Revista Lusófona de Educação n.º 62 (2024)
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Item Les apprentissages scolaires à l’épreuve des processus identificatoires(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Zoungrana, Laurent; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNascer é um rapaz vivo e enérgico que encontro na sequência de um pedido de ajuda da professora com o acordo dos pais, uma vez que os problemas de comportamento de Nascer não favorecem a aprendizagem. Como é que posso ajudar este rapaz em dificuldades e ajudá-lo a encontrar-se consigo próprio e a aprender? As crises violentas ocorrem em resposta a frustrações, e Nascer pode atacar ou impedir os outros de fazerem o seu trabalho. Não aceita as dificuldades e as actividades descontroladas geram crises. Não reconhece os seus erros e qualquer observação sobre o seu comportamento é rejeitada, pois a culpa é dos outros. Tem dificuldades em vários domínios. O mais novo de dois irmãos, Nascer Armstrong, de 7 anos e 8 meses, está na classe CE1, enquanto a sua irmã mais velha, de 10 anos, está na CM1. Os seus pais de Layosse separaram-se há cinco anos, pelo que Nascer e a irmã vivem com a mãe. O pai, que refez a sua vida, tem três filhas e desloca-se para a casa de Nascer para tomar conta dele e da irmã à noite, durante a ausencia da mae. Frequentemente em conflito com os seus pares, mesmo com a irmã, e apesar dos acordos, o comportamento de Nascer continua a ser muito imprevisível, podendo ocorrer uma crise a qualquer momento. Os dados relativos a Nascer provêm essencialmente do pedido apresentado ao Rased pela sua escola, de entrevistas, observações e reuniões.Item Défis de l’évaluation de l’apprentissage dans la pratique accompagnateur-accompagné : cas de l’éducation interculturelle bilingue au Chili(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Arias Ortega, Katerin Elizabeth; Prévil, Carlo; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO programa de Educação Intercultural Bilingue (IBE) no Chile é oferecido por uma equipe pedagógica composta por um professor titular e um educador tradicional (ancião). Esta pesquisa evidencia os desafios da educação informal na prática acompanhante-acompanhado dessa díade. Seguindo uma exploração a partir da teoria social cognitiva, este artigo explora as questões conceptuais e metodológicas da formação decorrentes das inter-relações entre esses agentes educacionais. A articulação dos aspectos do ambiente de aprendizagem, das práticas e dos procedimentos, bem como dos papéis e funções dos agentes educacionais, levou à elaboração de um questionário (QEIB) capaz de auxiliar na avaliação do estado da formação que emerge desse contexto de acompanhamento. Esta ferramenta pode assim ajudar a definir e caracterizar as concepções (acompanhantes e acompanhados), as dimensões (formas de relacionamento, cooperação e liderança) e os contextos (profissional, interpessoal, didático e sociocultural) desta formação. Em suma, propõe-se considerar esta ferramenta (QEIB) como um modelo de avaliação da aprendizagem na educação informal que ocorre no âmbito do currículo IBE.Item O desenvolvimento cognitivo a partir dos cenários educacionais do século XXI : reflexões sobre ensino e aprendizagem(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-05-21) Neto, Alício Rodrigues da Silva; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente estudo visa compreender o desenvolvimento cognitivo a partir dos cenários educacionais do século XXI no que concerne ao ensino e aprendizagem. A partir de reflexões sobre Educação no século XXI, estabeleço relação epistemológica entre desenvolvimento, cenários educacionais, produção de conhecimento como efeito da atribuição de sentido pelo sujeito, visando ainda contribuições ao campo da Cognição e da Educação. Assim, este estudo traz como problematicidade a concepção de educação no século XXI frente a sociedade digital, compreendendo que os trajetos da aprendizagem são singulares e significativos. O corpus documental da pesquisa foi composto por reflexões nos estudos fundados em Lévy, Lima Jr., Maffesoli e Silva Neto. Tratou-se, portanto, de pesquisa teórica no campo da Educação, com suporte na elaboração, produção de sentido e imersão na relação sujeito-objeto numa perspectiva dinâmica e singular. Este estudo não apresentou soluções prontas nem respostas, mas trouxe provocações resultantes do processo de elaboração e produção textual singular, oportunizando um novo olhar, questionamentos e, assim, ocasionando uma criação potencial, ao fazer deslocamento a partir dos cenários educacionais e as reflexões sobre ensino e aprendizagem na elaboração de sentido, como ato singular na constituição do sujeito, dando maior destaque à via do saber.Item Editorial(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-05-21) Teodoro, António; Brás, José V.; Gonçalves, Maria Neves; Dantas, Lucimar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Equipas educativas e potentia agendi na escola(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-05-21) Araújo, Joaquim Machado de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA equipa educativa enquanto base de organização pedagógica surge em tempo de esperança na democratização do ensino e na regeneração da escola e inspira experiências escolares que induzem a sua admissão em sede legislativa como opção das escolas. Esta concessão legislativa resulta da influência positiva que elas lhe atribuem na aprendizagem dos alunos, no ambiente educativo, na contextualização do currículo e no desenvolvimento dos profissionais. O estudo é de natureza qualitativa e analisa o texto legislativo como discurso do legislador, enuncia possíveis significados da expressão e identifica a base de organização do processo de ensino em que se insere essa possível figura organizacional da escola. Adotando uma perspetiva de complementaridade da ideologia e da utopia, reconhece e problematiza o reforço do valor simbólico do conceito pela conjugação de conceitos também polissémicos, como os de autonomia e trabalho colaborativo. Distingue também a sua função de legitimação das medidas governativas e das reinterpretações que delas fazem as escolas e realça o seu contributo para resgatar a esperança na sua renovação e na transformação da sociedade.Item A experiência da maternidade e ser estudante : scoping review(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024) Carneiro, Maria Teresa Cortes Moreira; Figueiredo, Amélia Simões; Viana, Maria Clara Roquette; Melo, Helena Cristina dos Santos Gonçalves de Bastos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO sucesso no ensino superior é um enorme desafio para mães-estudantes. A investigação sobre o que determina a prossecução destes dois papéis, exige conhecer os fatores influenciadores e implica a implementação de estratégias. Objetivo: Mapear o conhecimento disponível na literatura científica sobre as experiências vividas pelas mães enquanto mães-estudantes. Materiais e métodos: Metodologia de Joanna Briggs Instittute. A pesquisa bibliográfica realizou-se em bases de dados via EBSCO, sem limites linguísticos, de publicações nos últimos 5 anos, com a conjugação dos seguintes termos: student-mothers, maternity, parenting, university education. Acrescentou-se ainda literatura cinzenta através do Google Scholar e RCAAP. Resultados: Obtiveram-se 631 artigos, dos quais 12 integram esta scoping review. Foram excluídos artigos de opinião e artigos sem abstract disponível. As mães-estudantes relatam a frequência no ensino superior como uma mais-valia para a sua vida e a dos seus filhos. No entanto, a conciliação destes dois papéis torna o ser mãe-estudante um enorme desafio. Os fatores influenciadores vão desde a carga emocional decorrente do afastamento dos filhos até à falta de apoio institucional e maior encargo económico. Conclusão: Equilibrar a maternidade e a vida académica constitui um enorme desafio, privilegiando um ou outro papel na procura incessante de equilíbrio, determinação e otimismo.Item A leitura literária no livro didático : limitações e potencialidades na formação de professores(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-05-21) da Silva, Jeanne Sousa; Gonçalves, Maria; Santo, Esmeralda; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste artigo, cujo objeto de estudo é o livro didático, tem como principal objetivo investigar a abordagem dos textos literários existentes no ‘manual do educador´ e de que forma a sua composição textual favorece a formação do leitor. Neste sentido, procedeu-se, inicialmente, à análise de elementos paratextuais, à presença dos géneros literários, às sessões de aula voltadas para a leitura e análise do texto, relacionando-as com as orientações didáticas, presentes no manual do docente. Além desses aspetos, foram abordadas algumas questões sobre o Plano Nacional de Leitura da Educação de Jovens e Adultos, o programa que viabilizou e aprovou o livro didático, objeto desta investigação, adotado em todas as escolas públicas do Brasil. Em consonância com esses paradigmas, analisou-se o livro didático na perspetiva da Teoria da Receção (Jauss, 2004), visando verificar o lugar do leitor nas atividades de leitura literária propostas. A opção metodológica foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cujo percurso destaca a conceção de “Literatura” presente no livro didático e o processo de constituição do texto literário a partir da noção rececional, na qual o leitor deve ser considerado o elemento primordial. Este estudo permitiu-nos concluir que o “manual do educador´ é uma ferramenta importante na formação de professores e que os textos literários, contidos no livro didático, promovem a criação de hábitos de leitura e a formação de leitores aptos a experienciarem o prazer estético e artístico da obra literária.Item O papel da educação social na promoção de competências socioemocionais em contexto escolar(University of Lusophone Humanities and Technology, 2024-05-21) Jesus, Ana Salomé de; Margarido, Cristóvão; Torrecilla Sánchez, Eva María; Pocinho, Ricardo; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoIn our personal and social experiences, we find an intrinsic connection between social and emotional com¬petencies, to the extent that the social aspect is related to the construction of positive relationships with others and, in this relationship, emotion management is essential (Merrell & Gueldener, 2010). Several studies have shown that the development of social and emotional skills is essential for children to adapt to the demands of society (Greenberg et al., 2003). School is a fundamental context for students’ development and it is crucial that the school assumes the responsibility to respond not only to students’ academic needs, but also to their social and emotional needs. Social Education, by focusing on human development, betting on their individuality, assumes an essential role in the educational context. The social educator should, therefore, in this context, adopt a collaborative, interdisciplinary and empowering spirit of the whole educational community in the field of social and emotional skills. It is in this context that the project Sentir@Ser emerges, developed by a social educator in a school context and aimed at promoting social and emotional skills through Mindfulness practices. Sentir@Ser is aimed at students from pre-school education to 9th grade of primary schools and includes a diverse set of activities designed in accordance with the recipients and objectives defined.