Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.11 n.º1 (2014)
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Percorrer Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.11 n.º1 (2014) por autor "Abreu, Marta"
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Item Promoção da atividade física através de videojogos baseados em modelos de autorregulação comportamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Abreu, Marta; Neves, Inês; Silva, J.; Santos, O.; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeA atividade física é uma componente essencial de um estilo de vida promotor de saúde e com potencial de prevenção para diversas doenças crónicas. Apesar desta evidência, é sabido que as gerações mais novas investem muito tempo em atividades sedentárias, como o visionamento de televisão, a prática de videojogos ou a leitura, com potencial aumento de prevalência de comportamentos sedentários na vida adulta. Estes comportamentos têm sido identificados como fatores de perturbação no balanço entre aporte e dispêndio energético, contribuindo para o aumento da prevalência do excesso de peso e da obesidade e, mais a jusante, da prevalência de doenças cardiovascular e oncológica (entre outras). A emergência dos exergames (videojogos que implicam atividade física, de ligeira a intensa) e de jogos cuja narrativa permita a alteração de crenças patogénicas, contraria o efeito potencial de risco dos videojogos, ao combinar o contexto lúdico dos videojogos à atividade física. Com base em contributos teóricos e empíricos da psicologia da saúde, e recorrendo às potencialidades informáticas aplicáveis aos videojogos tradicionais e aos exergames, fundamentam-se neste artigo alguns princípios salutogénicos de uma nova geração de videojogos, em que o virtual e o real se conjugam, na promoção de padrões comportamentais salutogénicos, nomeadamente através de maior gasto energético.