumento de gestão documental aconselhado pela DGLAB, sintetizando com um quadro os objetivos de cada um dos instrumentos documentais. No terceiro capítulo apresentamos a estrutura adotada para a elaboração do questionário que foi usado para recolher os dados relativos à utilização ou não dos instrumentos de gestão documental, nos arquivos dos organismos públicos e os respetivos dados obtidos. No último capítulo enumeram-se os instrumentos de gestão documental apresentando o conteúdo considerado importante na elaboração de cada um, os quais são dados a conhecer nos apêndices, um a um, dos quais salientamos o auto de eliminação, a guia de remessa, o manual de gestão documental, o relatório de avaliação de massas documentais acumuladas, o plano de preservação digital, entre outros. Concluímos que a Administração Pública conhece e sabe da existência da maioria dos instrumentos de gestão documental, nomeadamente os que consideram mais importantes à gestão do seu arquivo - guias de remessa, autos de eliminação e autos de entrega, os quais são também os aconselhados pela DGLAB. Realçamos também o facto de apenas uma diminuta quantidade de organismos possuírem uma portaria de gestão de documentos e o manual de gestão documental.
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    Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso)
    (2012) Lopes, Dina Teresa Ferreira; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.
    Este trabalho de investigação assenta no pressuposto da mais-valia que o Marketing Cultural ocupa nas Bibliotecas Públicas e a sua influência no acesso à leitura. É a partir de três Perguntas de Partidas e na procura de respostas para as mesmas que se desenvolve todo este trabalho de investigação. A experiência diária de um bibliotecário faz crer que através do bom uso do marketing cultural conseguimos manter os clientes/leitores que temos e levar à Biblioteca novos leitores, aproximando-os da leitura. O enfoque recai no facto das Bibliotecas Públicas terem como princípio base de funcionamento o serem capazes de corresponder às necessidades, desejos e ambições dos seus leitores. Para que isto aconteça é necessário que as Bibliotecas Públicas conheçam bem o seu público-alvo e saibam o que esse público-alvo pretende. Outro aspeto a ter em consideração consiste no facto das Bibliotecas Públicas terem de saber exatamente qual é a sua missão e a sua finalidade, tendo em consideração o seu enquadramento sociocultural. Por tudo isto, as Bibliotecas Públicas devem focalizar-se não apenas nos serviços em si, mas muito especialmente no cliente/leitor, adaptando os serviços que prestam e a forma como os prestam à população que os utiliza efetiva ou potencialmente. Ou seja, os serviços prestados, para além de terem de ir ao encontro das necessidades dos clientes/leitores, têm de ser realizados com qualidade e eficiência para que sejam realmente eficazes e justifiquem a sua existência. Esta é a questão básica em estudo, focalizada no papel que o Marketing Cultural desempenha neste processo, nas Bibliotecas em geral e na Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval em particular, dado que é esta a nossa Biblioteca alvo. Para um melhor enquadramento do estudo far-se-á uma análise da importância do marketing no processo de leitura e a utilização das ferramentas que disponibiliza aplicando-as à Biblioteca Marquesa de Cadaval, em Almeirim.