Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 12 de 12
  • Item
    O trabalho coletivo como princípio pedagógico
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gadotti, Moacir
    Moacir Gadotti é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. É autor de diversos livros, traduzidos em vários idiomas, entre eles: Pedagogia da práxis (1996); História das ideias pedagógicas (1998); Paulo Freire: Uma biobibliografía (2001); Pedagogia da Terra (2002); Perspectivas atuais da educação (2003); Os mestres de Rousseau (2004), Educar para um outro mundo possível (2006) e Educar para a sustentabilidade (2008). Tendo em vista a edição de um número da Revista Lusófona de Educação com um dossier temático sobre Paulo Freire e a Educação Superior, lançamos a Moacir Gadotti o repto de escrever um curto texto, para inserir na secção Depoimentos, sobre um dos princípios do pensamento de Paulo Freire que, na sua perspectiva, mais se poderia aplicar à Educação Superior. Feito o desafio, Moacir Gadotti, com toda a sua amabilidade, brindou-nos com o texto que se segue, subordinado ao tema: o trabalho coletivo como princípio pedagógico. O mesmo desafio foi feito a José Eustáquio Romão, um dos companheiros de Paulo Freire e fundador do Instituto Paulo Freire. Graduado em História, pela Universidade Federal de Juíz de Fora (1970) e Doutorado em História Social (1978) e em Educação (1996) pela Universidade de São Paulo. Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa “Culturas e Educação”. É professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), de Lisboa, da Universidad de La República de Uruguai e da Universidad Cade Cauca, da Colômbia. Foi Diretor e fundador do Instituto Paulo Freire, coordenando a cátedra do oprimido. Atualmente, é membro do Conselho Nacional da Educação (CNE). Autor de uma vasta obra entre livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, destacam-se, apenas, algumas das obras relacionadas com o pensamento de Paulo Freire: (2012). Paulo Freire e Amilcar Cabral. São Paulo: Instituto Paulo Freire. (2011). Educação de adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez. (2011) . Paulo Freire e a Educação de Adultos: Teorias e Práticas. Brasília: Liber Livro. (2011). Avaliação Dialógica: desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez . (2010). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica. (2005). Paulo Freire: educar para Tranformar - Almanaque Histórico. São Paulo: Mercado Cultural, 2005. O depoimento, amavelmente concedido por Eustáquio Romão, centra-se sobre a relação do pensamento de Paulo Freire com Educação Superior e com as perspectivas das Instituições de Ensino Superior, particularmente das Universidades, com o legado freiriano.
  • Item
    Recensão : Streck, D., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (org). (2008). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Freitas, Ana Lúcia Souza de
  • Item
    O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior : Eduardo Santos e Manuel Tavares conversam com o Professor Celso Rui Beisiegel
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Beisiegel, Celso Rui; Santos, Eduardo; Tavares, Manuel
    Celso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a Educação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.
  • Item
    La crítica de la pedagogía domesticante : un dialogo con Paulo Freire
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Cidade do México, 1984
    Os extratos de texto que seguem foram extraídos de uma edição facsimilada, em castelhano, que resultou das transcrições dos debates realizados nas dependências da Universidad Nacional Autónoma de México e que reuniu diversos intelectuais desta Instituição para um diálogo com o educador Paulo Regus Neves Freire. Tratava-se de um trabalho preparado para publicação pela Editora Siglo XXI, mas que não ocorreu. Tempos depois, em 1994, a tradução desses mesmos debates para a língua inglesa foi realizada por Peter McLaren e publicada pela State University of New York. Na ocasião, Freire foi inquirido e debateu com professores pertencentes aos diversos institutos acadêmicos daquela instituição mexicana. O debate percorreu os temas mais diversos referidos à educação superior, bem como demarcou a potência da visão educativa de Freire e a consistência político-pedagógica de seus conceitos e de sua concepção de educação. Trata-se de um dos poucos textos em que o patrono da educação brasileira teve a oportunidade de aplicar suas ideias ao contexto universitário. Este documento histórico tem animado pesquisadores de diversos países a promoverem pesquisas, estudos e debates que têm a perspectiva freiriana como mote principal.
  • Item
    Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso- Afrobrasileira (UNILAB)
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gomes, Nilma Lino; Vieira, Sofia Lerche
    Este artigo discute aspectos relativos à criação e implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma das mais novas instituições federais de ensino superior do Brasil. Trata-se de uma instituição multi-campi localizada nas cidades de Redenção e Acarape – Ceará e São Francisco do Conde – Bahia. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, suas atividades letivas tiveram inicio em 25 de maio de 2011, Dia de/da África. Com a missão de construir uma ponte histórica entre o Brasil e países de língua portuguesa, é baseada no princípio da cooperação solidária e tem um projeto político-pedagógico diferenciado. Abriga estudantes brasileiros e oriundos dos países parceiros em seu empreendimento – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também o seu corpo docente é composto de várias nacionalidades. O texto detém-se sobre a sua inserção no cenário da ampliação do acesso à universidade pública no Brasil, aspectos relativos à sua criação, situação atual e alguns desafios à construção de seu projeto.
  • Item
    Colonialidade e insurgência : contribuições para uma pedagogia latino-americana
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Streck, Danilo R.; Moretti, Cheron Zanini
    Este ensaio, baseado em pressupostos da obra de Paulo Freire, propõe-se a discutir a pedagogia latino-americana e a produção de conhecimento numa perspectiva de superação da colonialidade pedagógica. A primeira parte deste estudo se dedica a situar as práticas educativas de caráter emancipatório na América Latina no contexto pedagógico atual, em movimentos sociais e na universidade, buscando identificar algumas de suas principais marcas. Em seguida, detém-se na recuperação de elementos da memória em torno da idéia de colonialidade e a superação da mesma na e com a educação. Por fim, apresentam-se algumas contribuições do tensionamento entre a colonialidade e a insurgência para a pedagogia latino-americana: a) no diálogo horizontal entre conhecimentos em busca de metodologias próprias; b) como território de resistências ou movimento de lugares e tempos diversos; e, c) na busca da latinidade negada ou o aprender nas fronteiras. José Martí, Simón Rodríguez e os zapatistas são algumas referências na busca pela memória pedagógica latino-americana e interlocutores privilegiados na problematização desta pedagogia que se compreende um processo aberto, onde superar a colonialidade a partir das tensões produzidas nas insurgências pedagógicas significa antecipar, ensaiar, as possibilidades emancipadoras, endógenas e autênticas.
  • Item
    Formação de professores e pesquisa em ensino de Física em perspectiva freiriana : considerações sobre processo de problematização da prática educacional
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Sutil, Noemi; Carvalho, Lizete Maria Orquiza de; Alves, João Amadeus Pereira
    Neste trabalho, discute-se o desenvolvimento de uma proposta educacional para a formação de professores e para a pesquisa em ensino de Física com base em pressupostos da concepção educacional dialógico-problematizadora de Paulo Freire, situando as proposições deste educador no âmbito da Educação Superior. Destacam-se os aspectos de humanização e libertação, colaboração em construção conjunta, diálogo e problematização, mudança em interpretações sobre a realidade e suas estruturas de sustentação em âmbitos individual e coletivo. Esse processo de problematização da prática educacional foi desenvolvido em 2007 e 2008 em Curso de Licenciatura em Física brasileiro. A concepção de pesquisa envolvida foi a investigação-ação educacional, com momentos de planejamento, ação, observação e reflexão. As análises apresentadas resultaram de duas reuniões entre professores da área de ensino de Física e uma reunião entre três desses docentes e estudantes de graduação. As construções conjuntas oriundas desse processo são aqui apresentadas e caracterizadas. Os resultados discutidos envolvem possibilidades e desafios para a formação de professores de Física em perspectiva freiriana e propostas de ações prospectivas associadas a essa formação.
  • Item
    A Universidade e a pluridiversidade epistemológica : a construção do conhecimento em função de outros paradigmas epistemológicos não ocidentocêntricos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Tavares, Manuel
    No nosso tempo, as questões relativas à universidade e educação superior trazem consigo grandes incertezas, quer no que diz respeito às funções da universidade nas sociedades contemporâneas, à sua organização interna, às relações que estabelecem com os centros de poder político, económico e financeiro quer relativas à inclusão de novos públicos, ao saber que se transmite e à relação entre ensino, investigação e inovação. As questões que nos inquietam relacionam-se com a dimensão epistemológica da universidade, ou seja, como ela será capaz ou não de incorporar outros modelos de racionalidade e outras epistemologias que resultam da diversidade e riqueza culturais existentes no mundo. A partir de algumas propostas e análises teóricas (Bernheim & Chauí, Estermann, Freire, Nóvoa, Santos, Teodoro), defende-se a tese de que as universidades convencionais, pelos seus compromissos com o poder económico- financeiro e com as agendas internacionais impostas pelas organizações neoliberais, pela sua estrutura ainda colonial e pelo grau de colonialidade que invade as dimensões do poder e do conhecimento, não têm capacidade para incluir os diversos saberes e promover a interculturalidade. Apresentam-se algumas experiências inovadoras de educação superior na América Latina, sobretudo as universidades interculturais que, enraizadas nas comunidades indígenas e afrodescendentes, os seus projetos pretendem responder aos anseios e necessidades dos povos e nações que historicamente foram excluídos dos processos de construção social. Apresenta-se a proposta de Boaventura Santos da universidade popular dos movimentos sociais (UPMS) e recuperam-se os princípios do pensamento de Paulo Freire aplicados a uma educação superior emancipatória e popular.
  • Item
    Universidad Nacional Agraria La Molina – Perú : inclusión social y discriminación social
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Chávez Achong, Julio
    Como ha sido observado por estudiosos de la educación superior en el Perú y en América Latina, existen dificultades estructurales para el acceso de grupos vulnerables (pobres, minorías étnicas, grupos urbano-marginales, etc.) a la educación superior de calidad. Asimismo, se observa problemas de permanencia de estudiantes sobre quienes prevalecen relaciones de discriminación en sus entornos institucionales. El proyecto titulado “Programa marco interuniversitario para la equidad y la cohesión social de las instituciones de educación superior en América latina” (RIAIPE3, 2011-2013), del que es parte la Universidad Nacional Agraria-La Molina (UNALM), en Perú, es un esfuerzo interinstitucional que entre otros propósitos tuvo: “crear y aplicar un programa marco de referencia para promover las políticas y prácticas en las instituciones de educación superior en América Latina que favorezcan la equidad en poblaciones vulnerables y considere como focos de atención: la exclusión, el acceso, la permanencia en la educación superior de las poblaciones vulnerables (población rural, indígenas, colectivos urbanos marginales, etc.)”. Es en el marco de este proyecto que se realizó el presente estudio. El presente informe de investigación da cuenta de una primera exploración de la problemática de la inclusión social en una universidad pública nacional del Perú, la Universidad Nacional Agraria-La Molina, al empezar la segunda década del siglo XXI, a partir de información de fuente secundaria y autogenerada mediante una encuesta aplicada a estudiantes de pregrado de dos grupos específicos en el segundo semestre del año 2011: estudiantes ingresantes y estudiantes que terminan su carrera.
  • Item
    Fifty Years After Angicos : Paulo Freire, Popular Education and the Struggle for a Better World that is Possible
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Torres, Carlos Alberto
    The main thesis of this paper is that Freire’s original experience in Angicos anticipated a grand design for social transformation of educational systems. As such it brought together two key concepts that formulated the basis of his educational system: popular culture as an counter-hegemonic project and popular education, more particularly what was later called citizen schools or public popular education as keystone of his new educational system. I use the term Paulo Freire System to show that his original attempts were not only to challenge pedagogical the prevailing banking education system that was so pervasive in Brazil and Latin American at the time. In challenging the hegemony of banking education, its narrative, theoretical foundations, epistemology and methodology, Freire and his team sought to create a new system that could replace the old one. They saw banking education not only as obsolete in terms of modernization of systems but also oppressive in gnoseological, epistemological and political terms. In the conclusion of this paper I will discuss the twins obsessions of Freire, already present in the Angicos experience and that will stay with him throughout his life: the relationship between democracy, citizenship and education, and education as a postcolonial ethical act of social transformation. I would like to emphasize therefore that the Paulo Freire system, as conceived in the Angicos experience and its aftermath was a much larger and comprehensive system that originally considered, even by his critics.
  • Item
    Paulo Freire e a Universidade
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Romão, José Eustáquio
    Este trabalho trata de um tema pouco abordado na literatura educacional, quebrasileiro tornou-se conhecido em todo o mundo como pensador e promotor da alfabetização e da educação de adultos. Dado o movimento, recentíssimo, de criação, implantação e implementação de novas matrizes institucionais di- ferentes dos modelos clássicos de Instituição de Ensino Superior (IES) no mun- do, este artigo relaciona o conceito de educação popular – a maior contribuição da América Latina e, certamente de Paulo Freire, ao pensamento pedagógico mundial – à nova concepção de universidade, identificando nichos universitá- rios de produção de ciência pública e democracia cognitiva omnilateral.
  • Item
    Equidad en la Educación Superior Cubana : Logros y Desafíos
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Tristá Pérez, Boris; Almeida, Amelia Gort; Iñigo Bajos, Enrique
    La inclusión social en la educación y particularmente en la educación superior constituye un campo de estudio relevante definido a su significativo impacto sobre el desarrollo económico y social. En el caso de América Latina, es bien conocido el carácter excluyente que han tenido sus universidades como herencia de 300 años de colonialismo, la esclavitud de negros e indígenas y la tradicional discriminación de género. En el caso de Cuba, el Gobierno resultante de la Revolución de 1959 ha realizado notables esfuerzos para promover la inclusión de grupos tradicionalmente vulnerables por razones de género o color de la piel, a pesar de las difíciles condiciones económicas derivadas de la hostilidad del Gobierno de los Estados Unidos. Los resultados alcanzados demuestran una fuerte tendencia a la equidad, sin embargo, existen otros determinantes de vulnerabilidad como la acumulación de capital cultural, que deben reforzarse en los próximos años debido a la implantación de un sistema de acceso meritocrático, y a los cuales debe prestarse especial atención pues pueden convertirse en factores de exclusión en el largo y mediano plazo. Algunos de estos determinantes como la escolaridad de los padres, la calidad de la enseñanza precedente y el ambiente cultural comunitario son considerados en el presente trabajo.