Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 24 (2013) por autor "Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Cidade do México, 1984"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item La crítica de la pedagogía domesticante : un dialogo con Paulo Freire(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Cidade do México, 1984; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs extratos de texto que seguem foram extraídos de uma edição facsimilada, em castelhano, que resultou das transcrições dos debates realizados nas dependências da Universidad Nacional Autónoma de México e que reuniu diversos intelectuais desta Instituição para um diálogo com o educador Paulo Regus Neves Freire. Tratava-se de um trabalho preparado para publicação pela Editora Siglo XXI, mas que não ocorreu. Tempos depois, em 1994, a tradução desses mesmos debates para a língua inglesa foi realizada por Peter McLaren e publicada pela State University of New York. Na ocasião, Freire foi inquirido e debateu com professores pertencentes aos diversos institutos acadêmicos daquela instituição mexicana. O debate percorreu os temas mais diversos referidos à educação superior, bem como demarcou a potência da visão educativa de Freire e a consistência político-pedagógica de seus conceitos e de sua concepção de educação. Trata-se de um dos poucos textos em que o patrono da educação brasileira teve a oportunidade de aplicar suas ideias ao contexto universitário. Este documento histórico tem animado pesquisadores de diversos países a promoverem pesquisas, estudos e debates que têm a perspectiva freiriana como mote principal.