Revista Lusófona de Educação n.º 62 (2024)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 62 (2024) por autor "Prévil, Carlo"
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Item Défis de l’évaluation de l’apprentissage dans la pratique accompagnateur-accompagné : cas de l’éducation interculturelle bilingue au Chili(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Arias Ortega, Katerin Elizabeth; Prévil, Carlo; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO programa de Educação Intercultural Bilingue (IBE) no Chile é oferecido por uma equipe pedagógica composta por um professor titular e um educador tradicional (ancião). Esta pesquisa evidencia os desafios da educação informal na prática acompanhante-acompanhado dessa díade. Seguindo uma exploração a partir da teoria social cognitiva, este artigo explora as questões conceptuais e metodológicas da formação decorrentes das inter-relações entre esses agentes educacionais. A articulação dos aspectos do ambiente de aprendizagem, das práticas e dos procedimentos, bem como dos papéis e funções dos agentes educacionais, levou à elaboração de um questionário (QEIB) capaz de auxiliar na avaliação do estado da formação que emerge desse contexto de acompanhamento. Esta ferramenta pode assim ajudar a definir e caracterizar as concepções (acompanhantes e acompanhados), as dimensões (formas de relacionamento, cooperação e liderança) e os contextos (profissional, interpessoal, didático e sociocultural) desta formação. Em suma, propõe-se considerar esta ferramenta (QEIB) como um modelo de avaliação da aprendizagem na educação informal que ocorre no âmbito do currículo IBE.