Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)
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Item Formação de professores e pesquisa em ensino de Física em perspectiva freiriana : considerações sobre processo de problematização da prática educacional(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Sutil, Noemi; Carvalho, Lizete Maria Orquiza de; Alves, João Amadeus Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste trabalho, discute-se o desenvolvimento de uma proposta educacional para a formação de professores e para a pesquisa em ensino de Física com base em pressupostos da concepção educacional dialógico-problematizadora de Paulo Freire, situando as proposições deste educador no âmbito da Educação Superior. Destacam-se os aspectos de humanização e libertação, colaboração em construção conjunta, diálogo e problematização, mudança em interpretações sobre a realidade e suas estruturas de sustentação em âmbitos individual e coletivo. Esse processo de problematização da prática educacional foi desenvolvido em 2007 e 2008 em Curso de Licenciatura em Física brasileiro. A concepção de pesquisa envolvida foi a investigação-ação educacional, com momentos de planejamento, ação, observação e reflexão. As análises apresentadas resultaram de duas reuniões entre professores da área de ensino de Física e uma reunião entre três desses docentes e estudantes de graduação. As construções conjuntas oriundas desse processo são aqui apresentadas e caracterizadas. Os resultados discutidos envolvem possibilidades e desafios para a formação de professores de Física em perspectiva freiriana e propostas de ações prospectivas associadas a essa formação.Item Colonialidade e insurgência : contribuições para uma pedagogia latino-americana(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Streck, Danilo R.; Moretti, Cheron Zanini; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste ensaio, baseado em pressupostos da obra de Paulo Freire, propõe-se a discutir a pedagogia latino-americana e a produção de conhecimento numa perspectiva de superação da colonialidade pedagógica. A primeira parte deste estudo se dedica a situar as práticas educativas de caráter emancipatório na América Latina no contexto pedagógico atual, em movimentos sociais e na universidade, buscando identificar algumas de suas principais marcas. Em seguida, detém-se na recuperação de elementos da memória em torno da idéia de colonialidade e a superação da mesma na e com a educação. Por fim, apresentam-se algumas contribuições do tensionamento entre a colonialidade e a insurgência para a pedagogia latino-americana: a) no diálogo horizontal entre conhecimentos em busca de metodologias próprias; b) como território de resistências ou movimento de lugares e tempos diversos; e, c) na busca da latinidade negada ou o aprender nas fronteiras. José Martí, Simón Rodríguez e os zapatistas são algumas referências na busca pela memória pedagógica latino-americana e interlocutores privilegiados na problematização desta pedagogia que se compreende um processo aberto, onde superar a colonialidade a partir das tensões produzidas nas insurgências pedagógicas significa antecipar, ensaiar, as possibilidades emancipadoras, endógenas e autênticas.Item A Universidade e a pluridiversidade epistemológica : a construção do conhecimento em função de outros paradigmas epistemológicos não ocidentocêntricos(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo nosso tempo, as questões relativas à universidade e educação superior trazem consigo grandes incertezas, quer no que diz respeito às funções da universidade nas sociedades contemporâneas, à sua organização interna, às relações que estabelecem com os centros de poder político, económico e financeiro quer relativas à inclusão de novos públicos, ao saber que se transmite e à relação entre ensino, investigação e inovação. As questões que nos inquietam relacionam-se com a dimensão epistemológica da universidade, ou seja, como ela será capaz ou não de incorporar outros modelos de racionalidade e outras epistemologias que resultam da diversidade e riqueza culturais existentes no mundo. A partir de algumas propostas e análises teóricas (Bernheim & Chauí, Estermann, Freire, Nóvoa, Santos, Teodoro), defende-se a tese de que as universidades convencionais, pelos seus compromissos com o poder económico- financeiro e com as agendas internacionais impostas pelas organizações neoliberais, pela sua estrutura ainda colonial e pelo grau de colonialidade que invade as dimensões do poder e do conhecimento, não têm capacidade para incluir os diversos saberes e promover a interculturalidade. Apresentam-se algumas experiências inovadoras de educação superior na América Latina, sobretudo as universidades interculturais que, enraizadas nas comunidades indígenas e afrodescendentes, os seus projetos pretendem responder aos anseios e necessidades dos povos e nações que historicamente foram excluídos dos processos de construção social. Apresenta-se a proposta de Boaventura Santos da universidade popular dos movimentos sociais (UPMS) e recuperam-se os princípios do pensamento de Paulo Freire aplicados a uma educação superior emancipatória e popular.Item La crítica de la pedagogía domesticante : un dialogo con Paulo Freire(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Cidade do México, 1984; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs extratos de texto que seguem foram extraídos de uma edição facsimilada, em castelhano, que resultou das transcrições dos debates realizados nas dependências da Universidad Nacional Autónoma de México e que reuniu diversos intelectuais desta Instituição para um diálogo com o educador Paulo Regus Neves Freire. Tratava-se de um trabalho preparado para publicação pela Editora Siglo XXI, mas que não ocorreu. Tempos depois, em 1994, a tradução desses mesmos debates para a língua inglesa foi realizada por Peter McLaren e publicada pela State University of New York. Na ocasião, Freire foi inquirido e debateu com professores pertencentes aos diversos institutos acadêmicos daquela instituição mexicana. O debate percorreu os temas mais diversos referidos à educação superior, bem como demarcou a potência da visão educativa de Freire e a consistência político-pedagógica de seus conceitos e de sua concepção de educação. Trata-se de um dos poucos textos em que o patrono da educação brasileira teve a oportunidade de aplicar suas ideias ao contexto universitário. Este documento histórico tem animado pesquisadores de diversos países a promoverem pesquisas, estudos e debates que têm a perspectiva freiriana como mote principal.Item O trabalho coletivo como princípio pedagógico(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gadotti, Moacir; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoMoacir Gadotti é Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Rural do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Fundador e atual Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. É autor de diversos livros, traduzidos em vários idiomas, entre eles: Pedagogia da práxis (1996); História das ideias pedagógicas (1998); Paulo Freire: Uma biobibliografía (2001); Pedagogia da Terra (2002); Perspectivas atuais da educação (2003); Os mestres de Rousseau (2004), Educar para um outro mundo possível (2006) e Educar para a sustentabilidade (2008). Tendo em vista a edição de um número da Revista Lusófona de Educação com um dossier temático sobre Paulo Freire e a Educação Superior, lançamos a Moacir Gadotti o repto de escrever um curto texto, para inserir na secção Depoimentos, sobre um dos princípios do pensamento de Paulo Freire que, na sua perspectiva, mais se poderia aplicar à Educação Superior. Feito o desafio, Moacir Gadotti, com toda a sua amabilidade, brindou-nos com o texto que se segue, subordinado ao tema: o trabalho coletivo como princípio pedagógico. O mesmo desafio foi feito a José Eustáquio Romão, um dos companheiros de Paulo Freire e fundador do Instituto Paulo Freire. Graduado em História, pela Universidade Federal de Juíz de Fora (1970) e Doutorado em História Social (1978) e em Educação (1996) pela Universidade de São Paulo. Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa “Culturas e Educação”. É professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), de Lisboa, da Universidad de La República de Uruguai e da Universidad Cade Cauca, da Colômbia. Foi Diretor e fundador do Instituto Paulo Freire, coordenando a cátedra do oprimido. Atualmente, é membro do Conselho Nacional da Educação (CNE). Autor de uma vasta obra entre livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, destacam-se, apenas, algumas das obras relacionadas com o pensamento de Paulo Freire: (2012). Paulo Freire e Amilcar Cabral. São Paulo: Instituto Paulo Freire. (2011). Educação de adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez. (2011) . Paulo Freire e a Educação de Adultos: Teorias e Práticas. Brasília: Liber Livro. (2011). Avaliação Dialógica: desafios e Perspectivas. São Paulo: Cortez . (2010). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica. (2005). Paulo Freire: educar para Tranformar - Almanaque Histórico. São Paulo: Mercado Cultural, 2005. O depoimento, amavelmente concedido por Eustáquio Romão, centra-se sobre a relação do pensamento de Paulo Freire com Educação Superior e com as perspectivas das Instituições de Ensino Superior, particularmente das Universidades, com o legado freiriano.Item Fifty Years After Angicos : Paulo Freire, Popular Education and the Struggle for a Better World that is Possible(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Torres, Carlos Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA tese principal defendida neste trabalho é a de que a experiência original de Freire em Angicos antecipou um grande projeto de transformação social e do sistema educacional. Nesse sentido, reuniu dois conceitos-chave que constituem a base de seu sistema educacional: cultura popular como um projeto contra-hegemônico e de educação popular, mais particularmente, o que mais tarde foi chamado de escola cidadã ou educação pública popular como pedra fundamental de seu novo sistema educacional. Utilizo o termo Sistema de Paulo Freire para mostrar que as suas tentativas iniciais não foram só para desafiar a pedagogia dominante no sistema de ensino bancário tão difundida, nessa época, no Brasil e na América Latina. Ao desafiar a hegemonia da educação bancária, o seu discurso, fundamentos teóricos, epistemologia e metodologia, Freire e a sua equipe procuraram criar um novo sistema que pudesse substituir o antigo. Consideraram a educação bancária não só como obsoleta em termos de modernização dos sistemas, mas também opressiva em termos gnosiológicos, epistemológicos e políticos. Na conclusão deste artigo discuto as obsessões gêmeas de Freire, já presentes na experiência de Angicos e que permanecem com ele ao longo de toda a sua vida: a relação entre democracia, cidadania e educação, e a da educação como um ato ético pós-colonial de transformação social. Gostaria de enfatizar, portanto, que o sistema de Paulo Freire, tal como foi concebido na experiência de Angicos e as suas conseqüências era um sistema muito mais amplo e completo do que o que originariamente foi considerado, mesmo pelos seus críticos.Item Equidad en la Educación Superior Cubana : Logros y Desafíos(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Tristá Pérez, Boris; Almeida, Amelia Gort; Iñigo Bajos, Enrique; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSocial inclusion in education and, particularly in Higher Education is a relevant study field, because of its significant impact in social and economic growth. It is well known that universities in Latin America where exclusive institutions situation which could be associated with different factors such as the 300 years of colonialism, the black spot of slavery and the traditional gender discrimination. In the Cuban case, after 1959 Revolution, the Government proclaimed the right to education as one of its main policies and made remarkable efforts to promote social inclusion of traditionally vulnerable groups historically discriminated due to gender or skin color, instead of the uneasy economic conditions derived from the United States Government hostility to the revolutionary process. The problem is if the implemented programs to promote equity have been enough and if the new policies in Higher Education access could lead to new forms of vulnerability for different social groups. That is why the objective of the study presented is to identify the present trends in Cuban Higher Education equity by mean of the analysis of indicators such as: schooling rate, social and demographic characteristics of enrolment, educational funding and parents’ educational level, among others. The results show a strong trend to equity, however, there are others vulnerability factors which can be associated with the concept of accumulation of cultural capital presented by Bourdieu in different texts. The hypothesis is that those vulnerability factors will be reinforced in the next years because of the promulgation of a meritocratic access system that will make appear new exclusion factors at long and medium terms. Some of the factors linked to accumulation of cultural capital like parents educational level, quality of teaching in the pre-university level and community cultural environment must be under scrutiny in the next years and are considered in the present work.Item Paulo Freire e a Universidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Romão, José Eustáquio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste trabalho trata de um tema pouco abordado na literatura educacional, quebrasileiro tornou-se conhecido em todo o mundo como pensador e promotor da alfabetização e da educação de adultos. Dado o movimento, recentíssimo, de criação, implantação e implementação de novas matrizes institucionais di- ferentes dos modelos clássicos de Instituição de Ensino Superior (IES) no mun- do, este artigo relaciona o conceito de educação popular – a maior contribuição da América Latina e, certamente de Paulo Freire, ao pensamento pedagógico mundial – à nova concepção de universidade, identificando nichos universitá- rios de produção de ciência pública e democracia cognitiva omnilateral.Item Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Luso- Afrobrasileira (UNILAB)(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Gomes, Nilma Lino; Vieira, Sofia Lerche; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo discute aspectos relativos à criação e implementação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma das mais novas instituições federais de ensino superior do Brasil. Trata-se de uma instituição multi-campi localizada nas cidades de Redenção e Acarape – Ceará e São Francisco do Conde – Bahia. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, suas atividades letivas tiveram inicio em 25 de maio de 2011, Dia de/da África. Com a missão de construir uma ponte histórica entre o Brasil e países de língua portuguesa, é baseada no princípio da cooperação solidária e tem um projeto político-pedagógico diferenciado. Abriga estudantes brasileiros e oriundos dos países parceiros em seu empreendimento – Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Também o seu corpo docente é composto de várias nacionalidades. O texto detém-se sobre a sua inserção no cenário da ampliação do acesso à universidade pública no Brasil, aspectos relativos à sua criação, situação atual e alguns desafios à construção de seu projeto.Item O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior : Eduardo Santos e Manuel Tavares conversam com o Professor Celso Rui Beisiegel(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Beisiegel, Celso Rui; Santos, Eduardo; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCelso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a Educação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.Item Recensão : Streck, D., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (org). (2008). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Editora Autêntica(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Freitas, Ana Lúcia Souza de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Universidad Nacional Agraria La Molina – Perú : inclusión social y discriminación social(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Chávez Achong, Julio; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoComo foi observado por investigadores da educação superior no Peru e na América Latina, existem dificuldades estruturais no acesso ao ensino superior de qualidade por parte de grupos vulneráveis (pobres, minorias étnicas, grupos urbanos marginalizados, etc.). Ao mesmo tempo que se observam problemas de permanência desses estudantes em resultado da discriminação de contextos institucionais. O projeto intitulado “Quadro do Programa Interuniversitário para a equidade e a coesão social das instituições de ensino superior na América Latina” (RIAIPE3, 2011-2013), de que faz parte a Universidad Nacional Agraria La Molina, no Peru (UNALM), representa um meio interinstitucional que, entre outros fins, visa: “criar e implementar um programa para promover políticas e práticas em instituições de ensino superior na América Latina, que propiciem a equidade em populações vulneráveis e considere como focos: a exclusão, o acesso, a permanência no ensino superior de populações vulneráveis (população rural, indígenas, marginalizados urbanos, etc.) “. É no âmbito deste projecto que realizámos o presente estudo. Esta investigação apresenta uma primeira exploração da problemática da inclusão social numa universidade pública nacional do Perú, a Universidad Nacional Agraria La Molina, no início da segunda década do século XXI, a partir de informações de fontes secundárias e auto-geradas mediante uma pesquisa a estudantes de graduação de dois grupos específicos no segundo semestre de 2011: estudantes que ingressaram no ensino superior e estudantes que concluíram o curso.