Revista Lusófona de Educação n.º 09 (2007)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 09 (2007) por autor "Granjo, Paulo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aprendendo o perigo e a ser um de nós : integração profissional na indústria de refinação(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Granjo, Paulo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPartindo da observação participante da laboração na refinaria de Sines, este artigo expõe a forma como os trabalhadores aprendem e apropriam o perigo laboral, através de um processo auto-organizado de “participação periférica legítima”, e discute as capacidades e potencialidades que os conhecimentos e as noções nele reproduzidos apresentam para a gestão do perigo tecnológico – no contexto estudado e num âmbito mais geral. O equacionamento desta questão torna-se legítimo e necessário pelo facto de o processo de aprendizagem e integração profissional que foi observado ter efeitos directos sobre a percepção da ameaça (reproduzindo uma visão não probabilística do perigo conducente a atitudes baseadas no “princípio da precaução”), na limitação dos perigos decorrentes da tecnologia manipulada e na neutralização de factores sociais que os potenciam.