Revista Lusófona de Educação n.º 07 (2006)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 07 (2006) por autor "Soriano Díaz, Andrés"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Uma Aproximação à Pedagogia-Educação Social(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Soriano Díaz, Andrés; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Pedagogia Social e a Educação Social estão situadas num ponto onde confluem o educativo e o social, e as suas origens e desenvolvimento histórico só podem compreender-se a partir desta perspectiva. Na sua configuração, as necessidades práticas sempre apontaram o caminho da reflexão teórica, o que marcou a identidade da pedagogia social como disciplina científica e da educação social como espaço de intervenção prática. A educação social define- se, não só pelas funções que tradicionalmente têm constituído a sua esfera de competência, como também por aquelas que, em resposta às necessidades derivadas da realidade cambiante, lhe são circunstancialmente atribuídas. Existe, igualmente, uma legitimação e fundamentação da educação social em diversos textos legais, tanto internacionais como de carácter nacional, nos quais se recolhe a filosofia das políticas sociais de cada país. Assim sendo, não há uma forma unívoca de entender a educação social, mas sim diversas concepções de acordo com espaços e momentos. Tudo isto faz com que, ao longo do tempo, não se tenha produzido tanto uma evolução conceptual como diferentes formas de a interpretar.