Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Sistemas de Comunicação Multimédia por autor "Rodrigues, Timóteo de Almeida"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item LUSÓFONA-PROF MOBILE: Aplicação móvel de apoio aos docentes da Universidade Lusófona(2016) Rodrigues, Timóteo de Almeida; Quico, Célia, orient.Esta dissertação desenvolve-se em torno da problemática associada aos processos administrativos digitais inerentes à atividade de docência. Com esta investigação procura-se dar uma resposta sólida no sentido de coadjuvar os atores envolvidos nestes processos. A questão matriz que norteou todo o projeto é entender em que medida se poderia simplificar procedimentos digitais rotineiros, presentes no quotidiano dos docentes de Instituições do Ensino Superior. Os objetivos centrais presentes na dissertação são, em primeiro lugar estudar de forma holística os processos administrativos digitais e os seus agentes. Em segundo lugar, explorar os diferentes ângulos disponíveis, nas disciplinas inerentes ao design, de utilidade para este projeto. Por fim, este projeto constitui-se também como uma proposta de resposta às indagações presentes, na forma de uma aplicação móvel nativa. É, desta forma, com estes objetivos em mente, que se trilhou esta investigação. Recorreu-se, neste sentido, a uma pluralidade de fontes de informação, tais como a revisão de literatura de diversas áreas do design, conversas informais com pares e a própria experiência do autor desta dissertação. Ademais, recorreu-se ao uso da metodologia qualitativa, cuja fonte primeira foi o corpo docente, sob a forma de entrevistas semiestruturadas, utilizou-se ainda, inquéritos por questionário por forma a recolher de forma mais diretiva e estruturada, informação relevante para a concepção da aplicação. No epílogo desta dissertação, deixam-se propostas de acompanhamento e desenvolvimentos futuros da aplicação móvel, que se acredita serem pertinentes, para a paulatina simplificação das tarefas digitais do corpo docente.