Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013) por autor "Torres, Carlos Alberto"
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Item Fifty Years After Angicos : Paulo Freire, Popular Education and the Struggle for a Better World that is Possible(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Torres, Carlos Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA tese principal defendida neste trabalho é a de que a experiência original de Freire em Angicos antecipou um grande projeto de transformação social e do sistema educacional. Nesse sentido, reuniu dois conceitos-chave que constituem a base de seu sistema educacional: cultura popular como um projeto contra-hegemônico e de educação popular, mais particularmente, o que mais tarde foi chamado de escola cidadã ou educação pública popular como pedra fundamental de seu novo sistema educacional. Utilizo o termo Sistema de Paulo Freire para mostrar que as suas tentativas iniciais não foram só para desafiar a pedagogia dominante no sistema de ensino bancário tão difundida, nessa época, no Brasil e na América Latina. Ao desafiar a hegemonia da educação bancária, o seu discurso, fundamentos teóricos, epistemologia e metodologia, Freire e a sua equipe procuraram criar um novo sistema que pudesse substituir o antigo. Consideraram a educação bancária não só como obsoleta em termos de modernização dos sistemas, mas também opressiva em termos gnosiológicos, epistemológicos e políticos. Na conclusão deste artigo discuto as obsessões gêmeas de Freire, já presentes na experiência de Angicos e que permanecem com ele ao longo de toda a sua vida: a relação entre democracia, cidadania e educação, e a da educação como um ato ético pós-colonial de transformação social. Gostaria de enfatizar, portanto, que o sistema de Paulo Freire, tal como foi concebido na experiência de Angicos e as suas conseqüências era um sistema muito mais amplo e completo do que o que originariamente foi considerado, mesmo pelos seus críticos.