FCAATI - Teses de Doutoramento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCAATI - Teses de Doutoramento por autor "Pinto, José Gomes, orient."
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Catarse coletiva ou a comunidade em pira: o Enterro do Rico Irmão na aldeia do Touro(2019) Lourosa, Rui Sérgio de Sousa Cândido; Pinto, José Gomes, orient.O ritual Enterro do Rico Irmão tem lugar na terça feira de Carnaval na Aldeia do Touro, em plena Serra da Nave no centro-norte de Portugal e funciona como pivot desta investigação que aqui se materializa: é objeto de trabalho teórico e prático e é matéria-prima para a produção e reflexão no domínio do artístico. - Para tal, é produzida descrição, análise e reflexão acerca deste ritual, a partir de trabalho de campo e de revisão bibliográfica, possibilitando o seu contraste com os rituais aproximados e com os rituais de sacrifício e permitindo, assim, entretecer uma linhagem e um diálogo destas práticas através dos tempos. Há também, neste trabalho desenvolvido, o desejo de entender e demonstrar uma forma de catarse da comunidade que se efetua nestes rituais e que pauta, gravando a fogo as ruas da Aldeia do Touro, a noite de Terça-feira de Carnaval a cada ano. A partir deste entendimento e diálogo com o ritual, nele próprio e na sua investigação, bem como numa revisão do estado da arte, cria-se o envolvimento e a esteira para uma produção artística, a partir do fotográfico. Nesta produção cria-se, também, uma investigação e experimentação acerca dos meios usados, no trabalho de campo, no atelier e na consecução da obra expositivamente em formato instalação. Enquanto resultado, todo o trabalho de desenvolvimento artístico se transforma num contínuo diálogo entre todos os momentos da investigação, permitindo aferir conclusões teóricas e operativas acerca de todos os estudos e processos envolvidos.Item O retrato fotográfico : media e arte(2020) Alves, António José de Jesus Martins; Pinto, José Gomes, orient.Propomo-nos elaborar uma investigação de âmbito teórico que se centra na relação entre o Retrato, os novos media e as diversas representações visuais da identidade na contemporaneidade, com particular enfoque no retrato fotográfico. Este estudo foi realizado no quadro de uma exploração da dicotomia objectividade-ficção, incidindo no desenvolvimento dos vários media ao longo da história do Retrato, da pintura à fotografia, concluindo com os novos media digitais.